Veja as linguagens de programação mais usadas em 2022

Veja as linguagens de programação mais usadas em 2022
Imagem: Divulgação / Unsplash

JavaScript e Python permaneceram mais populares, enquanto HCL, Rust, e Typescript aumentaram em uso, de acordo com o GitHub

Em um mundo moderno cada vez mais dependente de plataformas digitais, profissionais de programação estão vendo crescer sua demanda e, com ela, a variedade de particularidades de cada projeto. Em 2022, GitHub viu mais de 20 milhões de novas pessoas juntarem-se à plataforma, alcançando agora 100 milhões de pessoas desenvolvedoras em todo o mundo. O Brasil está entre os países com maior crescimento na plataforma e registrou quase um milhão de novas pessoas desenvolvedoras no último ano, ou seja, uma em cada 10 dessas que se juntaram ao GitHub em 2022 é brasileira.

Todas essas pessoas estão contribuindo em milhões de projetos open source usando diferentes linguagens de programação. Para entender melhor as preferências de quem usa a plataforma e as novas tendências, o relatório Octoverse 2022 do GitHub classificou as principais linguagens de programação do mundo e as que mais crescem.  

Veja as linguagens de programação mais usadas em 2022
Imagem: Divulgação / GitHub

 

Em 2022, o JavaScript permaneceu como a linguagem mais usada pelo oitavo ano consecutivo. Mantendo-se estável em segundo e terceiro lugares vieram Python e Java, enquanto Typescript e C# completaram o ranking das cinco principais linguagens de programação.

As linguagens que crescem mais rápido

Além das linguagens mais utilizadas, o ranking do GitHub também identificou as linguagens de programação que estão crescendo mais rápido. A primeira nesta lista é a Hashicorp Configuration Language (HCL), que cresceu 56% no ano passado, seguida pela Rust com mais de 50% de crescimento em sua comunidade, impulsionado em parte por sua segurança e confiabilidade.

TypeScript (37,8%), Lua (34,2%), e Go (28,3%) vêm em seguida na lista. Segundo Julio Viana, Gerente Regional do GitHub no Brasil, estes crescimentos estão ligados principalmente ao aumento do desenvolvimento de aplicações e ao trabalho baseado em nuvem. “A Lua, que inclusive foi criada por um brasileiro, é muito utilizada em domínios de aplicação e desenvolvimento de jogos, enquanto a Go viu um grande aumento no uso, provavelmente devido a sua facilidade de uso e poderosas funcionalidades no desenvolvimento em nuvem, espaços de scripting e interoperabilidade”, explica ele.

O GitHub listou abaixo as linguagens de programação que continuam mais populares e porquê:

1 – JavaScript
JavaScript é uma linguagem de programação universal e multiplataforma. Sua universalidade a torna especialmente procurada para machine learning (o aprendizado de máquina) e aplicações de inteligência artificial. Ela também permite um rápido tempo de desenvolvimento, fornecendo um loop iterativo para fácil depuração em uma estrutura sólida de desenvolvimento.

2 – Python

Python é uma linguagem de programação de “coleta de lixo” dinamicamente tipificada desenvolvida por Guido van Rossum no final dos anos 80, para substituir a ABC. Python foi projetado para ser facilmente lida por pessoas programadoras e continuou a ver ganhos em seu uso no GitHub, com um aumento de 22,5% em relação ao ano anterior, impulsionado em grande parte pela sua versatilidade em tudo, desde o desenvolvimento até a educação, machine learning e ciência dos dados.

3- Java

Longe de estar morta, a linguagem continuamente popular está atualizada e pronta para o futuro. Java tem estado entre as principais linguagens desde pouco depois de seu lançamento em 1995. Foi originalmente desenvolvida como uma alternativa às linguagens de programação C/C++, e agora é usada principalmente para construir aplicações web, desktop, mobile e embarcadas. Java é propriedade e licenciada através da Oracle, com implementações open source e gratuitas disponíveis.

4- Typescript

TypeScript é uma linguagem de programação de código aberto desenvolvida pela Microsoft e lançada pela primeira vez em 2012. Ela foi projetada para adicionare segurança de tipos ao JavaScript e, ao mesmo tempo, ser o mais próximo possível da sintaxe e semântica do padrão ECMAScript. É um super conjunto sintático da linguagem de programação JavaScript; todo código fonte JavaScript válido também é código-fonte TypeScript válido, mas não vice-versa.

5 – C# 

C# é uma linguagem de programação simples, moderna, orientada a objetos e com recursos de segurança. Suas raízes na família de linguagens C tornam o C# imediatamente familiar aos programadores C, C++, e Java. A facilidade de comunicação e desenvolvimento faz dela uma linguagem de programação importante e relativamente simples de aprender. Pode ser usada de muitas maneiras, desde plataformas web até aplicações desktop e mobile. 

Ranking das 5 linguagens de programação mais usadas e das 5 de mais rápido crescimento em 2022: 

As 5 linguagens mais usadas 

1 – JavaScript 

2 – Python 

3 – Java

4 – Typescript 

As 5 linguagens que crescem mais rápido 

1 – HCL 

2 – Rust 

3 – Typescript 

4 – Lua 

5 – Go

 

Fonte:GitHub

 


Leia também