Inteligência Artificial: rapidez e eficiência para transformar o futuro dos meios de pagamento

Inteligência Artificial: rapidez e eficiência para transformar o futuro dos meios de pagamento
Imagem:

Talvez você não se lembre, mas já existiu um tempo em que qualquer conversa sobre Inteligência Artificial (IA) era motivo para pensarmos sobre como (e quando) os robôs dominariam o mundo. Desde então, muita coisa mudou e estamos muito perto de avanços como os do desenho Os Jetsons, no qual tudo é moderno e instantâneo.

Já temos hoje no mercado muitas soluções baseadas em Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina (learning machine), transformando profundamente a rotina de diversos segmentos como o setor de meios de pagamento eletrônico. Somente em 2018, o setor financeiro brasileiro investiu mais de R$ 19 bilhões em tecnologia e boa parte desse investimento foi concentrado especificamente em como inovar as formas de gestão de pagamentos – seja no gerenciamento de e-commerce ou nas transações em terminais em pontos de vendas dos mais diferentes tipos.  Os avanços vão muito além das milhares de maquininhas.

Embora os usuários ainda estejam no começo da nova caminhada digital no que se refere aos meios de pagamento, é possível dizer que há um enorme potencial de transformação por conta dessas tecnologias, acelerando e qualificando as operações em todos os níveis. Não por acaso, recursos de Internet Banking e atendimentos via chatbots estão crescendo, com taxas de expansão acima dos 30% nos últimos anos. As pessoas querem ter acesso às inovações e a Inteligência Artificial, nesse contexto, tem tudo para ser o grande motor e facilitador das transações comerciais e financeiras.

Entre os diversos benefícios trazidos para os mecanismos de pagamento, por exemplo, podemos destacar a oportunidade de melhorar a análise de processos e maximizar a experiência dos consumidores – dois itens fundamentais para o sucesso e rentabilidade do setor.

A adoção dos recursos inteligentes facilitará a coleta, organização e análise das informações relativas às operações, otimizando a tomada de decisão. Ao reunir e combinar informações coletadas em diversas fontes e formatos, a tecnologia ajudará a aprimorar os insights estratégicos.

Isso é especialmente importante porque, com a ascensão do acesso à Internet e do comércio eletrônico, as empresas estão diante de um exponencial volume de informações. Nesse contexto, a Inteligência Artificial pode ser usada justamente para acelerar as análises e simplificar os processos de pagamentos em todos os modelos.

Além disso, o avanço da Inteligência Artificial significará melhorias que irão extrapolar o pagamento em si. Com a ajuda de modernos sistemas, as empresas terão a chance de ativar novas funções analíticas necessárias para a descoberta de padrões de consumo e, com isso, melhorar a assertividade de seus negócios. As soluções de pagamento poderão avaliar continuamente os padrões de compra, permitindo a criação de uma base estratégica de dados mais robusta, flexível e atualizada sempre com informações relevantes sobre os perfis dos consumidores.

Em outras palavras, estamos entrando em uma era na qual a computação de alto desempenho permitirá que as empresas tenham informações completas sobre seus clientes, sobre os produtos mais vendidos, sobre os hábitos de consumo e o planejamento das vendas. Nesse contexto, a aprendizagem de máquina e a inteligência artificial têm o potencial de revolucionar a forma como os pagamentos são processados, reduzindo os custos, melhorando a eficiência operacional e ampliando o valor estratégico das soluções de pagamento.

Para os consumidores, por sua vez, os recursos de Inteligência Artificial e Machine Learning significam uma nova era dos serviços, com muito mais comodidade e integração. A expectativa é que os modelos “e-Wallet” e QR Code ganhem cada vez mais espaço no Brasil, ampliando os pagamentos por meio de carteiras eletrônicas.

Em tempos de mobilidade, está claro que o ambiente digital exigirá mais rapidez e diversidade. Consumidores e empresas esperam ampliar os modelos de pagamento para novos formatos. À medida que o desenvolvimento de novas soluções baseadas em Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina avança, é natural que as empresas se sintam mais confortáveis para investir no uso de tecnologias diferenciadas em seu dia a dia. A indústria de meios de pagamento é uma das mais modernas do mundo e continuará, sem dúvida, promovendo importantes transformações nos modelos de consumo. O Brasil deverá despontar como um dos principais países do mundo nessa nova jornada digital. 

Por Rodrigo Ladeira, Diretor de Marketing da Ingenico para a América Latina


Leia também
Mulheres na TI: desafios e perspectivas para um futuro inclusivo
Mulheres na TI: desafios e perspectivas para um futuro inclusivo

O mês de março é dedicado para celebrar o Dia Internacional da Mulher, no entanto é essencial refletirmos sobre a […]

Gastos mundiais com TI crescerão 6,8% em 2024, prevê Gartner
Gastos mundiais com TI crescerão 6,8% em 2024, prevê Gartner

O Gartner prevê que as despesas mundiais com TI totalizarão 5 trilhões de dólares em 2024, representando um aumento de […]

A infraestrutura em nuvem: um motor de inovação e transformação corporativa
A infraestrutura em nuvem: um motor de inovação e transformação corporativa

A era digital trouxe uma oportunidade sem precedentes para promover novos modelos de negócios na internet, que se adaptam aos […]

TeamViewer anuncia integração com Lansweeper
TeamViewer anuncia integração com Lansweeper

A TeamViewer anuncia integração da plataforma de gestão de ativos de TI Lansweeper à tecnologia TeamViewer de monitoramento e gerenciamento […]

Na era dos dados: como processos de TI aceleram a construção de valor nas empresas
Na era dos dados: como processos de TI aceleram a construção de valor nas empresas

Estudo revela que investimentos em transformação digital nas companhias devem chegar a US$7,3 trilhões em 2023 Em um cenário global […]