Cloud

Cloud Car: plataforma para acelerar desenvolvimento de veículos definidos por software

Os carros do futuro irão se conectar em tempo real com o mundo ao seu redor por meio de inteligência artificial para coletar dados, fornecer informações ao motorista e, eventualmente, tomar decisões autônomas

A Wipro, empresa global de tecnologia da informação, consultoria e serviços de processos de negócios, anuncia o lançamento de sua plataforma Cloud Car. Trata-se de ecossistema em nuvem pioneiro na indústria automotiva, voltado a fornecer às montadoras uma solução de software integrada e nativa em cloud, equipada com um sistema de segurança de ponta a ponta que irá ajudá-las a desenvolver veículos definidos por software (SDVs) mais rapidamente e a um custo menor, fazendo com que esses carros sejam digitalmente relevantes por anos.

Continua após o anúncio

"Hoje, a maioria dos SDVs vem com recursos predefinidos que são difíceis e demorados de serem atualizados, tornando-os obsoletos à medida que novas tecnologias chegam ao mercado", disse Thomas Mueller, CTO de Serviços de Engenharia e P&D da Wipro Limited. "Nosso objetivo é possibilitar que os fabricantes de automóveis desenvolvam veículos que melhorem a cada dia, gerando um melhor retorno sobre os investimentos para a indústria e próximas gerações de proprietários de veículos."  

A plataforma Cloud Car da Wipro irá desacoplar software e hardware anteriormente integrados, permitindo que os fabricantes validem e atualizem o software em uma escala digital incomparável. Como resultado, os proprietários poderão customizar seus veículos com base em suas necessidades específicas. Os fabricantes de automóveis, por outro lado, poderão solucionar falhas de software sem precisar recorrer a recalls físicos. 

"Até 2030, a grande maioria dos novos veículos será SDVs", acrescentou Mueller. "Esses carros irão se conectar em tempo real com o mundo ao seu redor por meio de inteligência artificial para coletar dados constantemente, fornecer informações e, eventualmente, tomar decisões autônomas. Desbloquear o verdadeiro potencial dos SDVs exigirá movê-los para a nuvem. Estamos avançando rapidamente para esse futuro, disponibilizando o ecossistema Cloud Car para todas as empresas automotivas do mundo hoje." 

A plataforma Cloud Car também irá alavancar uma arquitetura que irá coletar e consolidar dados de sensores e câmeras, bem como do motorista, o que, ao longo do tempo, vai contribuir para a validação e segurança de funcionalidades autônomas. 

 

*Imagem: Divulgação/Wipro


Leia também
A importância do 5G para o crescimento do cloud computing no Brasil

A importância do 5G para o crescimento do cloud computing no Brasil

A computação em nuvem vem ganhando força por permitir o acesso a recursos da computação por meio da conectividade...

Mercado Cloud: empresas realizam transição do físico para o digital em busca de economia e praticidade

Mercado Cloud: empresas realizam transição do físico para o digital em busca de economia e praticidade

A computação em nuvem não é necessariamente uma nova tecnologia, mas há alguns anos o investimento no setor tem se...

Dynatrace estende a segurança na Nuvem para fornecer análise de vulnerabilidades durante o trabalho de DevOps

Dynatrace estende a segurança na Nuvem para fornecer análise de vulnerabilidades durante o trabalho de DevOps

 A Dynatrace anuncia a ampliação do seu módulo de segurança de aplicações com novos recursos para...

A Embratel anuncia acordo de colaboração estratégica com AWS

A Embratel anuncia acordo de colaboração estratégica com AWS

A Embratel anuncia que assinou acordo de colaboração estratégica com a Amazon Web Services, Inc. (AWS) para...

Ver mais

Nenhum comentário no momento

Deixe um comentário