Mercado Cloud: empresas realizam transição do físico para o digital em busca de economia e praticidade

Servidor
Imagem:

Computação em nuvem deve atingir 85% das empresas globais em 2025 com a premissa de reduzir custos operacionais e facilitar operações

A computação em nuvem não é necessariamente uma nova tecnologia, mas há alguns anos o investimento no setor tem se tornado tendência entre empresas, que passaram a perceber a importância do uso de servidores online ao invés de manter datacenters e servidores físicos.

A aceleração digital provocada pela pandemia teve papel fundamental para a migração dos servidores físicos para os servidores em nuvem. De acordo com um recente levantamento do Gartner, cerca de 85% de todas as empresas do mundo devem operar dentro da nuvem até 2025.

“A pandemia em 2020 acelerou muito a transformação digital nas empresas. Uma série de empresas que ainda dependiam muito de meios físicos precisaram se digitalizar o mais rápido possível. Como muitas dessas empresas não tinham infraestrutura própria, a única opção, que também mostrou-se mais fácil e viável, foi a nuvem, afinal, com poucos clicks é possível subir uma infraestrutura completa” explica Thauany Moedano, Head de desenvolvimento da Zappts.

Com o mercado em alta, a expectativa do crescimento dos investimentos em nuvem pública no Brasil é de 31%, no período entre 2021-2024, de acordo com dados da International Data Corporation (IDC). 

Mercado Cloud: benefícios e utilizações da migração

Corporações do mundo inteiro usam a nuvem para casos de backup de dados, desktops virtuais, teste de softwares, análises de métricas de big data e desenvolvimento, dentre outros.

Com as empresas focadas em otimizar o uso existente da nuvem, para reduzir custos operacionais, outros benefícios também se apresentam na utilização desta ferramenta, como a aceleração do desenvolvimento de novidades tecnológicas e o cumprimento de normas de compliance, como adequação à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), de modo mais facilitado.

“Antes de definir uma estratégia de migração de nuvem, devemos entender qual objetivo a empresa quer atingir com a migração. Dessa forma, é possível mostrar de forma tangível o valor em realizar um projeto de migração”, conta Thauany.

Com o objetivo definido, realizar a migração do ambiente físico para o digital pode ser realizado de diversas maneiras, porém, migrar não necessariamente significa trocar recursos de lugar. Existe total praticidade em se pensar estratégias diferentes que atendam a demanda em nuvem. 

 

*Imagem: Pexels


Leia também
Tecnologia de nuvem: cinco passos para uma migração eficiente
Tecnologia de nuvem: cinco passos para uma migração eficiente

A tecnologia de nuvem é essencial para empresas de todos os setores, proporcionando agilidade, eficiência e redução de custos

5 vantagens ao utilizar o Google Cloud Platform nos negócios, segundo especialista
5 vantagens ao utilizar o Google Cloud Platform nos negócios, segundo especialista

Google Cloud Platform é uma Infraestrutura confiável e escalável para desenvolvedores criarem aplicações, com serviços de armazenamento, computação e soluções para back-end, desktop e celular

Explorando os avanços da computação em nuvem em 2023
Explorando os avanços da computação em nuvem em 2023

De segurança e escalabilidade aprimoradas a serviços mais acessíveis e econômicos, a nuvem deve se tornar ainda mais difundida nos próximos anos

Migração para nuvem e negócios digitais: afinal, os impactos não são apenas tecnológicos
Migração para nuvem e negócios digitais: afinal, os impactos não são apenas tecnológicos

As tendências capazes de direcionar o futuro do mercado da tecnologia são sempre discutidas neste período do ano.

A importância do 5G para o crescimento do cloud computing no Brasil
A importância do 5G para o crescimento do cloud computing no Brasil

De acordo com estudos produzidos, 60% dos dados corporativos em todo o mundo são armazenados na nuvem, e a porcentagem de organizações engajadas ou interessadas em uma estratégia de nuvem híbrida cresceu de 81% para 93% desde 2017. Estima-se que esse núme