Cloud

Embratel lança solução e amplia presença em Edge Computing

Continua após o anúncio

Embratel lança esta semana a nova solução Embratel Cloud Edge, que permite o processamento de dados mais próximo ao local de coleta, atendendo aplicações que dependem de alta performance (baixa latência na resposta). Ao utilizar a Embratel Cloud Edge, o mercado empresarial tem acesso a uma infraestrutura que fornece um menor tempo de resposta para as aplicações em Cloud, agilizando o envio e recebimento de dados e economizando rede. O novo produto disponibiliza maior capacidade para armazenagem e garante poder computacional para processar informações em tempo real de maneira distribuída e segura para empresas de todos os setores, como o agronegócio, e-commerce, financeiro, Governo, educação, cidades inteligentes, indústria 4.0, além de aplicações de Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA).  

Com a nova solução podem ser desenhadas arquiteturas onde os dados passam a ser processados na ponta, em vez de serem enviados diretamente para uma estrutura central ou para Nuvem. Esta decisão é implementada por meio de mecanismos de triagem definidos na borda, que seguem as demandas de cada negócio. Todo esse processo ajuda a reduzir a largura de banda necessária para comunicação entre aplicações, rede e os variados pontos de acesso aos dados. 

"A Nuvem vem sendo um dos maiores habilitadores de transformação digital nos últimos anos. Com o edge computing, as empresas poderão chegar a um próximo nível de digitalização. O aumento de dispositivos, especialmente de Internet das Coisas (IoT), que demandam transmissão de grandes volumes de dados, exige o melhor aproveitamento da largura de banda. O Embratel Cloud Edge fornece menor latência, economia de banda, descentralização do processamento dos dados, estabilidade e disponibilidade constante para operações críticas, tornando as comunicações das empresas e entre dispositivos mais ágeis", afirma Mário Rachid, Diretor-Executivo de Soluções Digitais da Embratel, lembrando o amplo investimento realizado pela empresa em Openstack, orquestradores, servidores, sistemas de processamento, soluções de segurança e comunicação ao longo dos últimos anos. 

A solução Embratel Cloud Edge já está disponível em três regiões: São Paulo, Curitiba (PR) e Brasília (DF). Em breve, será comercializada em nove outras localidades. As regiões atendidas pela solução estarão interligadas por uma rede de baixíssima latência para proporcionar a coleta e a entrega de dados em tempo real e de forma rápida. 

O novo produto da Embratel é vendido como IaaS (Infraestrutura como Serviço) para prover às empresas mais autonomia em suas operações, pois podem contratar e gerenciar os recursos de computação, armazenamento e rede de acordo com suas demandas, pagando apenas conforme a necessidade e o uso. A oferta também fornece flexibilidade e economia ao não realizar a cobrança pelo tráfego entre regiões. Como diferencial, a solução ainda possibilita escalabilidade por meio da aplicação de políticas de auto-scale para atender os picos de utilização de cada negócio. 

"A Embratel Cloud Edge irá beneficiar negócios que precisam de serviços com mais performance na entrega de dados, e maior agilidade e qualidade na comunicação com as equipes, fornecendo acesso a recursos conforme a necessidade. Isso significa uma experiência mais interessante e produtiva para os usuários, onde quer que ele estejam", diz Diuliana França, Diretora de Serviços Cloud. 

O lançamento do Embratel Cloud Edge reforça o compromisso da Embratel em ofertar soluções digitais completas e personalizadas para os mais diversos setores. Para mais informações, acesse: https://www.embratel.com.br/cloud/cloud-edge 

*Imagem: Pixabay


Leia também
A importância do 5G para o crescimento do cloud computing no Brasil

A importância do 5G para o crescimento do cloud computing no Brasil

A computação em nuvem vem ganhando força por permitir o acesso a recursos da computação por meio da conectividade...

Mercado Cloud: empresas realizam transição do físico para o digital em busca de economia e praticidade

Mercado Cloud: empresas realizam transição do físico para o digital em busca de economia e praticidade

A computação em nuvem não é necessariamente uma nova tecnologia, mas há alguns anos o investimento no setor tem se...

Dynatrace estende a segurança na Nuvem para fornecer análise de vulnerabilidades durante o trabalho de DevOps

Dynatrace estende a segurança na Nuvem para fornecer análise de vulnerabilidades durante o trabalho de DevOps

 A Dynatrace anuncia a ampliação do seu módulo de segurança de aplicações com novos recursos para...

A Embratel anuncia acordo de colaboração estratégica com AWS

A Embratel anuncia acordo de colaboração estratégica com AWS

A Embratel anuncia que assinou acordo de colaboração estratégica com a Amazon Web Services, Inc. (AWS) para...

Ver mais

Nenhum comentário no momento

Deixe um comentário