Internet

Como a transformação digital impactou os e-commerces

A tecnologia demanda que a empresa adote determinados tipos de posturas para que ela se mantenha ativa no mercado. 

Quando o assunto é transformação digital, é tendência a gente achar que se trata de um futuro muito distante ou de roteiros para filmes de ficção científica. Na realidade, esse conceito está mais próximo do que a gente imagina.

O tempo presente sempre será o momento ideal para tratar de assuntos relacionados às novas demandas de mercado. Empresas que almejam visibilidade e reconhecimento precisam estar atentas às oportunidades que não param de surgir.

Um dos setores que mais tem sofrido impacto da transformação digital é o e-commerce. Saiba mais sobre como isso ocorre e de que forma as lojas virtuais direcionam suas atividades diante dessa realidade. 

Continua após o anúncio

A jornada em busca da atualização

Diante de tantas informações e dos processos pelos quais as pessoas têm se relacionado com o meio em que vivem, o grande desafio de gestores de lojas virtuais é manter o negócio atualizado e de acordo com o perfil dos consumidores.

Novidades surgem constantemente e nem sempre conseguimos acompanhar tantas exigências e realidades. No entanto, isso nunca poderá ser desculpa para não promover ações que otimizem os fluxos do e-commerce.

É preciso ter total conhecimento e controle acerca dos valores e dos objetivos do seu negócio. Esses dados servem como diretrizes para a tomada de decisões a curto, médio e longo prazo. 

Impactos significativos que merecem atenção

Uma boa forma de saber criar um caminho assertivo para que seu negócio esteja em consonância com as necessidades dos clientes é ter acesso a informações de como a transformação digital tem afetado no dia a dia das lojas virtuais.

A partir de uma análise clínica desses setores, você conseguirá identificar quais soluções são fundamentais e não devem ser ignoradas pelas empresas que atuam nessa área. 

Iniciando: é preciso entender do que se trata a transformação digital

Para se apropriar de um conceito, é necessário saber o que ele significa. Isso serve para todos os aspectos do seu negócio. No contexto do termo transformação digital, é comum que surjam distintas definições.

Não é preciso se preocupar com terminologias específicas. O que você precisa compreender é que o ambiente corporativo é diretamente impactado pelo desenvolvimento tecnológico. 

Inovação é a palavra de ordem

Se estamos notando uma nova dinâmica em todo meio social, não há possibilidade de manter modelos e processos ultrapassados que regem nossa loja virtual. Se voltarmos nossa atenção para o cenário anterior à democratização da internet, vamos nos deparar com a seguinte situação:

As relações comerciais dependiam exclusivamente da presença concomitante do vendedor e do comprador em um determinado espaço físico, num determinado horário. 

Isso quer dizer que a tecnologia da internet implicou na mudança de atitudes para a ampliação do comércio. A atividade dos e-commerces ampliou a possibilidade de compra e venda e garantiu a expansão da empresa.

Mas não é só isso. Com o surgimento de multicanais, redes sociais e outros tipos de plataformas interativas, a transformação digital para lojas virtuais envolve processos muito mais abrangentes. 

Atendimento integrado

Na atualidade, um dos maiores desafios para quem se dedica ao trabalho no modelo e-e-commerce é o investimento em soluções omnichannel. Os clientes estão em muitas redes físicas e virtuais ao mesmo tempo, e muito próximos em adquirir o produto desejado com apenas um click. 

O cliente quer comprar valores

Diante de um mercado competitivo e cheio de possibilidades, o consumidor se depara com várias versões do mesmo produto. Para fazê-lo adquirir o seu e não o do seu concorrente, é preciso criar estratégias e etapas que o direcionem até a finalização da compra.

Para fazer isso, é importante que sua loja virtual se aproxime dos valores do público-alvo e fale diretamente com ele por meio de recursos intimistas e de sedução. Nesse cenário o marketing de conteúdo deve ser um grande aliado da transformação digital. 

Compras personalizadas

Os serviços on demand têm gerado um consumidor cada vez mais exigente e com necessidades muito particulares. Diante disso, é fundamental que lojas virtuais se atentem para a flexibilidade em atender às suas preferências.

Nesse contexto estão inclusas as opções de pagamento, que devem ser amplas e multiplataforma. Além disso, as formas de entrega também devem ser diversas.

Seja por meio de agendamento, retirada em loja física ou frete expresso, é preciso que o cliente sinta que a empresa se preocupa e cria ações que garantem que o produto chegue até ele da forma mais confortável possível. 

Necessidade de estoque e armazenamento de produtos

Não há nada mais desagradável e constrangedor do que oferecer determinado produto ao cliente e não entregá-lo porque ele ficou indisponível. Esse tipo de falha pode fazer com que todo o trabalho de conquista vá por água abaixo.

Embora a gente crie medidas que preveem o fluxo de compradores de determinado item, nem sempre é possível ter controle total da situação e pode ser que a procura seja maior do que a oferta.

Nesses casos, a melhor solução é investir em estoque de produtos que mais são vendidos. No entanto, a grande dúvida é de que forma armazenar e que medidas devem ser tomadas para que os objetos estejam sempre em perfeito estado de conservação.
Sobre isso, a transformação digital também impulsionou a ampliação de outro setor: o self storage. O termo se refere a um tipo de armazenamento que surgiu na década de 60, nos Estados Unidos.

Nos dias atuais, ele tem sido a solução para gestores de lojas virtuais que necessitam de espaço seguro, prático e versátil para guardar os produtos comercializados.

A grande vantagem é que você pode alugar boxes com medidas que estejam de acordo com as necessidades de estocagem do seu e-commerce. Além disso, é possível ter acesso ao espaço sempre que você precisar.

A contratação desse tipo de atividade já faz parte da rotina de muitos gestores de e-commerce que não perdem a oportunidade de comprar produtos por um preço acessível e os armazenam em um self storage são paulo para o momento oportuno de venda.


Leia também
Por que o fim dos 'cookies' de terceiros é uma oportunidade única para as operadoras móveis

Por que o fim dos 'cookies' de terceiros é uma oportunidade única para as operadoras móveis

Você está procurando um hotel para passar as férias de verão por meio de uma agência de viagens on line. Depois...

Confira 3 dicas importantes para comprar com segurança na Black Friday

Confira 3 dicas importantes para comprar com segurança na Black Friday

A Black Friday 2022 acontecerá na última sexta feira do mês, dia 25 de novembro, e as expectativas de vendas estão...

Mais de 50% das pessoas não clicam nos resultados de pesquisa do Google

Mais de 50% das pessoas não clicam nos resultados de pesquisa do Google

Ao fazer uma busca no Google, você encontra o resultado na própria página de pesquisa ou precisa clicar em um link para acessar a...

Rede 5G privada ou massiva, qual escolher para o seu negócio?

Rede 5G privada ou massiva, qual escolher para o seu negócio?

Ainda existe muita confusão sobre o 5G, mais ainda sobre os tipos de redes 5G e como elas irão transformar a sociedade em que vivemos....

Ver mais

Nenhum comentário no momento

Deixe um comentário