A utilização de IA em processos de RH e seus impactos no segmento

Equipe
Imagem: Freepik

Entenda de que forma essa tecnologia pode ser usada nas empresas e quais são as suas vantagens para o negócio

Com o desenvolvimento e consolidação de novas tecnologias, o mercado observa um crescente número de empresas adotando ferramentas que auxiliam na otimização da gestão e inteligência dos negócios. Nesse contexto, a Inteligência Artificial (IA) desponta como uma tecnologia de destaque, apresentando avanços e aplicações em diversas áreas empresariais. De acordo com o estudo “Futuro do Trabalho”, realizado pelo Fórum Econômico Mundial, mais de 75% das empresas têm o objetivo de incorporar a IA nos próximos anos, tornando-a um elemento determinante para os processos corporativos.

No âmbito dos Recursos Humanos, a IA está ganhando espaço e desempenhando um papel essencial na eliminação de burocracias e otimização de processos. Dentre as atividades que mais se beneficiam da IA, estão o recrutamento e seleção, utilizando a tecnologia para comparar os dados dos candidatos com os requisitos das vagas; pesquisas de clima, que analisam e traduzem insights coletados em orientações estratégicas para os tomadores de decisão; avaliação de desempenho individual e em equipe, análise de turnover, entre outras.

Embora as aplicações de IA contribuam para resultados mais eficazes, é importante ressaltar que a utilização dessa tecnologia não substitui a importância do pensamento humano. Rafael Miranda, CRO da Impulso, uma organização especializada no desenvolvimento de profissionais e entrega de times de tecnologia sob demanda, destaca que as empresas devem buscar a combinação do melhor dos dois mundos: a inteligência das máquinas aliada às habilidades humanas.

“Recentemente, conduzimos pilotos com IA em um de nossos processos e percebemos que as aplicações foram essenciais para alcançar melhorias. No entanto, o resultado final não eliminou a necessidade de intervenção humana no processo”, destaca o executivo. “É fundamental que as empresas compreendam o poder dos dados e insights oferecidos pelas aplicações de IA. No contexto específico dos processos de Recursos Humanos, a combinação dessa inteligência com pessoas que possuem empatia e cuidado ao lidar com os colaboradores pode fazer toda a diferença”, explica.

Entre os benefícios da IA, além das melhorias operacionais, destaca-se a potencialização da acessibilidade nas empresas. Suas aplicações permitem que pessoas com deficiência possam utilizar as ferramentas, promovendo uma maior inclusão no ambiente de trabalho. Investir em tecnologias que acolhem os colaboradores é uma forma de ampliar o acesso a oportunidades para aqueles que enfrentam desafios desnecessários. Essa é uma vantagem adicional da tecnologia, que pode servir como base de apoio e conhecimento para impulsionar a carreira de muitos profissionais.

A IA está cada vez mais presente para auxiliar as empresas que buscam aprimorar suas estratégias, baseadas em dados consolidados que direcionam o caminho para o sucesso. Além disso, sua implantação em empresas de todos os portes, promove a competitividade necessária para o mercado atual.”


Leia também
Como medir o ganho de produtividade com Inteligência Artificial
Como medir o ganho de produtividade com Inteligência Artificial

Em um mundo onde a inteligência artificial (IA) tem avançado a passos largos, economistas norte-americanos se encontram divididos quanto ao […]

Conferência Gartner Data & Analytics: Desbloqueando o Potencial da Inteligência Artificial Generativa
Conferência Gartner Data & Analytics: Desbloqueando o Potencial da Inteligência Artificial Generativa

Na era da transformação digital, a capacidade de extrair insights significativos dos dados é uma competência essencial para as organizações […]

Inteligência artificial: 5 novidades para smartphones que estão no radar
Inteligência artificial: 5 novidades para smartphones que estão no radar

Seja pela capacidade de ouvir, ver e gerar textos, áudios e imagens a partir de comandos em linguagem natural, a […]

Nova lei sobre uso da IA aprovada na Europa vai impactar o mundo – inclusive o Brasil
Nova lei sobre uso da IA aprovada na Europa vai impactar o mundo – inclusive o Brasil

A União Europeia (UE) aprovou no último dia 13 de março a Lei da Inteligência Artificial (IA) – ou Artificial […]

O papel das APIs na conexão entre dados e IA
O papel das APIs na conexão entre dados e IA

Tendência do momento, a Inteligência Artificial, especialmente a generativa, é fundamentalmente orientada por dados, uma vez que o seu conhecimento […]