Organização em empresas de TI: 5 dicas para manter o seu negócio bem estruturado

Tecnologia da Informação
Imagem: Freepik

Quando falamos em corporações com foco em tecnologia, manter o ritmo de trabalho organizado é ainda mais importante. Normalmente, nesse tipo de empresa os profissionais lidam com projetos de grande complexidade técnica, além do ritmo acelerado de trabalho e inovação, por isso é preciso que o gestor conheça bem o negócio e saiba direcionar de maneira correta os fluxos de serviço. 

Segundo um levantamento recente da Associação de Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-PR), o número de empresas de TI criadas entre 2012 e 2021 foi triplicado no Brasil, de 13,4 mil novas empresas criadas em 2012 saltou para 36,9 mil em 2022. Para sobreviver em um mercado competitivo, uma empresa de TI precisa planejar seus passos e saber como organizar suas diferentes áreas. Veja cinco recomendações para organizar uma empresa de TI para que ela mantenha um desenvolvimento saudável. 

1 – Conhecer o nicho de mercado 

As empresas de TI não são iguais, é comum colocarmos todas elas dentro do mesmo segmento. Há corporações que desenvolvem tecnologia para RHs, outras que trabalham com inovações para área médica, ainda existem as que atendem indústrias ou as especialistas em Inteligência Artificial e Data Analytics. É fundamental conhecer bem o seu público-alvo e o produto que desenvolve para pensar em como organizar os departamentos para obter os melhores resultados dos colaboradores. 

2 – Foco no gerenciamento de projetos 

Independente do nicho que uma empresa de TI atue, contar com um departamento estruturado de gerenciamento de projetos é um dos primeiros passos para ter uma boa organização dentro da corporação. As grandes empresas de TI trabalham frequentemente com projetos de desenvolvimento de software, implementação de sistemas ou serviços personalizados e é imprescindível ter um setor de projetos organizado para cumprir os prazos e atender às expectativas dos clientes. 

3 – Segurança de dados 

Ao pensar na organização dos setores de TI, o gestor deve despender maior tempo com a segurança de dados. Existem muitas informações sigilosas tanto da empresa quanto dos clientes guardadas em bancos de dados, por isso a atenção com o gerenciamento dos dados e com sua segurança deve ser uma preocupação constante. O ideal é contratar uma equipe com experiência em segurança cibernética e, se houver necessidade, buscar os serviços de uma consultoria externa. 

4 – Colaboração interdisciplinar 

Em empresas de TI há uma diversidade de profissionais trabalhando juntos, além dos profissionais de tecnologia existem outros como de RH, administração, marketing. A organização adequada facilita a colaboração interdisciplinar entre os funcionários eo gestor deve investir em uma abordagem integrada para resolver problemas e alcançar objetivos comuns. 

5 – Fluxo de comunicação 

O líder de uma empresa de TI deve estabelecer uma política de comunicação clara, comunicando mudanças em projetos, na estrutura do time e dando feedback para os colaboradores sobre resultados. O ideal é que o CEO mantenha reuniões frequentes com os gestores dos departamentos e também com toda a equipe para ouvir sugestões e fazer trocas com as pessoas. 

*Por: Otto Pohlmann, CEO da Centric Solution


Leia também
Mulheres na TI: desafios e perspectivas para um futuro inclusivo
Mulheres na TI: desafios e perspectivas para um futuro inclusivo

O mês de março é dedicado para celebrar o Dia Internacional da Mulher, no entanto é essencial refletirmos sobre a […]

Gastos mundiais com TI crescerão 6,8% em 2024, prevê Gartner
Gastos mundiais com TI crescerão 6,8% em 2024, prevê Gartner

O Gartner prevê que as despesas mundiais com TI totalizarão 5 trilhões de dólares em 2024, representando um aumento de […]

A infraestrutura em nuvem: um motor de inovação e transformação corporativa
A infraestrutura em nuvem: um motor de inovação e transformação corporativa

A era digital trouxe uma oportunidade sem precedentes para promover novos modelos de negócios na internet, que se adaptam aos […]

TeamViewer anuncia integração com Lansweeper
TeamViewer anuncia integração com Lansweeper

A TeamViewer anuncia integração da plataforma de gestão de ativos de TI Lansweeper à tecnologia TeamViewer de monitoramento e gerenciamento […]

Na era dos dados: como processos de TI aceleram a construção de valor nas empresas
Na era dos dados: como processos de TI aceleram a construção de valor nas empresas

Estudo revela que investimentos em transformação digital nas companhias devem chegar a US$7,3 trilhões em 2023 Em um cenário global […]