Opera disponibiliza Aria sem a necessidade de criar conta de usuário

A Opera liberou o acesso à IA Aria em seu navegador para todos, agora sem necessidade de conta

IA Opera
Imagem: divulgação / Opera

Nova infraestrutura permite que a empresa forneça à sua base de usuários os avanços mais recentes em IA de forma econômica e sustentável

A Opera anunciou na última semana que a IA integrada do seu navegador, a Aria, agora está disponível para todos os usuários, sem a necessidade de criar uma conta. Anteriormente, os usuários precisavam fazer login em suas contas para acessar os recursos da ferramenta.

De acordo com Krystian Kolondra, EVP de Navegadores e Jogos da Opera, essa mudança fará o grande público experimentar todo o potencial da Aria. “Acreditamos que nossa inteligência artificial deve estar disponível para que todos usufruem de seus benefícios, como a Geração de Imagens, Compreensão de Imagens, modo Contexto de Página e muito mais”, disse Kolondra.

A IA nativa da empresa norueguesa agora pode ser acessada sem conta no Opera One, Opera GX e Opera para Android Beta. Nas próximas semanas, também estará disponível no Opera para Android e iOS.

Recursos inovadores para IA no navegador

Desde a introdução da Aria em 2023, o browser norueguês aprimora e inova seus recursos para melhorar a experiência do usuário. A empresa percebeu rapidamente que os modelos de linguagem (LLMs) têm grande potencial para ajudar as pessoas em suas atividades diárias de navegação e criou o programa “AI Feature Drops”, com mais de 50 modelos diferentes – como a Llama, da Meta, e a Gemma, de Google – para testar funcionalidades na versão Developer dos navegadores Opera.

Os “AI Feature Drops” permitem que a Opera experimente recursos como o Geração de Imagens, Compreensão de Imagens, modo Contexto de Página e Links para fontes, que até já foram integrados na versão principal do Opera One e estão disponíveis para todos os usuários.

A inteligência artificial nativa utiliza o motor AI Composer da empresa, que seleciona o modelo mais adequado (GPT ou Gemini) para lidar com as consultas dos usuários. A companhia também investiu em um cluster de dados de IA alimentado por energia verde na Islândia, classificado como um dos 100 supercomputadores mais poderosos do mundo, para apoiar seus projetos focados na tecnologia.

Essa infraestrutura permite que a Opera forneça à sua base de usuários os avanços mais recentes em IA de forma econômica e sustentável.

Para baixar o Opera One, clique neste link.

*Fonte: Opera


Leia também