Linguagens Tech: Como definir a melhor para o negócio?

Imagem: divulgação / Agência Contatto

Veja quais são as quatro principais linguagens de programação utilizadas no mercado atual e o que diferencia cada uma delas

Escolher a linguagem de programação certa pode ser o divisor de águas para o sucesso de uma empresa. Com o avanço tecnológico acelerado, empresas buscam soluções eficientes que impulsionam sua competitividade no mercado. Rust, Go, #C e JavaScript são apenas algumas das opções disponíveis, mas qual delas é a melhor?

Entender a diferença entre linguagens tech é essencial para empresas que buscam inovação e eficiência, por exemplo, Rust e Go. Ambas são modernas, mas servem propósitos distintos. Rust, conhecida por sua segurança e controle, é a escolha perfeita para sistemas onde a confiabilidade é chave. Empresas focadas em segurança e performance, como a Mozilla, que usou a linguagem para desenvolver componentes do navegador Firefox, e a Dropbox, a utiliza para otimizar partes de sua infraestrutura de rede, são exemplos. Além disso, a Microsoft tem explorado Rust para componentes seguros de sistemas. Ou seja, empresas que trabalham em áreas sensíveis com sistemas operacionais de finanças ou até mesmo projetos de grande escala encontram na Rust uma opção.

Go, por outro lado, destaca-se pela simplicidade e rapidez no desenvolvimento de aplicações, especialmente em ambientes de nuvem. Criada pelo Google, a linguagem é adotada pelo aplicativo de transporte Uber para algumas de suas ferramentas de microsserviços. Atualmente, é a mais adotada em startups. 

Já a linguagem de programação C# é muito popular, especialmente em empresas e na indústria de desenvolvimento de jogos, sendo essencial para empresas que buscam construir aplicativos para desktop, jogos, aplicativos móveis e até mesmo soluções corporativas. O C# é conhecido por sua facilidade de uso e sua integração com a plataforma .NET da Microsoft – sua criadora. 

Por fim temos o JavaScript que domina o desenvolvimento web, utilizado por grandes empresas de tecnologia como LinkedIn, Netflix e Spotify, usam a linguagem Java para gerenciar suas infraestruturas de back-end devido à robustez e escalabilidade. Por ser leve e versátil, permite criar simples páginas até complexas aplicações web interativas. Um exemplo é o X – antigo twitter, que migrou partes de sua infraestrutura para a linguagem Java e melhorou sua performance.

Para Marco Gabriel, sócio-fundador da Refatorando, plataforma de ensino à distância para profissionais de TI, cada linguagem tech tem o seu espaço e valor dentro do ecossistema de desenvolvimento de software. “Escolher a linguagem certa pode significar a diferença entre um projeto bem-sucedido e um desafio constante. Para negócios que buscam inovação e eficiência, compreender essas diferenças não é apenas útil; é essencial”, comenta.

Diferencial de cada linguagem:

GO:

  • É rápido e fácil de aprender.
  • Ótimo para desenvolver aplicativos na nuvem.
  • Boa escolha para sistemas que precisam ser construídos rapidamente e escalonados facilmente.
  • Preferida por startups

Rust:

  • É conhecida pela sua segurança e controle.
  • Ideal para sistemas onde a confiabilidade é muito importante, como em sistemas de segurança financeiro ou de controle crítico.
  • Pode ser um pouco mais desafiador de aprender, mas oferece garantias de segurança.

JavaScript:

  • Dominante no desenvolvimento web.
  • Leve e versátil, pode ser usado para criar desde simples páginas até complexas aplicações web interativas.
  • Essencial para empresas que querem criar plataformas online.

C#:

  • Popular na programação de software para Windows.
  • Amplamente utilizado para desenvolver aplicativos de desktop, jogos e aplicativos móveis.
  • Possui uma ampla comunidade de suporte e é fácil de integrar com outras tecnologias Microsoft.


Leia também