5 vantagens ao utilizar o Google Cloud Platform nos negócios, segundo especialista

Google Cloud
Imagem: Canva

A computação em nuvem é uma tecnologia que garante a segurança de informações e dados, alta escalabilidade e baixo custo. Nesse sentido, o Google Cloud Platform (GCP) se tornou uma excelente opção para compor o time, uma vez que atende diversas empresas, por meio de um conjunto de serviços que podem ser executados, inclusive, no hardware da própria companhia. 

Mas, afinal, você sabe o que a plataforma oferece? A GCP fornece infraestrutura confiável e altamente escalonável para desenvolvedores criarem, testarem e implementarem aplicações. Além disso, o Google Cloud Platform abrange serviços de aplicações, armazenamento e computação para soluções de back-end, desktop e celulares. 

Para Emerson Lima, fundador e CEO da Sauter, uma parceira de evolução digital que está ajudando a construir a próxima geração de serviços de tecnologia na América Latina, o armazenamento na nuvem é um serviço altamente disponível e que dura por muito tempo. Logo, pensando nas principais vantagens que esse serviço pode levar para os negócios, Emerson listou abaixo alguns pontos para ficar de olho: 

Proteção – Os clientes são protegidos pelos investimentos constantes em novos processos e protocolos de segurança de dados em nuvem. A partir de um padrão de alto nível de proteção do acervo corporativo, o GCP proporciona, também, segurança extra aos arquivos, evitando assim que eles sejam acessados por usuários sem autorização e, logo, garantindo que estejam hospedados na nuvem. Isto evita que os dados sejam perdidos em caso de problemas com computadores ou data centers. 

Tempo de atividade e confiabilidade – Caso um data center não esteja disponível por algum motivo, o sistema é capaz de retornar imediatamente ao centro secundário. Inclusive, este processo ocorre sem qualquer interrupção de serviço visível para os usuários. 

Produtividade – Os sistemas do Google distribuem atualizações de maneira eficiente e fornecem funcionalidades semanalmente ou até mais rapidamente. Logo, auxiliando na otimização de diversos processos do dia a dia corporativo, como pesquisas, criação de relatório e elaboração de projetos, há inúmeras melhorias operacionais. Além disso, os funcionários podem acessar as ferramentas de trabalho em qualquer lugar do mundo e ao mesmo tempo, facilitando assim o acesso remoto e a colaboração. 

Menos falhas – Os sistemas sofrem menos falhas e interrupções quando as empresas utilizam a estrutura cloud. Isso porque o Google oferece melhorias gerenciáveis em um fluxo contínuo que possibilitam uma capacidade operacional sempre no auge. 

Controle de custos – A plataforma auxilia os clientes a controlarem os gastos, por meio de dicas de orçamentos, alertas, limites de cotas e demais recursos gratuitos. Inclusive, a partir da inteligência artificial, o GCP dispõe de painéis de gerenciamento que apresentam as principais tendências e previsões de custos das soluções, o que ajuda na otimização dos investimentos.


Leia também
Tecnologia de nuvem: cinco passos para uma migração eficiente
Tecnologia de nuvem: cinco passos para uma migração eficiente

A tecnologia de nuvem é essencial para empresas de todos os setores, proporcionando agilidade, eficiência e redução de custos

Explorando os avanços da computação em nuvem em 2023
Explorando os avanços da computação em nuvem em 2023

De segurança e escalabilidade aprimoradas a serviços mais acessíveis e econômicos, a nuvem deve se tornar ainda mais difundida nos próximos anos

Migração para nuvem e negócios digitais: afinal, os impactos não são apenas tecnológicos
Migração para nuvem e negócios digitais: afinal, os impactos não são apenas tecnológicos

As tendências capazes de direcionar o futuro do mercado da tecnologia são sempre discutidas neste período do ano.

A importância do 5G para o crescimento do cloud computing no Brasil
A importância do 5G para o crescimento do cloud computing no Brasil

De acordo com estudos produzidos, 60% dos dados corporativos em todo o mundo são armazenados na nuvem, e a porcentagem de organizações engajadas ou interessadas em uma estratégia de nuvem híbrida cresceu de 81% para 93% desde 2017. Estima-se que esse núme

Mercado Cloud: empresas realizam transição do físico para o digital em busca de economia e praticidade
Mercado Cloud: empresas realizam transição do físico para o digital em busca de economia e praticidade

A computação em nuvem não é necessariamente uma nova tecnologia, mas há alguns anos o investimento no setor tem se tornado tendência entre empresas, que passaram a perceber a importância do uso de servidores online ao invés de manter datacenters e servido