Tecnologia de nuvem: cinco passos para uma migração eficiente

Tecnologia de nuvem
Imagem: Just_Super / Getty Images / Canva

O processo é importante para todas as empresas e requer cuidados específicos

A tecnologia de nuvem é essencial para empresas de todos os setores, proporcionando agilidade, eficiência e redução de custos. No entanto, migrar para a nuvem pode ser um desafio para muitas organizações. A migração inclui a movimentação de qualquer carga de trabalho (aplicativos, sites, bancos de dados, armazenamento, servidores físicos ou virtuais e datacenters inteiros) que estão em um ambiente local ou instalação de hospedagem para ambientes virtuais – a cloud.

Segundo pesquisa da Gartner, empresa de consultoria, até 2027 a tecnologia em cloud se tornará a chave impulsionadora na inovação de negócios. Até lá, a tecnologia em nuvem se tornará o padrão utilizado em 90% das empresas (contra 50% em 2022) e será raro encontrarmos workloads fora desse ambiente, que serão considerados legados.

Pensando nisso, a Nextios apresenta cinco passos fundamentais para uma migração bem-sucedida:

  1. Investigação, Mapa de Riscos e Parâmetros: antes de iniciar a migração, é crucial realizar uma investigação detalhada do ambiente atual e identificar os riscos e parâmetros relevantes. Compreender plenamente o ambiente existente é fundamental para garantir uma migração eficiente.
  2. Estratégia de Migração: ter uma estratégia clara e bem definida é essencial para o sucesso da migração. Isso inclui estabelecer metas, definir cronogramas, identificar as tecnologias em nuvem mais adequadas e alinhar a estratégia de migração aos objetivos do negócio.
  3. Plano de Projeto e Workshop: um plano de projeto detalhado é fundamental para garantir que todas as etapas da migração sejam executadas de forma organizada e eficiente. A realização de workshops com a equipe responsável pela migração pode ajudar a alinhar expectativas, identificar desafios e definir responsabilidades claras.
  4. Execução do Plano de Migração e Go-Live!: nesta etapa, o plano de migração é colocado em prática. É importante seguir as melhores práticas, realizar testes rigorosos e garantir a integridade dos dados durante a migração. O Go-Live marca o momento em que a migração é concluída e os serviços na nuvem estão totalmente operacionais.
  5. Documentação e Transfer2Run para Gestão Contínua: após a migração, é fundamental documentar todo o processo, desde a investigação inicial até a execução final. Essa documentação é valiosa para a gestão contínua dos serviços na nuvem e para a realização de futuras migrações.

A migração para a nuvem oferece inúmeras vantagens, como substituir o investimento de capital inicial por custo variável/consumo, economia de escala, aumento da velocidade e agilidade do negócio, além de eliminar a necessidade de manutenção de infraestrutura de TI.

É importante ressaltar que a migração para a nuvem requer cuidados específicos. “Antes da migração, é necessário ter clareza absoluta sobre o ambiente e suas necessidades. Durante a migração, um bom plano e a escolha adequada das tecnologias em nuvem são fundamentais. Após a migração, é essencial manter um ambiente controlado e aplicar métodos de gerenciamento de negócios para calcular os custos dos serviços de cloud”, explica André Amorim, gerente geral da Nextios. 

Todas as empresas podem ter cloud, mas a capacidade de utilizar todos os seus recursos nativos (serveless, microserviços, contêineres etc.) é um diferencial tecnológico e, também, de redução de custos, porém está atrelada a modernização das suas aplicações. Desenvolver, implementar e errar rápido, com custos bem menores e muito mais agilidade do que se fosse montar infraestrutura interna, isso é um fator essencial para as  empresas que buscam avanços tecnológicos e disruptivos. 

 


Leia também
5 vantagens ao utilizar o Google Cloud Platform nos negócios, segundo especialista
5 vantagens ao utilizar o Google Cloud Platform nos negócios, segundo especialista

Google Cloud Platform é uma Infraestrutura confiável e escalável para desenvolvedores criarem aplicações, com serviços de armazenamento, computação e soluções para back-end, desktop e celular

Explorando os avanços da computação em nuvem em 2023
Explorando os avanços da computação em nuvem em 2023

De segurança e escalabilidade aprimoradas a serviços mais acessíveis e econômicos, a nuvem deve se tornar ainda mais difundida nos próximos anos

Migração para nuvem e negócios digitais: afinal, os impactos não são apenas tecnológicos
Migração para nuvem e negócios digitais: afinal, os impactos não são apenas tecnológicos

As tendências capazes de direcionar o futuro do mercado da tecnologia são sempre discutidas neste período do ano.

A importância do 5G para o crescimento do cloud computing no Brasil
A importância do 5G para o crescimento do cloud computing no Brasil

De acordo com estudos produzidos, 60% dos dados corporativos em todo o mundo são armazenados na nuvem, e a porcentagem de organizações engajadas ou interessadas em uma estratégia de nuvem híbrida cresceu de 81% para 93% desde 2017. Estima-se que esse núme

Mercado Cloud: empresas realizam transição do físico para o digital em busca de economia e praticidade
Mercado Cloud: empresas realizam transição do físico para o digital em busca de economia e praticidade

A computação em nuvem não é necessariamente uma nova tecnologia, mas há alguns anos o investimento no setor tem se tornado tendência entre empresas, que passaram a perceber a importância do uso de servidores online ao invés de manter datacenters e servido