Negócio

Black Friday: 4 dicas para preparar seu e-commerce para a data

Especialista revela 4 principais fatores para ampliar seus negócios em datas sazonais. Entre eles estão: pop ups com descontos customização de páginas, filtros estratégicos, exit intent pop up e mais

A Black Friday de 2022 será realizada no dia 25 de novembro e para muitas marcas esse dia pode representar o melhor dia do ano em termos de vendas e alcance da marca. Embora o dia não tenha sido inicialmente destinado a compras online, parece que os consumidores estão cada vez mais associando a data com compras online. Em 2021, o faturamento na Black Friday foi de aproximadamente R$5,4 bilhões, através de 7,6 milhões de pedidos, segundo dados da Neotrust.

Continua após o anúncio

Existem dois tipos de compradores na Black Friday: aquele que sabe o que quer e busca a melhor economia, e o outro que fica feliz em pesquisar ofertas e buscar inspiração. Para impulsionar as vendas dos e-commerces nesta data, a Aline Haeckel, general manager da ESHOPPER, ferramenta comparativa de mercado que analisa a jornada de compra online (desktop e mobile), destaca quatro principais dicas para os varejos onlines aplicarem e colherem bons frutos no período. Confira:

  • Banner/Pop up com descontos

Ao entrar em um e-commerce em uma data comemorativa o usuário estará em busca de preços e condições especiais de compra. Logo, “presentear” o cliente com desconto no seu primeiro contato com a loja o incentivará a se inscrever e iniciar a navegação já que sabe que terá produtos em promoção.

Esse banner deve ser estilizado com alguma mensagem de Dia dos Pais, buscando sempre uma navegação personalizada. “É sempre interessante deixar claro para o usuário as vantagens que ele terá ao ceder o email para se inscrever em uma assinatura de Newsletter, ou até mesmo para o cadastro dele no site. Isso aumenta as chances do usuário aderir a inscrição”, comenta Aline.

  • Customização das páginas

Muitos usuários em datas comemorativas confiam no conteúdo da página inicial para interpretar o tipo de site que acessaram, bem como a diversidade de produtos disponíveis e, principalmente, os descontos que encontram no site.

“É preciso chamar atenção do público, despertando o senso de urgência para presentear alguém especial. Portanto, a comunicação com o cliente deve sugerir compras para essa data, informando o cliente de promoções e vantagens desde o início da navegação. Uma boa forma de se comunicar é usando banner na home, tanto com sugestões de produtos para presentear, quanto com condições especiais para a compra, como descontos”, indica a executiva da ESHOPPER. Além disso, é estratégico criar uma categoria do site com todas as ofertas para aquela data. 

  • Filtros estratégicos para Lista de Produtos

A função primordial de um sistema de filtragem na página de lista de produtos (PLP) é fazer com que o usuário encontre produtos de seu desejo com maior facilidade no site. Em datas comemorativas, a maioria dos usuários buscam produtos para presentear e ofertas especiais. 

“Alguns exemplos de filtros que nós da ESHOPPER valorizamos para essas datas são produtos em promoção, categoria de desconto (30%,40%, 50%,...) e entrega rápida”, afirma Aline.

  • Desconto para os clientes saindo do site (exit intent pop up ) 

Uma ferramenta que pode ser explorada por e-commerces para aumentar o engajamento no site e diminuir abandono é a implementação de exit intent pop up. Essa implementação consiste em utilizar pop ups anunciando diferentes tipos de ofertas e descontos para incentivar o usuário a permanecer no site. Normalmente esses pop ups são utilizados quando o site identifica que o cliente está prestes a sair do site. Algumas técnicas específicas dessa ferramenta incluem:

- Foco em diminuição de abandono de carrinho em específico trazendo ofertas instantâneas para o usuário;

- Usar popups na PDP para evitar que o usuário saia do site após navegar somente uma página de produto;

- Usar popups para conseguir o email dos usuários já que eles podem estar dispostos a se inscrever a newsletters para receber novidades sobre novas ofertas e descontos.

“São muitos os aspectos que impactam na jornada de compra do usuário e podem influenciar diretamente nos resultados da sua loja. Nesse momento e de forma geral, é fundamental pensar na operação da loja sempre colocando o cliente no centro, pensando em como atender às necessidades dele e entregar a melhor experiência de compra possível. Isso reflete na satisfação, fideliza os clientes e aumenta a conversão. Por isso é importante sempre estar atento às melhores práticas focadas em quem mais importa: o usuário, completa a General Manager.

A ESHOPPER disponibilizou uma cartilha completa com dicas e mais informações para ajudar o dono de e-commerce. Para ter acesso, clique em https://cadastros.eshopper.global/ebook-black-friday-2022

*Imagem: Pexels


Leia também
Como preparar o seu site para a alta demanda da Black Friday?

Como preparar o seu site para a alta demanda da Black Friday?

Faltando pouco mais de um mês para a Black Friday, principal data comercial para o varejo eletrônico, a KingHost, empresa de...

Gartner: 4 pilares que impulsionam a inovação tecnológica em organizações de atendimento e suporte a clientes

Gartner: 4 pilares que impulsionam a inovação tecnológica em organizações de atendimento e suporte a clientes

O Gartner analisa que existem quatro pilares que impulsionam a inovação tecnológica nas organizações de...

A importância da inteligência de dados e de uma cultura inovadora para o desenvolvimento do setor de marketing

A importância da inteligência de dados e de uma cultura inovadora para o desenvolvimento do setor de marketing

A cada dia novas soluções inovadoras surgem no mercado a fim de conectar pessoas e empresas. Estas ferramentas tornam se essenciais...

Com explosão do omnichannel, Nexcore apresenta novo posicionamento de marca para conectar empresas e consumidores

Com explosão do omnichannel, Nexcore apresenta novo posicionamento de marca para conectar empresas e consumidores

A pandemia mudou a forma como esperamos sermos atendidos e a experiência do usuário saltou para o topo das prioridades das empresas....

Ver mais

Nenhum comentário no momento

Deixe um comentário