Como aplicar o conceito de customer experience no B2B?

Como aplicar o conceito de customer experience no B2B?
Imagem:

Oferecer bons produtos e serviços já não é mais suficiente para conquistar clientes. Em um mundo cada vez mais competitivo, torna-se necessário para as empresas uma mudança de mindset na maneira de fazer negócios. Em vista disso, houve uma grande virada no mercado nos últimos anos e a satisfação do usuário se tornou um guia para nortear as estratégias de negócios. Trata-se da “Era da Experiência do Cliente”, ou seja, a maneira como as marcas contemplam as expectativas e as dores dos clientes determina o sucesso ou fracasso do negócio. 

Tradicionalmente dominante no B2C, o conceito de customer experience tem tudo para avançar no mercado corporativo, que já percebeu as vantagens de colocar o cliente em primeiro lugar em suas estratégias. Mas o caminho ainda é longo. Uma pesquisa da consultoria B2B International, mostra que apenas 14% das empresas B2B estão verdadeiramente centradas em atender às expectativas do público comprador. O levantamento indica que as organizações têm um trabalho árduo pela frente para se tornarem centradas no cliente. 

O grande desafio para a maior parte das companhias é entender que o investimento em CX é fundamental para a diferenciação em um mercado cada vez mais competitivo. Soluções de prateleira (produzidas de forma genérica, em larga escala) têm perdido espaço para experiências customizadas. Na prática, quanto melhor a satisfação do cliente B2B, maior são as chances de continuar a parceria. E fica cada vez mais evidente que o customer experience se torna tão vital para fidelizar clientes B2B do que os requisitos técnicos. 

Mas embora o foco na experiência do cliente não esteja ainda enraizado na cultura das organizações, é possível transformar esse cenário seguindo algumas recomendações. Listamos abaixo os 5 pilares do customer experience que podem ajudar a impulsionar os negócios no segmento B2B à luz do que já acontece no B2C.

Empatia: o público-alvo dos serviços das empresas B2B valoriza os fornecedores que os ajudam a construir soluções encantadoras, que vão além do que é esperado por contrato, para atender suas necessidades e exigências. A empatia é fundamental para ouvir essas dores e necessidades, além de ajudar a criar relacionamentos mais sólidos com os clientes. Lembre-se, qualquer parceria no final sempre se estabelece no H2H (human to human). Num mundo cada vez mais tecnológico, capriche no contato humano para “calçar os sapatos” do seu cliente. 

Experimentação: ouvir os feedbacks dos clientes é o melhor KPI que o gestor pode ter. Por esse motivo, a experimentação se torna crucial para medir o quanto a experiência está sendo positiva ou não para a pessoa que vai comprar o produto ou serviço, pois a ideia é que ela faça parte de todo o processo de construção de uma solução, ou seja, da idealização até a entrega final. 

Colaboração: transforme seu cliente em um colaborador. O grande diferencial de aplicar os conceitos de customer experience no B2B é construir soluções em conjunto com o cliente, dando a ele o papel de protagonista nesse processo. 

Resposta rápida: processos burocráticos não podem prejudicar o escopo de desenvolvimento de um software, por exemplo. Para que esse obstáculo não impacte a experiência do público comprador, deve-se ter respostas rápidas às mudanças. Esse é um fator importante para adaptação veloz às transformações do mercado, especialmente quando falamos do segmento de tecnologia, onde as mudanças são mais intensas e acontecem de forma muito dinâmica.

Engajamento: assim como no B2C, o universo corporativo está redescobrindo o cliente B2B como promotor da sua marca. O engajamento desse público é uma estratégia para motivá-los a interagir e compartilhar feedbacks, gerando uma entrega de alto valor. 

Agora, não adianta colocar essas ações em prática sem metrificá-las. É preciso ter em mente a importância de acompanhar alguns KPIs: pontualidade na entrega, indicadores de percepção e satisfação do cliente, por meio de pesquisas recorrentes, identificar possíveis pontos de melhoria e taxas de retenção de clientes. 

O customer experience no segmento B2B está sendo criado com objetivo de equilibrar as forças entre usuário, tecnologia e negócio. As empresas que conseguirem traçar estratégias com base nessa harmonia terão uma vantagem competitiva e ainda poderão alavancar as receitas. 

Por André Luiz Pires, Product Owner na Atech 

Foto de Thirdman no Pexels 

 


Leia também
Quais são os impactos do SaaS nos negócios?
Quais são os impactos do SaaS nos negócios?

O avanço da tecnologia possibilita um universo de oportunidades para as empresas. E não só para crescer o negócio, mas também para melhorar a reputação a partir de um posicionamento centrado no cliente, com o compromisso de tornar a experiência sempre esp

Sete tendências para se manter relevante entre os consumidores até 2025
Sete tendências para se manter relevante entre os consumidores até 2025

A Adobe Experience Cloud apresenta as tendências mais relevantes que estão mudando o curso e o futuro das companhias na economia da experiência. Entre as principais, destacam-se a economia comportamental, a hiperpersonalização e a ativação de dados em tem

Como preparar o seu site para a alta demanda da Black Friday?
Como preparar o seu site para a alta demanda da Black Friday?

Segundo uma pesquisa do Google encomendada ao Instituto Ipsos, 7 em cada 10 brasileiros pretendem realizar uma compra durante a Black Friday

Black Friday: 4 dicas para preparar seu e-commerce para a data
Black Friday: 4 dicas para preparar seu e-commerce para a data

A Black Friday de 2022 será realizada no dia 25 de novembro e para muitas marcas esse dia pode representar o melhor dia do ano em termos de vendas e alcance da marca. Embora o dia não tenha sido inicialmente destinado a compras online, parece que os consu

Gartner: 4 pilares que impulsionam a inovação tecnológica em organizações de atendimento e suporte a clientes
Gartner: 4 pilares que impulsionam a inovação tecnológica em organizações de atendimento e suporte a clientes

O Gartner analisa que existem quatro pilares que impulsionam a inovação tecnológica nas organizações de serviços de atendimento e suporte a clientes