Hugo: Aplicativo de acessibilidade para deficientes auditivos

Por: Carlos Lima Leitura 3 min 07 Jul, 2017 Mobile 1 7.858

De acordo com a Hand Talk e segundo Organização Mundial da Saúde, hoje no mundo são mais de 360 milhões de pessoas com deficiência auditiva.  Ainda de acordo com o CENSO 2010 do IBGE, no Brasil, esse número é de quase 10 milhões de pessoas - cerca de 5% da população brasileira. Cerca de 70% dos surdos no Brasil tem dificuldades de compreender o português.  

Por serem alfabetizados em Libras e pelo português ser uma língua basicamente fonética, seu aprendizado se torna mais difícil e demanda escolas bilíngues, ainda bastante deficitárias no país.

Continua após o anúncio

É como se um brasileiro fosse viver na China, sem entender ou ler chinês, não podendo se comunicar com ninguém. Os surdos vivem hoje no Brasil como Estrangeiros na Própria Terra, sem uma identificação com a língua comum, impossibilitados de realizar coisas simples como fazer um pedido em um restaurante ou uma compra pela internet. 

Em 2008 que o Publicitário Ronaldo Tenório, hoje CEO da Hand Talk, teve uma ideia que mudaria não só a sua vida, mas a vida de milhões de surdos pelo país - um projeto de faculdade, que ele idealizou quando percebeu que poderia unir duas de suas paixões, Tecnologia e Comunicação, para resolver um problema global e ajudar milhões de pessoas. A ideia ficou guardada por quatro anos, até que ganhou cara (e corpo!) em 2012, quando ele e mais 2 amigos, e hoje sócios, Carlos Wanderlan (Analista de sistemas) e Thadeu Luz (Arquiteto especialista em 3D), se juntaram para colocar aquela ideia em prática apresentando a solução em um desafio de startups, no qual foram campeões. Assim nascia a Hand Talk e o seu simpático intérprete virtual, o Hugo. 

 

É nesse panorama que surge o Aplicativo Hand Talk, um tradutor de bolso que é usado como um recurso de tradução para Libras, estreitando laços entre surdos e ouvintes. O App conta com a ajuda do Hugo, um intérprete virtual 3D, que traduz texto e voz para a Língua Brasileira de Sinais, que também está presente em uma sessão educativa chamada Hugo Ensina, com uma série de vídeos que ensinam crianças e adultos expressões e sinais em Libras. 

 

Com aproximadamente 1 milhão de downloads, o App é gratuito e está disponível para tablets e smartphones, nos sistemas Android (na Play Store) e iOS (na App Store). Hoje, o Aplicativo é também destaque nas principais lojas de apps do país e, graças a uma parceria com o MEC, também está presente em milhares de tablets da rede pública de ensino, auxiliando na educação de alunos surdos por todo o Brasil. 

O aplicativo também foi ganhador de vários prêmios, dentre eles o de Melhor Aplicativo Social do Mundo em 2013, entregue pela ONU - Organização das Nações Unidas, no prêmio World Summit Mobile Award, em Abu-Dhabi. Na ocasião, a Hand Talk concorreu com cerca de 15.000 aplicativos de mais de 100 países. Além dos prêmios, a startup também contou com ajuda de mentorias e acelerações de várias organizações no Brasil e Estados Unidos, como a Artemisia, o Instituto Quintessa, o Inovativa Brasil e a Launchpad Accelerator - a aceleradora de Startups do Google. 

É ou não é um super aplicativo? É esse tipo de projeto que eu fico orgulhoso em publicar aqui no Falando Tech. Meus parabéns para toda a equipe Hand Talk por ter desenvolvido esse app, muito bacana mesmo.. Mais uma vez, meus parabéns!

Se você quiser saber mais sobre esse grande projeto, acesse www.handtalk.me, e saiba mais! 

E se você curtiu este post, e quer me motivar ainda mais a publicar outros posts como este, peço que acompanhe o blog nas redes sociais; Facebook, Twitter e Instagram

Um forte abraço e até a próxima!


Compartilhar Deixar um comentário

Leia também


Comentar

*O seu e-mail não será mostrado no comentário

© 2015 - 2022 - FalandoTech.com - Todos os Direitos Reservados

Movido com muito em Campos dos Goytacazes/RJ