Descubra como ser um CIO de sucesso na Era Digital

Descubra como ser um CIO de sucesso na Era Digital
Imagem:

Ao longo de nossa trajetória profissional, alguns momentos são decisivos e exigem ações práticas. Para os CIOs (Chiefs Information Officer), o atual avanço da Transformação Digital tem significado o surgimento de desafios nunca antes imaginados. O novo cenário demanda reinvenção de carreira até mesmo para profissionais experientes e reconhecidos.

A explicação para esse novo momento, evidentemente, é que há uma enorme pressão para que os líderes das áreas de TI apoiem as empresas em suas jornadas de transformação tecnológica. Não por acaso, segundo estudos, a rotatividade dos executivos de TI tem aumentado nos últimos anos, com as empresas buscando profissionais cada vez mais preparados para liderar a gestão de ambientes complexos e disruptivos. O fato é que o perfil do CIO mudou e, hoje, torna-se imperativo que mesmo os especialistas mais experientes busquem maneiras de desenvolver as novas competências exigidas pelas organizações.

Nesse contexto, é importante ressaltar que, à medida que a tecnologia ganha influência nos negócios, os CIOs precisam ir além de suas especializações em TI, assumindo novos papeis e funções no cenário corporativo. Mais do que uma posição da área técnica, este é um cargo cada vez mais estratégico também no que diz respeito ao sucesso das empresas em temas como inovação de produtos, segurança e controle interno das organizações. Para deixar essa visão mais clara, basta notarmos que, de acordo com estudos mundiais, 67% das empresas do planeta consideram a transformação digital dos negócios como algo urgente e 77% das organizações avaliam que o sucesso de suas operações e também de seus produtos depende da performance das iniciativas de TI.

Isso quer dizer, portanto, que os líderes de hoje em dia precisam agir de maneira assertiva, garantindo o equilíbrio e a eficiência dos recursos necessários para o funcionamento de todo o ecossistema de negócios de suas companhias. Sendo assim, os profissionais devem investir em ações que os ajudem a analisar quais são as opções e caminhos disponíveis para compreender as novas ferramentas e estruturas de tecnologia e, ao mesmo tempo, descobrir como aplicar esses recursos no dia a dia das empresas.

Evidentemente, existem várias táticas para que CIOs consigam se preparar para essa nova realidade. Para que eles tenham sucesso, todavia, é essencial que os profissionais entendam de antemão que, apesar de toda a experiência acumulada, o mercado está mudando num ritmo muito acelerado e a qualificação contínua deve ser sempre trabalhada como prioridade.

Nesse contexto, participar de programas de capacitação, reuniões, encontros e atividades voltadas à apresentação de temas alinhados às demandas das empresas são maneiras simples e práticas de gerar aproximação com o mercado e expandir a rede de contatos.  Outra questão vital para os profissionais de TI é justamente a criação de uma rede que envolva nomes importantes do setor. Ao seguir ou formar um grupo de networking qualificado, com experts e exemplos de destaque para o setor, o profissional pode ganhar uma fonte confiável de dicas e oportunidades, avaliando possíveis tendências e pontos a serem melhorados.

Costumo sempre recomendar que é fundamental estar aberto para novas informações e oportunidades. O profissional de sucesso será o que estiver atento e preparado para fazer leituras de negócio do cenário ao seu redor. Dessa forma, os líderes ganham chances para antecipar os conceitos de TI mais inovadores e para descobrir possíveis parceiros estratégicos que os ajudem a simplificar e otimizar o desempenho das redes de forma mais econômica e eficiente em suas futuras rotinas de trabalho.

Outro ponto importante é que, em tempos de alta eficiência tecnológica, os CIOs têm a missão de perceber que ser responsável pela performance de uma grande operação também exige a necessidade de propor a cooperação e a visão em longo prazo como parte de seus planos de ação.

Ao se preparem e reforçarem suas habilidades para explorarem tecnologias mais complexas e estratégicas, os líderes poderão se posicionar como ‘ativos’ estratégicos para as empresas. Por isso, os CIOs que souberem entender a mudança cultural e tecnológica impulsionada pela Transformação Digital serão aqueles que assumirão destaque como especialistas realmente aptos a ajudarem as empresas em suas jornadas de evolução.

Na prática, os líderes devem ajustar suas percepções sobre os negócios digitais e agir com precisão para aprimorar a integração entre a TI e os demais objetivos das organizações. Em 2019, teremos uma maior procura por liderança empresarial e por profissionais capazes de tomar decisões que impulsionem os negócios da empresa. A tecnologia deu um salto nos últimos anos, basta estarmos todos atentos para seguir a mesma onda de mudança. 

 

Por Sandra Maura, CEO da TOPMIND


Leia também
Mulheres na TI: desafios e perspectivas para um futuro inclusivo
Mulheres na TI: desafios e perspectivas para um futuro inclusivo

O mês de março é dedicado para celebrar o Dia Internacional da Mulher, no entanto é essencial refletirmos sobre a […]

Gastos mundiais com TI crescerão 6,8% em 2024, prevê Gartner
Gastos mundiais com TI crescerão 6,8% em 2024, prevê Gartner

O Gartner prevê que as despesas mundiais com TI totalizarão 5 trilhões de dólares em 2024, representando um aumento de […]

A infraestrutura em nuvem: um motor de inovação e transformação corporativa
A infraestrutura em nuvem: um motor de inovação e transformação corporativa

A era digital trouxe uma oportunidade sem precedentes para promover novos modelos de negócios na internet, que se adaptam aos […]

TeamViewer anuncia integração com Lansweeper
TeamViewer anuncia integração com Lansweeper

A TeamViewer anuncia integração da plataforma de gestão de ativos de TI Lansweeper à tecnologia TeamViewer de monitoramento e gerenciamento […]

Na era dos dados: como processos de TI aceleram a construção de valor nas empresas
Na era dos dados: como processos de TI aceleram a construção de valor nas empresas

Estudo revela que investimentos em transformação digital nas companhias devem chegar a US$7,3 trilhões em 2023 Em um cenário global […]