Sistemas de Armazenamento de Energia (ESS) da Atlas Copco ajudam a reduzir os impactos nas contas de energia elétrica

Brasileiros pagaram R$119 bi em impostos de energia até 2023. Sistemas ESS da Atlas Copco ajudam a reduzir custos e promover sustentabilidade

Sistemas de Armazenamento de Energia Atlas Copco
Imagem: Divulgação

Até 2023, os brasileiros enfrentaram um impacto significativo em suas contas de energia elétrica, com aproximadamente R$ 119 bilhões alocados em impostos e subsídios, segundo a Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (ABRACE). É neste contexto que os Sistemas de Armazenamento de Energia (ESS) da Atlas Copco revelam-se uma alternativa estratégica que contribui para reduzir os custos energéticos rumo ao futuro mais sustentável.

As mudanças climáticas têm pressionado ainda mais o setor energético, afetando a eficiência das redes tradicionais e aumentando a necessidade de fontes de energia mais resilientes. Fenômenos como secas prolongadas e tempestades severas podem comprometer a geração de energia, acarretando mais aumentos nos custos, tornando a adoção de tecnologias que garantam um fornecimento confiável. Nesse contexto, os Sistemas de Armazenamento de Energia (ESS) da Atlas Copco emergem como uma solução estratégica para mitigar os efeitos das variações climáticas, assegurando o abastecimento contínuo e eficiente por meio do armazenamento e gerenciamento de energia renovável.

Os ESS da Atlas Copco empregam baterias de íons de lítio, disponibilizando energia limpa e alta densidade nas linhas ZBP e ZBC. A primeira é reconhecida por combinar portabilidade e flexibilidade, com capacidades de armazenamento que variam de 2 kVA a 150 kVA. Projetada para armazenar energia de fontes renováveis, como solar e eólica, o sistema garante operação livre de CO2 e ruído zero, tornando-o ideal para canteiros de obras, eventos e áreas com infraestrutura energética limitada.

Já a linha ZBC é configurada para atender projetos maiores, com capacidade de 250 kVA a 1000 kVA. Esses dispositivos podem ser alimentados por diversas fontes renováveis e operar em um sistema híbrido com gerador. Esta configuração reduz as emissões de CO2 em até 90% e aumenta a eficiência energética, armazenando o excesso de energia gerada com baixo consumo e liberando-a durante os picos de utilização. O processo de corte superior ajuda a reduzir custos e consumo de combustível, aumentando a vida útil do gerador.

Os sistemas de armazenamento de energia da Atlas Copco são equipados com o recurso “ECO Controller”, que permite a gestão eficiente de toda a rede, centralização das fontes de energia e monitorização remota do sistema.

“Os impactos da mudança climática e os altos custos energéticos reforçam a necessidade de soluções como os Sistemas de Armazenamento de Energia da Atlas Copco. Estamos comprometidos em fornecer tecnologias que garantam um fornecimento contínuo e ajudem nossos clientes a reduzir significativamente as emissões e os custos operacionais”, resume o gerente de Marketing e Produto da Atlas Copco, Marco Castro.

*Fonte: Atlas Copco


Leia também