Cloud

A importância do 5G para o crescimento do cloud computing no Brasil

Entenda como a tecnologia poderá potencializar a transformação digital

A computação em nuvem vem ganhando força por permitir o acesso a recursos da computação por meio da conectividade da internet. E, com a chegada do 5G, o cloud computing se torna uma alternativa ainda mais atraente.

De acordo com estudos produzidos, 60% dos dados corporativos em todo o mundo são armazenados na nuvem, e a porcentagem de organizações engajadas ou interessadas em uma estratégia de nuvem híbrida cresceu de 81% para 93% desde 2017. Estima-se que esse número continue aumentando.

Por possuir um papel fundamental na potencialização e flexibilidade de infraestrutura e escalabilidade, o 5G revolucionou a indústria de dados, pela forma como são lidos, analisados, interpretados.

Continua após o anúncio

No Brasil, o sinal de 5G foi liberado recentemente pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) em mais sete capitais e beneficiará a performance de companhias que utilizam Iaas, Saas e Pass.

  • Iaas (Infrastructure as a Service) é o modelo em que a organização contrata um tamanho ou capacidade de hardware que seja equivalente à memória, ao armazenamento e ao processamento. O valor é pago de acordo com a quantidade de dados armazenada;
  • SaaS (Platform as a Service) é o modelo de nuvem onde o usuário adquire acesso a determinado software. Esse software poderá ser visitado e acessado por meio da computação em nuvem;
  • Pass (Platform as a Service) é o serviço de hospedagem e implementação de hardware e software na nuvem, ou seja, substitui a necessidade de instalação de um programa na máquina e o usuário consegue acessar por meio do navegador da internet.

“O 5G é uma rede que irá possibilitar que aparelhos móveis conectem, fazendo com que a computação em nuvem seja beneficiada”, afirma Marcos Gaspar, District Manager da NetApp Brasil.

Além dos modelos de serviço citados, existe também a opção hibrida, na qual uma parte do armazenamento de dados ainda fica em posse de um data center e outra parte das informações e dados pode ser acessada remotamente.

Por meio de soluções em cloud, a NetApp auxilia clientes a mitigar custos e otimizar processos utilizando o sistema de armazenamento em nuvem. “Uma das soluções da NetApp que mais facilita e permite a realização dessa nuvem híbrida é o Data Fabric, que monitora e gerencia dados e aplicativos, independentemente de onde residam. Em muitos aspectos, uma solução Data Fabric é uma nova abordagem estratégica para as operações de armazenamento corporativo aproveitando o melhor da nuvem (on premises, nuvens públicas e privadas, e dispositivos edge e IoT) enquanto ainda está sendo gerenciada”, completa Gaspar. 

*Imagem: Pexels


Leia também
Mercado Cloud: empresas realizam transição do físico para o digital em busca de economia e praticidade

Mercado Cloud: empresas realizam transição do físico para o digital em busca de economia e praticidade

A computação em nuvem não é necessariamente uma nova tecnologia, mas há alguns anos o investimento no setor tem se...

Dynatrace estende a segurança na Nuvem para fornecer análise de vulnerabilidades durante o trabalho de DevOps

Dynatrace estende a segurança na Nuvem para fornecer análise de vulnerabilidades durante o trabalho de DevOps

 A Dynatrace anuncia a ampliação do seu módulo de segurança de aplicações com novos recursos para...

A Embratel anuncia acordo de colaboração estratégica com AWS

A Embratel anuncia acordo de colaboração estratégica com AWS

A Embratel anuncia que assinou acordo de colaboração estratégica com a Amazon Web Services, Inc. (AWS) para...

Cloud Car: plataforma para acelerar desenvolvimento de veículos definidos por software

Cloud Car: plataforma para acelerar desenvolvimento de veículos definidos por software

A Wipro, empresa global de tecnologia da informação, consultoria e serviços de processos de negócios, anuncia o...

Ver mais

Nenhum comentário no momento

Deixe um comentário