Queda no mercado global de smartphones no terceiro trimestre de 2019

iPhone
Imagem:

As vendas globais de smartphones para usuários finais registraram queda no terceiro trimestre de 2019, com diminuição de 0,4% em relação ao mesmo período de 2018. A demanda permaneceu fraca, com os consumidores tentando obter o máximo valor de seus investimentos.

“Para a maioria dos usuários de smartphones, o desejo agora é ter o smartphone mais barato. O cliente deste tipo de aparelho está optando por celulares de médio porte, em detrimento aos similares de alto nível porque eles oferecem uma melhor relação custo-benefício”, afirma Anshul Gupta, Diretor Sênior de Pesquisa do Gartner. “Além disso, enquanto aguardam o aumento da cobertura da rede 5G para novos países, os clientes de smartphones estão adiando suas decisões de compra para 2020”.

Essa mudança levou marcas como Samsung, Huawei, Xiaomi, OPPO e Vivo a fortalecerem seus portfólios de entrada e seus modelos intermediários. Essa estratégia ajudou a Huawei, Samsung e OPPO a crescerem no terceiro trimestre de 2019. Por outro lado, a Apple registrou  declínio de dois dígitos nas vendas.

Tabela 1 – Vendas mundiais de smartphones por fabricante no Terceiro Trimestre – 3Q19 e 3Q18

(Em milhões de unidades)

Fabricante

Unidades no

3Q19

Market Share no 3Q19 (%)

Unidades no 3Q18

Market Share no 3Q18 (%)

Samsung

79,056

20,4

73,360

18,9

Huawei

65,822

17,0

52,218

13,4

Apple

40,833

10,5

45,746

11,8

Xiaomi

32,271

8,3

33,219

8,5

OPPO

30,834

8,0

30,563

7,9

Outros

138,659

35,8

153,965

39,6

Total

387,477

100

389,074

100

Devido ao arredondamento, os números podem não corresponder exatamente aos totais mostrados.

Fonte: Gartner (novembro de 2019)

Huawei registra crescimento de dois dígitos nas vendas, em um mercado de smartphones mais lento – A Huawei foi a única dos cinco principais fornecedores mundiais de smartphones a alcançar um crescimento de dois dígitos nas vendas durante o terceiro trimestre de 2019. A empresa vendeu 65,8 milhões de dispositivos, que respondem por um aumento de 26% na comparação deste ano com 2018. O desempenho da Huawei na China foi seu principal impulsionador do crescimento global de vendas de smartphones. Ao todo, a companhia vendeu 40,5 milhões de smartphones na China, aumentando sua participação em quase 15 pontos percentuais no mercado local.

Embora a proibição da Huawei de acessar as principais tecnologias dos Estados Unidos ainda não tenha sido totalmente implementada, a possível proibição tem trazido impactos negativos à sua marca internacionalmente. No entanto, o forte ecossistema da Huawei na China continuou a mostrar força, registrando crescimento. A situação atual com os Estados Unidos também promoveu o patriotismo entre os parceiros da Huawei na China, atraindo empresas que, agora, estão mais interessadas em promover os smartphones da marca no ambiente chinês em um movimento que dificulta a atuação da concorrência. O investimento da Huawei em submarcas (Honor e Nova), em operações multicanais (on-line e varejo) e no desenvolvimento de redes 5G e de outras inovações tecnológicas formam a base do seu sucesso na China.

A Samsung manteve a posição número 1 em todo o mundo no terceiro trimestre de 2019, aumentando suas vendas de smartphones em 7,8% na comparação anual. “A agressiva reformulação de portfólio da Samsung, com foco nos segmentos de entrada e, também, em dispositivos intermediário, fortaleceu sua posição competitiva”, diz o analista do Gartner.

As vendas do iPhone da Apple continuaram caindo no terceiro trimestre de 2019. A Apple vendeu 40,8 milhões de iPhones, volume que representa 10,7% menos que as unidades comercializadas no mesmo período do ano passado. “Embora a Apple tenha continuado suas promoções de vendas e descontos em vários mercados, isso não foi suficiente para estimular a demanda globalmente”, diz Gupta. “Na China, as vendas de iPhones estão relativamente melhorando, no entanto, o declínio de dois dígitos registrado no início do ano tem se mantido. O iPhone 11, 11 Pro e 11 Pro Max tiveram boa adoção inicial, o que sugere que as vendas possam ser positivas nos próximos trimestres.”

Black Friday e Cyber Monday podem estimular vendas de smartphones – Com momentos de aumento de vendas, como a Black Friday e a Cyber Monday, as transações com smartphones provavelmente deverão estimular a demanda dos consumidores no quarto trimestre de 2019. Fornecedores como Google e Samsung estão trabalhando na oferta de promoções agressivas, não apenas para seus smartphones mais antigos, mas também para novos dispositivos, como o Google Pixel 4 e o Samsung Galaxy Note 10.

A concorrência entre os fabricantes de celulares deverá se concentrar cada vez mais em smartphones mais inteligentes. Esses dispositivos fornecerão acesso a conteúdo e a serviços mais personalizados, baseados nas características e nas preferências dos consumidores. “Para oferecer experiências personalizadas e relevantes, os fabricantes precisarão integrar melhor Inteligência Artificial (IA) em seus smartphones e tornar recursos de segurança e de privacidade como aspectos fundamentais para as suas marcas”, diz Roberta Cozza, Diretora Sênior de Pesquisa do Gartner.

Em um momento de inovação limitada, os gerentes de produto devem se concentrar em oferecer recursos atraentes a preços baixos o mais rápido possível. Ao oferecer uma melhor relação custo-benefício, eles podem, como resultado, ajudar a aumentar a demanda dos consumidores finais por novos smartphones. 

 

*Imagem: Pixabay/Jan Vašek


Leia também
Motorola anuncia Gorilla Glass em todo seu portfólio de smartphones
Motorola anuncia Gorilla Glass em todo seu portfólio de smartphones

Seguindo a estratégia de democratizar o melhor da tecnologia em todas as suas famílias, a Motorola anuncia que todo o portfólio de […]

Motorola razr 40 ultra e modo Cabine de Fotos: composição de imagens com diversão garantida
Motorola razr 40 ultra e modo Cabine de Fotos: composição de imagens com diversão garantida

Funcionalidade permite tirar quatro poses diferentes, reunidas automaticamente em uma mesma foto O motorola razr 40 ultra, dobrável ultra moderno que […]

Veja 4 dicas importantes para não errar na compra de um smartphone seminovo
Veja 4 dicas importantes para não errar na compra de um smartphone seminovo

Entre os benefícios de adquirir um celular usado, o principal é o valor, pois você pode economizar até 60% do preço de um telefone novo. Essa solução é muito indicada para aqueles que desejam ter um aparelho top de linha a um valor acessível. 

Motorola: torça pelo Brasil de Moto G novo
Motorola: torça pelo Brasil de Moto G novo

Para que você não perca nenhum detalhe do que rolará nos gramados, a Motorola escalou a linha moto g, equipada com telas de altíssima qualidade, áudio imersivo e bateria de longa duração.

Vendas globais de smartphones cresceram 6% em 2021, estima o Gartner
Vendas globais de smartphones cresceram 6% em 2021, estima o Gartner

A pesquisa indica a recuperação do mercado, após o declínio de 12,5% registrado em 2020, quando as vendas de smartphones foram diretamente impactadas pela pandemia de COVID-19.