O que esperar do mercado de tecnologia para diferentes segmentos em 2023

Mercado de tecnologia
Imagem: Freepik

O mercado de tecnologia vem ganhando grande notoriedade nos últimos anos. Somente no terceiro trimestre de 2022, a área obteve um aumento de 22%, segundo pesquisa do Mercado Brasileiro de TI. Tamanha expressividade gera expectativa em gestores e usuários para os próximos anos. Contudo, esse crescimento deve ser observado de forma cautelosa.

A busca das organizações por soluções disruptivas tem sido alta, mas é importante estar atento para empregar tecnologias que tenham a melhor utilização para as necessidades dos negócios. Isso se essa implementação for realmente o que há de mais estratégico a ser realizado.

Pensando em tendência, se comparado com os mercados maduros, o setor de software tem maior oportunidade de crescimento comparado ao de serviços e de hardware e, embora em ascensão, a demanda de softwares tende a ser muito maior que a oferta, devido à escassez de recursos.

Desafios operacionais

De acordo com o estudo “O relatório do futuro do trabalho”, de 2020, do Fórum Econômico Mundial, 55,4% das empresas entrevistadas afirmaram que encontram lacunas de competências nos profissionais em seus respectivos mercados, devido à dualidade existente no mercado, e isso dificulta a adoção de novas tecnologias. Ao mesmo passo em que a indústria cresce, as ferramentas se alteram, mas nem sempre há profissionais no mercado aptos a desenvolverem essas soluções.

A falta de mão de obra qualificada é um dos principais gargalos identificados nas organizações para trabalhar com tecnologia e desenvolver projetos de Inteligência Artificial (IA), por exemplo. É o que aponta o relatório “O impacto e o futuro da Inteligência Artificial no Brasil”, realizado pelo Google for Startups, em parceria com a Associação Brasileira de Startups e a Box1824. Os dados revelam que 57% das empresas que participaram da pesquisa acreditam que o déficit de colaboradores qualificados é o que mais prejudica o desenvolvimento da IA no país.

A pesquisa ressalta, ainda, que 41% dos entrevistados acreditam que educar e conscientizar o mercado sobre Inteligência Artificial é o melhor caminho para o futuro da tecnologia no país.

O que está em ascensão no mercado de tecnologia

Mesmo diante da escassez de profissionais, existem tecnologias a serem destacadas para 2023. As áreas de desenvolvimento e geração de código devem crescer muito, tanto para a integração de sistemas legados, como para a construção dos sistemas próprios. Para acompanhar essa tendência, é importante investir no desenvolvimento de várias linguagens, bem como capacitar o time para o trabalho.

Outra área que possui grande potencial é a de LOW CODE, a ser explorada para ganho de produtividade no atendimento das necessidades urgentes do cliente. Exemplo disso é o emprego do RPA (Robot Process Automation), que aumenta a velocidade das entregas com pouca complexidade, aproveitando o que já existe em determinado ambiente.

Entre as tendências presentes no segmento de finanças, destaca-se a personalização dos serviços financeiros, como a utilização do Open Finance. Por meio dele, o mercado terá cada vez mais capacidade de entregar produtos realmente adequados aos consumidores.

Já no setor de seguros, as utilizações de IOT (Internet das Coisas) e dos próprios smartphones, são as principais expectativas para 2023. Isso fará com que a cobrança do prêmio (valor pago pelo segurado à seguradora) seja mais precisa para o item assegurado, trazendo maior economia para os segurados e mitigando o risco para as seguradoras. 

Por outro lado, para o mercado de educação, espera-se a utilização de experimentação ou processos elaborados de exposição de conteúdo, com o intuito de ampliar a captação de novos alunos para as instituições, bem como aprimorar a experiência dos estudantes.

Planejar para implementar

As tendências geram expectativa e, às vezes, muita entropia, uma vez que as empresas nem sempre estão prontas para este tipo de movimentação. Para ter a capacidade de se adaptar às novas tecnologias, é preciso criar uma arquitetura para este fim, a partir de uma cultura de mudança adequada. Ou seja, o planejamento é o que permitirá a tão almejada flexibilidade de adaptação ao que o mercado tem a oferecer. 

*Por Nedyr Pimenta, Diretor de Inovação da Provider IT


Leia também
Mulheres na TI: desafios e perspectivas para um futuro inclusivo
Mulheres na TI: desafios e perspectivas para um futuro inclusivo

O mês de março é dedicado para celebrar o Dia Internacional da Mulher, no entanto é essencial refletirmos sobre a […]

Gastos mundiais com TI crescerão 6,8% em 2024, prevê Gartner
Gastos mundiais com TI crescerão 6,8% em 2024, prevê Gartner

O Gartner prevê que as despesas mundiais com TI totalizarão 5 trilhões de dólares em 2024, representando um aumento de […]

A infraestrutura em nuvem: um motor de inovação e transformação corporativa
A infraestrutura em nuvem: um motor de inovação e transformação corporativa

A era digital trouxe uma oportunidade sem precedentes para promover novos modelos de negócios na internet, que se adaptam aos […]

TeamViewer anuncia integração com Lansweeper
TeamViewer anuncia integração com Lansweeper

A TeamViewer anuncia integração da plataforma de gestão de ativos de TI Lansweeper à tecnologia TeamViewer de monitoramento e gerenciamento […]

Na era dos dados: como processos de TI aceleram a construção de valor nas empresas
Na era dos dados: como processos de TI aceleram a construção de valor nas empresas

Estudo revela que investimentos em transformação digital nas companhias devem chegar a US$7,3 trilhões em 2023 Em um cenário global […]