70% das empresas priorizarão sustentabilidade e soberania digital ao adotar GenAI, prevê Gartner

IA
Imagem: Freepik

A tecnologia de Nuvem continuará a ser a mais adequada para o fornecimento de aplicativos habilitados para a Inteligência Artificial Generativa (GenAI) em escala 

Até 2027, 70% das empresas que adotarem a Inteligência Artificial Generativa (GenAI) terão a sustentabilidade e a soberania digital como os principais critérios de seleção entre diferentes serviços GenAI oferecidos em Nuvem Pública, de acordo com previsão do Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresa. 

“Devido à sua escala e ao modelo de serviços compartilhados, a tecnologia em Nuvem é a mais adequada para o fornecimento de aplicativos habilitados para GenAI em escala e para o desenvolvimento de modelos de base, de uso geral”, diz Sid Nag, Vice-Presidente e Analista do Gartner. “No entanto, alguns aspectos devem ser abordados, incluindo a soberania digital, ou a capacidade de controlar onde os dados são armazenados e onde as operações são executadas, assim como questões de sustentabilidade para que as empresas possam operacionalizar a GenAI”, afirma o analista. 

O papel da soberania digital nas decisões de Nuvem Pública 

O avanço dos modelos de base (FMs) e dos modelos de linguagem ampla (LLMs), que são o núcleo dos recursos da GenAI, está impulsionando a evolução rápida e contínua dos recursos e casos de uso da Inteligência Artificial Generativa. A implementação da GenAI nas empresas apresenta desafios regulatórios significativos, incluindo regulamentos sobre os dados contidos nos modelos de linguagem ampla e nos modelos de base. 

“Fornecedores especializados em Nuvem se tornarão importantes para muitas arquiteturas empresariais à medida que empresas expandem operações para locais e casos de uso diversos”, diz Sid Nag. “A soberania digital impulsionará a necessidade de incluir fornecedores que atendam requisitos únicos de operações soberanas, independentemente da região.” 

O papel da sustentabilidade nas decisões de Nuvem Pública 

As empresas que implementarem serviços de Inteligência Artificial Generativa buscarão Nuvem Pública, dada a escala da infraestrutura necessária, mas também exigirão que os fornecedores de Nuvem abordem questões não técnicas relacionadas à sustentabilidade. 

A pressão de investidores, clientes, órgãos reguladores e governos sobre a sustentabilidade está forçando as empresas a gerenciar e otimizar suas emissões de carbono de TI para atingir suas metas de sustentabilidade ambiental. Novos processos, recursos e ferramentas serão introduzidos, orientados para o monitoramento e o gerenciamento do consumo de energia e das emissões de carbono para cargas de trabalho de GenAI implementadas em Nuvem. 

“Cloud Computing desempenha hoje um papel fundamental no suporte à sustentabilidade e aos aplicativos de negócios da Inteligência Artificial Generativa, fornecendo infraestrutura escalável, possibilitando práticas ecologicamente corretas e permitindo o gerenciamento econômico de recursos”, diz o analista do Gartner, destacando que “Nuvem é a plataforma na qual a maioria dos líderes de TI confia para apoiar a jornada de sustentabilidade quando se trata da implementação geral de GenAI. ” 

O Gartner High Tech equipa os líderes de tecnologia e suas equipes com as melhores práticas baseadas em funções, percepções do setor e visões estratégicas sobre as tendências emergentes e as mudanças no mercado para atingir suas prioridades de missão crítica e construir as organizações bem-sucedidas de amanhã.


Leia também
Como medir o ganho de produtividade com Inteligência Artificial
Como medir o ganho de produtividade com Inteligência Artificial

Em um mundo onde a inteligência artificial (IA) tem avançado a passos largos, economistas norte-americanos se encontram divididos quanto ao […]

Conferência Gartner Data & Analytics: Desbloqueando o Potencial da Inteligência Artificial Generativa
Conferência Gartner Data & Analytics: Desbloqueando o Potencial da Inteligência Artificial Generativa

Na era da transformação digital, a capacidade de extrair insights significativos dos dados é uma competência essencial para as organizações […]

Inteligência artificial: 5 novidades para smartphones que estão no radar
Inteligência artificial: 5 novidades para smartphones que estão no radar

Seja pela capacidade de ouvir, ver e gerar textos, áudios e imagens a partir de comandos em linguagem natural, a […]

Nova lei sobre uso da IA aprovada na Europa vai impactar o mundo – inclusive o Brasil
Nova lei sobre uso da IA aprovada na Europa vai impactar o mundo – inclusive o Brasil

A União Europeia (UE) aprovou no último dia 13 de março a Lei da Inteligência Artificial (IA) – ou Artificial […]

O papel das APIs na conexão entre dados e IA
O papel das APIs na conexão entre dados e IA

Tendência do momento, a Inteligência Artificial, especialmente a generativa, é fundamentalmente orientada por dados, uma vez que o seu conhecimento […]