7 dicas para preparar o seu negócio para a Semana do Consumidor

Por: Colaborador externo Leitura 5 min 23 Fev, 2022 Negócio 0 476

Essa data é uma boa oportunidade para aumentar os lucros e a autoridade de marca da sua empresa

No dia 15 de março de 1962, John F. Kennedy, então presidente dos Estados Unidos, estabeleceu os principais direitos do consumidor no congresso norte-americano. A data se tornou um marco no calendário estadunidense e começou a ser usada por inúmeros varejistas do país.

Em 1985, a Organização das Nações Unidas (ONU) oficializou a data como o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor. No Brasil, ficou mais conhecida na última década e passou a ser estendida por uma semana inteira.

Empresas on-line e off-line disponibilizam uma série de vantagens para atrair os consumidores, como descontos e condições especiais de pagamento.

Continua após o anúncio

De acordo com o Relatório do Dia do Consumidor 2021, idealizado pela Social Miner em parceria com a Lett — empresas especializadas em dados de comportamento digital —, a semana do consumidor de 2021 (2 a 15 de março) registrou R$ 6,3 bilhões, 85% a mais do que no ano anterior.

Também em relação a 2020, o ticket médio subiu em 4%. Apenas no dia 15, o lucro do setor de e-commerce foi de R$ 592 milhões, o que representa 10% do valor total do mês de março.

Diante desses números, fica fácil perceber que a data é uma grande oportunidade para alavancar as vendas.

A seguir, confira 7 dicas para garantir que o seu negócio esteja preparado para a Semana do Consumidor.

1 – Defina o que será ofertado

Como já dito anteriormente, as empresas utilizam a data para atrair mais clientes ao oferecer algo em troca.

Hoje em dia, uma grande parte dos consumidores já espera por condições diferentes de compra com a chegada de março. Por isso, as marcas sempre buscam superar a si mesmas e a seus concorrentes para garantir os melhores resultados possíveis.

Opte por:

  • Descontos

  • Frete grátis/rápido

  • Cashbacks

  • Brindes

  • Condições atrativas de pagamento (parcelamento sem juros, desconto em pagamentos à vista, etc.)

  • Programas de fidelidade

2 – Faça um planejamento

Assim como a Black Friday, a Semana do Consumidor é uma época bastante atarefada. Assim, é importante que você tenha um planejamento completo para assegurar que tudo vai dar certo.

Defina as datas, programe ações de marketing, oriente o seu time, acerte tudo com possíveis fornecedores e prestadores de serviço, tenha uma equipe preparada para todas as atividades necessárias e um plano de contingência em mãos.

Uma programação bem demarcada certamente vai te ajudar a economizar tempo, estresse e dinheiro.

3 – Cumpra o que foi prometido

Ofereça apenas o que você pode dar. 

Se descontos de 50% forem demais para o seu negócio, reduza-os para 30% ou 20%. A sua promoção é um brinde exclusivo? O estoque tem que dar conta dos pedidos. Anunciou entrega rápida? Tenha certeza que a transportadora vai conseguir se manter dentro do prazo.

Seja qual for a sua oferta, certifique-se de que isso será viável para as condições da sua empresa. Promessas não cumpridas prejudicam a sua credibilidade e, consequentemente, o seu faturamento.

4 – Invista na comunicação

Para que as pessoas saibam das suas novidades e aguardem ansiosas por elas, a sua comunicação deve ser eficiente.

Depois de definir as vantagens da sua Semana do Consumidor, trace um plano de divulgação antecipadamente. Pense em quais plataformas funcionam melhor para a sua empresa — redes sociais, mídia paga, e-mail marketing, material off-line (panfletos, outdoors, publicidade em revistas, TV, rádio), entre outros.

Também considere o formato das peças para cada canal, linguagem utilizada, estilo visual e clareza da mensagem.

5 – Promova uma boa experiência ao usuário

O Relatório do Dia do Consumidor 2021 registrou um aumento considerável de visitas nos e-commerces. No dia 8 de março, os acessos cresceram em 4,72%. No dia 15, pouco mais de 6%.

Esse volume maior de pessoas on-line exige que o site esteja preparado para suprir a demanda e não deixar ninguém na mão.

Considere os seguintes pontos:

  • Acessibilidade

  • Desempenho técnico

  • Estética e intuitividade

  • Responsividade

  • Suporte

Para tudo isso, reúna profissionais de programação, design, UX (User Experience) e atendimento.

No caso de lojas físicas, disponha o ambiente de forma organizada e simples para o trânsito dos clientes, tenha colaboradores o suficiente para atender o público e respeite as normas sanitárias para garantir a saúde de todos.

6 – Organize suas finanças

Controlar o dinheiro durante todo o processo de preparação para a Semana do Consumidor é essencial.

Uma boa maneira de fazer isso é com um software de gestão financeira que seja capaz de registrar as contas a pagar e a receber, emitir notas fiscais, enviar orçamentos, administrar o estoque, arquivar documentos importantes, gerar relatórios personalizados, entre outras funções.

Com isso, toda a questão monetária fica devidamente estruturada e você não tem imprevistos desagradáveis que possam te fazer ficar no prejuízo, além de exibir e registrar os seus resultados de forma clara e sistemática.  

7 – Fidelize seus clientes

Existem diversas formas de trazer os clientes (novos e antigos) para mais perto do seu negócio.

Atendimento eficiente, rapidez na entrega, produtos e serviços de qualidade, boas embalagens, cupons para as próximas compras e políticas eficazes de troca e devolução são alguns exemplos básicos.

Ações pós-venda também podem fazer esse trabalho de fidelização, como pesquisas de satisfação, nutrição com promoções e conteúdos e comunicação humanizada.

Realize as ações que mais façam sentido ao modelo do seu negócio para aumentar as chances de que os seus clientes sempre voltem e te coloquem no topo da lista de empresas que valem a pena. 

*Imagem: Pexels 

 

Compartilhar Deixar um comentário

Leia também


    Nenhum comentário no momento

    Comentar

    *O seu e-mail não será mostrado no comentário

© 2015 - 2022 - FalandoTech.com - Todos os Direitos Reservados

Movido com muito em Campos dos Goytacazes/RJ