Vendas globais de smartphones caíram 6,8% no terceiro trimestre de 2021

Smartphone
Imagem:

Análises indicam que mercado de smartphones é um dos mais afetados pela interrupção da cadeia de fornecimento gerada com a escassez de componentes

Segundo uma recente pesquisa do Gartner, Inc., líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas, as vendas globais de smartphones para usuários finais caíram 6,8% no terceiro trimestre de 2021, em comparação com o mesmo período em 2020A escassez de componentes interrompeu os cronogramas de produção, levando a estoques mais baixos e atrasos na disponibilidade de produtos, o que acabou impactando vendas para usuários finais. 

“Apesar da forte demanda do consumidor, as vendas de smartphones diminuíram devido ao atraso no lançamento de produtos, cronograma de entrega mais longo e estoque insuficiente no canal”, diz Anshul GuptaDiretor Sênior de Pesquisa do Gartner. “As restrições de oferta impactaram a programação de produção de smartphones básicos e utilitários muito mais do que smartphones premium.” 

A atual escassez de componentes, como chips de radiofrequência e circuitos integrados de gerenciamento de energia, atrasou a produção de smartphones em todo o mundo. Isso interrompeu o equilíbrio entre oferta e demanda e os usuários finais acabaram tendo que lidar com escolhas limitadas nas lojas. As vendas de smartphones premium continuaram a crescer, embora as vendas gerais de smartphones tenham diminuído no trimestre. 

A Apple recuperou a segunda posição no ranking de vendas para usuários finais e a Xiaomi voltou para a terceira posição no terceiro trimestre de 2021. A Samsung manteve a liderança geral nas vendas de smartphones, embora sua participação de mercado tenha caído 1,9% na comparação ano a ano. Mesmo com o declínio geral, a Samsung experimentou um crescimento de seus smartphones premium, liderado pela forte demanda por smartphones dobráveis. Os fornecedores de smartphones chineses Xiaomi, Vivo e OPPO aumentaram sua participação de mercado em 1%, 2,4% e 1,7%, respectivamente, ano a ano. 

Ranking global de vendas de smartphones para usuários finais por fabricantes no segundo trimestre de 2021 (em milhões de unidades) 

Ranking global de vendas de smartphones para usuário finais por fabricante

 Devido a arredondamentos, alguns números podem não somar aos totais apresentados. 

Fonte: Gartner (Novembro de 2021)  

A Apple continuou a experimentar uma forte demanda por iPhones, gerada principalmente em função da atualização de recursos. Neste cenário, o novo sensor biônico A15, o aprimoramento da vida útil da bateria e otimização do sensor da câmera para fotografia aprimorada são os principais recursos que impulsionaram as atualizações e a procura pelo iPhone. A Apple continua a renovar seu canal online e posicionar programas de troca para acelerar a demanda por seus iPhones 5G. 

A forte estratégia liderada por canais de vendas digitais da Xiaomi, para expansão de mercado na Europa e no Oriente Médio, e a parceria com fornecedores de serviços de comunicação (CSPs) nessas regiões ajudaram a empresa a aumentar sua participação no mercado global de smartphones no terceiro trimestre de 2021. 

A Vivo registrou o maior crescimento ano a ano (20,9%) entre os cinco maiores fornecedores globais de smartphones no terceiro trimestre de 2021. A empresa lançou 13 novos smartphones no trimestre para tentar ganhar vantagem ao entrar em novos mercados, incluindo Europa e o Oriente Médio, junto com a adição de novos varejistas off-line e lojas de experiência à sua estratégia.  

 

*Imagem: Pexels

 


Leia também
Motorola anuncia Gorilla Glass em todo seu portfólio de smartphones
Motorola anuncia Gorilla Glass em todo seu portfólio de smartphones

Seguindo a estratégia de democratizar o melhor da tecnologia em todas as suas famílias, a Motorola anuncia que todo o portfólio de […]

Motorola razr 40 ultra e modo Cabine de Fotos: composição de imagens com diversão garantida
Motorola razr 40 ultra e modo Cabine de Fotos: composição de imagens com diversão garantida

Funcionalidade permite tirar quatro poses diferentes, reunidas automaticamente em uma mesma foto O motorola razr 40 ultra, dobrável ultra moderno que […]

Veja 4 dicas importantes para não errar na compra de um smartphone seminovo
Veja 4 dicas importantes para não errar na compra de um smartphone seminovo

Entre os benefícios de adquirir um celular usado, o principal é o valor, pois você pode economizar até 60% do preço de um telefone novo. Essa solução é muito indicada para aqueles que desejam ter um aparelho top de linha a um valor acessível. 

Motorola: torça pelo Brasil de Moto G novo
Motorola: torça pelo Brasil de Moto G novo

Para que você não perca nenhum detalhe do que rolará nos gramados, a Motorola escalou a linha moto g, equipada com telas de altíssima qualidade, áudio imersivo e bateria de longa duração.

Vendas globais de smartphones cresceram 6% em 2021, estima o Gartner
Vendas globais de smartphones cresceram 6% em 2021, estima o Gartner

A pesquisa indica a recuperação do mercado, após o declínio de 12,5% registrado em 2020, quando as vendas de smartphones foram diretamente impactadas pela pandemia de COVID-19.