Com apoio da Sensedia, Grupo José Alves dá um salto rumo a jornada digital

Código fonte API
Imagem:

Franqueado Coca-Cola modernizou modelo de vendas com atendimento por WhatsApp e chatbot em arquitetura híbrida

A multinacional brasileira de tecnologia especialista em APIs, Sensedia, acaba de entregar um projeto inovador para o Grupo José Alves, que possibilitou à empresa a digitalização dos canais de atendimento por meio da utilização de APIs. 

O Grupo José Alves é um dos principais conglomerados empresariais de Goiás que reúne companhias em mais de cinco segmentos. A iniciativa consiste em digitalizar os sistemas e migrar do modelo tradicional (on-premises) para a nuvem (cloud), tornando híbrida a arquitetura de TI da empresa. Dessa forma, as operações se tornaram mais flexíveis, ágeis e com maior capacidade de ganho de escala.

Durante o projeto, a Sensedia atuou no processo de transformação digital com o desenvolvimento de APIs que possibilitaram a integração dos sistemas e agilizaram a migração para a nuvem. Além de trazer mais estabilidade, segurança e agilidade para as operações do Grupo do José Alves, a digitalização dos sistemas também permite que novas aplicações sejam desenvolvidas, alinhadas às exigências e demandas dos clientes que estão cada vez mais conectados e em busca de conveniência no atendimento.

“Buscamos a Sensedia porque precisávamos de muita integração entre os sistemas, estabelecendo a comunicação por meio de APIs, de forma ágil e com segurança, que nos possibilitou monitorar tudo o que trafega no ambiente, aprimorando a gestão”, diz Onivaldo Valentim, gerente de TI do Grupo José Alves.

De acordo com Valentim, a experiência adquirida neste projeto possibilitou ir além com a modernização do modelo de vendas, incluindo mais um canal de atendimento por meio de WhatsApp e chatbot, que teve como protagonista a Refrescos Bandeirantes, fabricante dos produtos da Coca-Cola Brasil, que atende a mais de 250 municípios de Goiás e Tocantins.

Winder Cesar Mendes, gerente de Projetos do Grupo José Alves, explica que a digitalização foi um importante divisor de águas porque criou um ambiente de TI totalmente novo e fez com que a equipe entendesse o funcionamento das APIs, com o apoio da Sensedia. “A velocidade que tudo foi desenvolvido nos surpreendeu muito: de setembro de 2021 a janeiro de 2022, mesmo com todos em home office.” 

Os ganhos para o negócio 

A Refrescos Bandeirantes possui um modelo particular de atendimento em sua cadeia de negócios, que inclui ações presenciais ou por meio de televendas que segue como padrão no ecossistema de parceiros. Com o projeto, o WhatsApp passou a ser mais um canal de vendas, trazendo garantia de receita e gerando valor para o Grupo. Além disso, o canal também contribui com o aumento da satisfação dos clientes, pois não apresenta indisponibilidade nem falhas.

Diego Loy, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Sensedia, destaca que entre as facilidades proporcionadas ao atendimento, está a agilidade no processo de venda, desde o fechamento do pedido, seu rastreamento à previsão de data de entrega dos produtos – tudo por meio de chatbot, minimizando a necessidade da presença de um vendedor ou de televenda, gerando redução de custos operacionais.

“A nossa implementação foi a primeira da América Latina com uma nova versão da aplicação desenvolvida pela Coca-Cola juntamente com a nossa equipe. Outros parceiros já usavam o WhatsApp como canal de vendas, mas não com tecnologias e recursos em uma arquitetura como a nossa, em nuvem. E a Sensedia fez parte de toda essa evolução”, reitera Valentim.

A aplicação apoiada no digital representa uma referência para os clientes finais da Refrescos Bandeirantes, considerando proporcionar agilidade no atendimento e aumento da capilaridade do negócio. É possível colocar em seus sites um botão de acesso ao WhatsApp para se comunicar com o fornecedor, o que eleva a agilidade do processo de venda, principalmente para pequenos parceiros.

Valentim adianta que o Grupo José Alves continuará na jornada de evolução tecnológica, apoiada no digital, trazendo cada vez mais valor ao negócio, em linha com o mundo conectado e aberto. 

*Imagem: Pexels 

 


Leia também
Mulheres na TI: desafios e perspectivas para um futuro inclusivo
Mulheres na TI: desafios e perspectivas para um futuro inclusivo

O mês de março é dedicado para celebrar o Dia Internacional da Mulher, no entanto é essencial refletirmos sobre a […]

Gastos mundiais com TI crescerão 6,8% em 2024, prevê Gartner
Gastos mundiais com TI crescerão 6,8% em 2024, prevê Gartner

O Gartner prevê que as despesas mundiais com TI totalizarão 5 trilhões de dólares em 2024, representando um aumento de […]

A infraestrutura em nuvem: um motor de inovação e transformação corporativa
A infraestrutura em nuvem: um motor de inovação e transformação corporativa

A era digital trouxe uma oportunidade sem precedentes para promover novos modelos de negócios na internet, que se adaptam aos […]

TeamViewer anuncia integração com Lansweeper
TeamViewer anuncia integração com Lansweeper

A TeamViewer anuncia integração da plataforma de gestão de ativos de TI Lansweeper à tecnologia TeamViewer de monitoramento e gerenciamento […]

Na era dos dados: como processos de TI aceleram a construção de valor nas empresas
Na era dos dados: como processos de TI aceleram a construção de valor nas empresas

Estudo revela que investimentos em transformação digital nas companhias devem chegar a US$7,3 trilhões em 2023 Em um cenário global […]