Fundador da Campus Party lança livro sobre a revolução tecnológica e o futuro da economia digital

Francesco Farruggia
Imagem:

Uma análise ágil e descomplicada sobre a revolução tecnológica, o futuro e os dilemas da economia digital

“A tecnologia digital não se ensina, se disponibiliza”. A conclusão do empresário italiano Francesco Farruggia, fundador e presidente da Campus Party, é resultado de décadas de imersão em ambientes de experimentação tecnológica e sintetiza a missão do festival global de disponibilizar ferramentas e ambientes propícios para o desenvolvimento de soluções digitais feitas por e para jovens. Essas e outras ideias, estão na obra de estreia do empresário, Feel the future, que traz um mosaico de provocações e pílulas de reflexão sobre os principais efeitos da revolução tecnológica na sociedade.

Com uma linguagem ágil e bem-humorada, o autor organiza os sentidos do leitor para o futuro e os dilemas da economia digital. Na primeira parte do livro, entendemos como a revolução digital impactou – e continuará impactando – os mais variados campos da vida humana. O problema, diz ele, ao abordar como a escalada da tecnologia afeta as finanças, o trabalho, os transportes, as energias, a saúde, a justiça e a educação, “não é apenas tecnológico, mas diz respeito a reinventar nosso modo de viver e conviver“.

Na segunda parte, Francesco dá ao leitor as chaves para decifrar as grandes disrupções da atualidade. Trata-se de um livro para curiosos de todas as idades, que traduz temas como cidades inteligentes, blockchain, computadores quânticos, internet das coisas, impactos do 5G e 6G, NFTs, metaverso, segurança digital, inteligência artificial, e discute o uso de conceitos como inovação e disrupção. O autor convida o leitor a pensar e, principalmente, abrir os seus sentidos para o futuro que se aproxima em progressão geométrica, atitude imprescindível para organizar as vidas das pessoas e empresas nos próximos 5, 10 ou 20 anos.

Fruto das reflexões de um cidadão global, Feel the future foi escrito em castelhano/espanhol, e dessa língua foi traduzido para o português, idioma escolhido para a edição original da obra. Os capítulos vêm acompanhados de ilustrações de Rafael Campos Rocha. A obra impressa e o e-book chegam às livrarias digitais em novembro/dezembro.

“Não estamos em uma era de mudanças, estamos em uma mudança de era”, afirma o autor. Então, como preparar o cérebro humano para absorver o novo paradigma e projetar futuros inimagináveis? Na expectativa de encontrar novas respostas para essa pergunta, Farruggia vem ministrando, desde 2018, a conferência homônima “Feel the future” em diversas universidades e empresas brasileiras. Em 2023, após o hiato pandêmico, a experiência será retomada junto com uma série de eventos de lançamento do livro por todo o país.

Trecho da orelha

“Todos sabemos – ou sentimos – que a tecnologia, a ciência e a inovação imprimem, de maneira cada vez mais acelerada, mudanças profundas em nossas vidas. À luz dessas inquietações, temos prazer em bancar os futurologistas em mesas de bar e grupos de whatsapp e arriscar as mais diversas teorias. Mas a verdade é que a grande maioria de nós sabe muito pouco sobre o futuro que nos aguarda e as tecnologias que vão promover – ou já promovem – tais transformações.

Em Feel The Future, Francesco Farruggia nos convida a observar tais fenômenos de um ponto de vista privilegiado: se, por um lado, nosso cicerone acumula mais de uma década na organização e gestão do mais importante evento de tecnologia e cultura geek do mundo, por outro, Francesco também oferece a sagacidade de um experiente empreendedor do mundo analógico. É desse lugar que somos instigados a conhecer, de maneira descomplicada e com linguagem acessível, o que está por vir.” – Clayton Quandt Dick, empreendedor na área de educação e tecnologia. 

Livro Feel The Future - Francesco Farruggia 

Sobre o autor

Empresário com larga experiência no ramo de marketing estratégico para meios de comunicação, consumo de massa e para políticos, Francesco Farruggia é sócio-fundador e presidente da Campus Party, maior experiência tecnológica do mundo, que desde 1997 reúne jovens geeks em um festival de criatividade, ciência, empreendedorismo e entretenimento digital. É também um dos idealizadores do projeto Include, iniciativa do Instituto Campus Party, que tem como objetivo a inclusão digital e tecnológica de jovens em estado de vulnerabilidade social.

Foi consultor na campanha do presidente italiano Matteo Renzi. Colaborou com o escritor Gabriel Garcia Marquez na produtora de cinema Amaranta e na fundação da Escola de Cinema Latinoamericana em Havana, Cuba. É sócio-fundador, junto ao ex-vice presidente dos Estados Unidos, Al Gore, da Futura Estudios, empresa voltada ao estudo da estrutura da sociedade da informação. É anjo e sócio investidor de várias startups digitais.

 

Ficha técnica

Título: Feel The Future
Subtítulo: A revolução digital não tem surpresa, tem surpreendidos
Autor: Francesco Farruggia
Tradução: Yuri Martins
Orelha: Clayton Quandt Dick
Ilustração: Rafael Campos Rocha
Preço: R$ 47,90 impresso | R$ 32,90 e-book
Páginas: 154
Formato: 14 x 21 cm
ISBN: 978-85-8474-310-0 
Ano de publicação: 2022
Editora: e-galáxia
Tags: Campus Party, ciência, futuro, geek, inovação, inteligência artificial, realidade virtual, revolução digital, revolução tecnológica, tecnologia

Onde encontrar

Amazon
Livraria Cultura
Estante Virtual
Kobo
Apple Books
Google Play
Americanas
Magalu
Submarino 

 

*Imagens: Divulgação / Francesco Farruggia / Gabriel Maciel / Campus Party / Foto do livro – Rafaela Barish


Leia também
Ampla abertura: NVIDIA acelera a inferência no Meta Llama 3
Ampla abertura: NVIDIA acelera a inferência no Meta Llama 3

Mais recente grande modelo de linguagem de código aberto da Meta — construído com tecnologia da NVIDIA — é otimizado […]

Gartner anuncia as principais tendências de tecnologia para governos em 2024
Gartner anuncia as principais tendências de tecnologia para governos em 2024

O Gartner apontou as cinco tendências tecnológicas-chave para governos em 2024, que podem direcionar líderes do setor público a prover […]

Web Summit Rio: Brasil e Angola apresentam avanços de parceria tecnológica
Web Summit Rio: Brasil e Angola apresentam avanços de parceria tecnológica

Serpro e Ministério das Finanças da República de Angola firmaram acordo para aprimoramento tecnológico em novembro de 2023. Primeiros resultados […]

Arena Senac RJ terá executivos de big techs no segundo dia de Web Summit Rio
Arena Senac RJ terá executivos de big techs no segundo dia de Web Summit Rio

No primeiro dia do evento, abertura institucional ressaltou a importância do evento para consolidar o Rio de Janeiro como um […]

Para Huawei, demanda pelo 5G é alta e operadoras já percebem retorno financeiro da rede
Para Huawei, demanda pelo 5G é alta e operadoras já percebem retorno financeiro da rede

A monetização do 5G, atualmente, é um dos desafios para ampliar a cobertura no país. O setor segue à espera de uma […]