ISC Brasil: ASSA ABLOY Controle de Acesso apresenta de cadeado bluetooth com criptografia a sistemas de localização em tempo real

ASSA ABLOY Controle de Acesso
Imagem: divulgação / ASSA ABLOY

A empresa levará soluções de alto desempenho para a segurança em diferentes cenários

A ASSA ABLOY Controle de Acesso estará presente na ISC Brasil 2023. O HID Identity Positioning, uma solução para a localização em tempo real de pessoas em ambientes internos, será o maior lançamento da empresa na 16ª edição do evento, que acontece em São Paulo, no Expo Center Norte, entre os dias 19 e 21 de setembro. 

O sistema utiliza sinais de radiofrequência do tipo Bluetooth Low Energy (BLE) emitidos pelos leitores Signo20 ou por beacons compatíveis. Esses sinais são lidos pelo aplicativo, que faz o cálculo do posicionamento e transmite para a plataforma na nuvem, a Origo.

A integração do software Vault Next com o portal Origo captura os dados e os transforma em informações úteis, como a quantidade de pessoas nas áreas, posicionamento em tempo real, alarmes de intrusão, entre outras aplicações, como: a otimização de infraestrutura de espaços compartilhados e potencial redução nos custos de ar-condicionado, iluminação e limpeza; redução da pegada de carbono; ou oferecer uma melhor experiência do usuário. O sistema não armazena nenhum dado sensível dos clientes e a identidade dos usuários é tokenizada, ficando disponível apenas para o administrador.

No futuro, algoritmos de inteligência artificial e machine learning poderão extrair a “biometria comportamental” dos usuários, ou seja, os caminhos típicos, horários, locais e outros atributos que permitirão a identificação dos caminhos preferidos, detecção de fraudes, entre outras aplicações inteligentes.

A evolução do cadeado comum: modelo bluetooth com criptografia

A mais alta tecnologia aplicada a um cadeado, essa é a novidade da empresa para a ISC Brasil 2023. O modelo VAIR-PLBT50HS foi desenvolvido para necessidades de alta segurança em cercas, portões, caminhões, contêineres, entre outras aplicações. Pelo smartphone, o cadeado bluetooth se integra com o sistema de controle de acesso Vault Next, possibilitando a definição de regras de abertura, protocolos de segurança e relatórios detalhados de acesso.

O equipamento anula o risco de cópias não autorizadas de chaves, mas também está preparado para tentativas indevidas de acesso pelo meio digital. O VAIR-PLBT50HS utiliza comunicação criptografada conforme os protocolos AES-256, um padrão avançado utilizado pela Agência de Segurança Nacional (NSA) com vários setores, incluindo serviços bancários online. Com isso, os dados e as informações permanecem protegidas de pessoas que não deveriam poder vê-las.

Extremamente robusto, o cadeado bluetooth é fabricado em latão maciço e haste em aço cromado, que garantem extrema resistência. Além disso, o dispositivo supera os requisitos da ABNT NBR15271, assegurando a confiabilidade e a eficácia deste inovador sistema de controle de acesso. Na ISC, a ASSA ABLOY Controle de Acesso fará o lançamento do cadeado VAIR-PLBT50HSLS, a versão Haste Longa do cadeado bluetooth de alta segurança, que permitirá o uso em caminhões, contêineres e outras aplicações no setor de Transporte e Logística.

Reconhecimento facial é uma das principais tendências na ISC Brasil

A tecnologia de reconhecimento facial está se consolidando como uma das principais tendências para o setor de segurança dos próximos anos. A tecnologia resolve dois grandes dilemas: o primeiro é a maior segurança contra fraudes e acesso indevido, e a segunda é a segurança biológica – uma vez que o recurso permite um controle de acesso touchless, ou seja, sem que as pessoas necessitem tocar em qualquer dispositivo. Nesse sentido, a ASSA ABLOY Controle de Acesso levará o leitor facial VF-10K2FP.

ASSA ABLOY Controle de Acesso
*Na foto: VF-10K2FP – Imagem: divulgação / ASSA ABLOY

O modelo consegue identificar a face de até 10 mil usuários. O VF-10K2FP é um terminal completo de reconhecimento facial baseado em Inteligência Artificial com alta confiabilidade e alto desempenho, que pode ser aplicado para fornecer uma taxa de reconhecimento de alta velocidade com precisão incomparável. Alimentado pelo mais recente algoritmo de aprendizagem profunda, o desempenho antifraude foi bastante aprimorado. Além disso, também funciona por impressões digitais e até modos de verificação híbridos.

Outros destaques da ISC Brasil

A empresa também apresentará o Vault Locker Controle de Acesso, a solução é um armário especialmente desenvolvido para armazenamento de produtos de alto risco, como armamento, celulares, remédios, eletrônicos, jóias, metais, etc. O dispositivo se integra a outros dispositivos de segurança e sistemas de controle de acesso, como o Vault Next, permitindo com que visitantes e usuários guardem bens de valor em local seguro, antes de adentrar em ambientes em que os objetos não são permitidos.

Para o setor de transportes urbanos, a catraca para transporte público VAA-TRB09HF será a grande novidade da feira. Idealizada para alto fluxo e durabilidade, o modelo oferece uma solução robusta para os níveis mais exigentes de segurança e custo-benefício.  Fabricada 100% em aço inox, o dispositivo se integra aos sistemas de bilhetagem, além de possuir pictogramas de sinalização de sentido e autorização de passagem.

O público da ISC Brasil também poderá conferir de perto a Catraca Show, especialmente desenvolvida para eventos de grande porte. O diferencial do modelo é a rápida instalação e retirada dos locais, que podem se adaptar para receber o público com mais agilidade e segurança. Com a obrigação de reconhecimento facial em estádios de futebol, por exemplo, a novidade tornou-se uma solução de fácil implantação para manter a conformidade.

O evento também será palco do lançamento da nova versão do software de controle de acesso da ASSA ABLOY, o Vault Next 5.1. O sistema trará um novo instalador, muito mais fácil e intuitivo, o aplicativo para smartphone e a integração com o HID Identity Positioning e HID Mobile Access, além de outras diversas melhorias e correções.

*Fonte: ASSA ABLOY


Leia também