Dicas para montar um estúdio de rádio online

Por: Colaborador externo 11 Out 2019 Internet 0 574

Aprenda a usar o Spreaker, uma das ferramentas mais fáceis de edição online de áudio! 

Pense num software bom, num trecho de música animada para fazer um jingle, alguns efeitos sonoros para marcar falas e, no meio disso tudo, basta ter alguém fazendo a locução sobre algum tema – que pode ser você mesmo. Está feito o início de seu programa de rádio online!

E para produzir um podcast ou programa, não levará mais do que cinco minutos para deixar tudo bem organizado, além do que, com o uso do aplicativo do momento, o Spreaker, você não se gasta nem um centavo!

Parece impossível, não é mesmo?! Mas isso é real! Afinal, a tecnologia no mundo radiofônico está a serviço de toda pessoa que deseja criar algum tipo de conteúdo desde seu computador ou smartphone sem sair de casa! Quer saber mais sobre isso? Então acompanhe nossas dicas! 

Dica #1 – O que você precisa ter pra montar seu estúdio de rádio

Se você deseja criar um rádio da Web usando um serviço online gratuito que permite criar uma rádio online gratuita, gravar programas, executar transmissões ao vivo e gerenciar livremente uma programação como radiodifusor, você precisará de muito pouco: basta apenas uma conexão com a internet, um computador com microfone e um software de edição. 

Dica #2 – Tenha um software completo de edição 

Existem vários softwares disponíveis na internet para criar uma rádio online, que pode ser incorporada em quaisquer padrões de imóveis no Rio de Janeiro e qualquer outra cidade brasileira, indiferentemente do espaço disponível. O Spreaker é um exemplo deles, sendo bastante utilizado por quem deseja criar seu próprio programa de rádio, pois desfruta de um vasto arquivo de músicas e jingles para serem livremente inseridos nos programas e não precisa de conhecimento técnico para ser usado.

É, portanto, uma das melhores soluções também por causa de sua interface de usuário intuitiva. O primeiro passo que você precisa executar é conectar-se ao site da Internet do Spreaker e clicar no botão “Registrar”, localizado no canto superior direito.

Na página que se abre, preencha o formulário com seus dados, indicando, nos respectivos campos de texto, seu nome, seu endereço de e-mail e a senha a ser usada para o registro. Em seguida, pressione o botão “Eu não sou um robô” para passar na verificação captcha e pressione o botão “Registrar” para criar uma conta gratuita no site.

Como alternativa, você pode se registrar mais rapidamente no site da Spreaker clicando nos botões do Facebook ou Twitter , criando sua conta através de uma das duas redes sociais mencionadas. Feito isso, vá para a caixa de entrada de e-mail e clique no botão contido no e-mail recebido do Spreaker para confirmar a criação da sua conta.

Neste ponto, se você deseja começar a criar seu programa de rádio imediatamente, tudo o que você precisa fazer é clicar no botão “Criar” (canto superior direito) e escolher uma das opções disponíveis. De fato, você pode ver diferentes soluções na tela relacionadas à criação ou importação de um podcast na plataforma. Essas opções são muito importantes, pois ajudarão você a começar a produzir seus programas de rádio.

Dica #3 – Importe e exporte em formato online

Se você já possui uma Web Radio e deseja importá-la, basta pressionar o botão “Importar” na caixa Importador de RSS. Existem outras alternativas, incluindo a capacidade de fazer upload de um arquivo gravado anteriormente (botão Carregar), ou você pode usar a ferramenta Console com base na Web pressionando o botão “Registrar”.

Você também pode usar o aplicativo Spreaker para Android e iOS; nesse caso, pressione o botão “Download” e também poderá encontrar o link para baixar o aplicativo Spreaker para computadores Windows.

Lembre-se de que, se você optou por usar a ferramenta Console com base na Web, precisará preencher o formulário proposto, digitando o título do episódio e indicando suas tags de referência (máximo de 5).

Em seguida, indique o nome do programa pressionando o botão “Novo”: você poderá atribuir um título, enviar uma imagem e selecionar o idioma do podcast que está prestes a criar. Uma vez feito isso, você precisará pressionar o botão “Avançar” e poderá visualizar a ferramenta de gravação chamada DJ Console na tela.

Obviamente, leve em consideração que, se for solicitado, você deverá garantir que o Spreaker obtenha as permissões para acessar o microfone e qualquer ferramenta de gravação usada.

Dica #4 – Como começar a gravar seu programa

Para gravar um programa de rádio, no mínimo, você precisa usar um microfone conectado ao seu PC e muita criatividade em relação ao conteúdo para falar. Caso você precise autorizar o console do DJ a interagir com seu microfone ou outros dispositivos conectados, clique no botão “Configurações” (ele tem um símbolo de uma engrenagem).

Neste momento, você está pronto para gravar seu programa, clicando no botão vermelho da seção “Gravador”. Para adicionar músicas, jingles e loops ao programa, clique no botão “Adicionar” (canto superior direito) e, na janela que se abre, use a guia “Explorar” para procurar todo o conteúdo disponível.

Em seguida, clique primeiro no nome do artista, depois no do álbum que contém a música que você deseja inserir no seu programa e clique em “Adicionar” para adicionar a música (ou toque) à sua gravação. Quando você tiver selecionado todas as faixas que deseja incluir no seu programa, clique no botão “Fechar” (canto superior direito) e arraste o conteúdo da Playist (à direita) nas duas seções do deck, que estão no centro do console do DJ, para que você tenha disponível as músicas ou jingles que você pretende usar primeiro.

Para iniciar ou parar as faixas e ajustar o volume, tudo o que você precisa fazer é usar os botões e a barra de ajuste abaixo das duas caixas onde você as arrastou.

Dica #5 – Como finalizar e publicar seu programa online de rádio 

Quando você concluir a gravação do seu programa de rádio, basta clicar no botão “Parar” na caixa “Gravador” e, em seguida, clicar no botão “Sim Publicar” para publicar seu podcast.

Obviamente, isso não deve ser feito quando você grava um programa ao vivo, uma vez que ele acaba sendo transmitido automaticamente. Obviamente, para alcançar mais ouvintes, você pode compartilhar seu programa de rádio nas principais redes sociais diretamente de qualquer quarto no Rio de Janeiro que tenha sido transformado em um estúdio de rádio online.

Lembre-se, no entanto, de que alguns recursos avançados dessa ferramenta de registro de rádio na Web estão disponíveis apenas para usuários que se inscreveram para uma versão paga, que não é muito exorbitante e vale muito a pena se, depois de você experimentar esse aplicativo, conseguir se familiarizar bem com ele e tiver o desejo de dar prosseguimento à sua rádio online!

Agora que você conheceu estas incríveis dicas para criar seu próprio estúdio de rádio online, usando apenas seu computador com microfone e o software Spreaker, não perca mais tempo e aventure-se nessa incrível possibilidade que a tecnologia oferece! Aproveite e convide amigos para fazerem parte deste projeto, compartilhe este post em suas redes sociais! smile


Leia também


    Nenhum comentário no momento

    Comentar

    *O seu e-mail não será mostrado no comentário

Siga-nos!

Publicidade

Newsletter

Receba alertas de novos posts em sua caixa de e-mail!

Publicidade

© 2015 - 2019 - FalandoTech.com - Todos os Direitos Reservados

Movido com muito café em Campos dos Goytacazes/RJ