Gastos globais de governos com TI crescerão 8% em 2023, prevê Gartner

Tecnologia da Informação
Imagem: Freepik

Segundo a mais recente pesquisa do Gartner, os gastos governamentais com TI no mundo irão totalizar US$ 589,8 bilhões em 2023, apresentando um aumento de 7,6% em relação a 2022.

“Desafios globais como inflação, escassez de força de trabalho e suas repercussões locais estão testando as habilidades dos CIOs (Chief Information Officers) do governo para responder com mecanismos apropriados a prestação de serviços e a responsabilidade organizacional”, afirma Apeksha Kaushik, analista e diretor do Gartner. “Além disso, a grande renúncia e a demanda concorrente do setor comercial forçaram os governos a reexaminar suas abordagens para contrabalançar a escassez interna de talentos”.

Em 2023, os órgãos governamentais irão manter o compromisso de investir em programas digitais. “Os governos estão gastando cada vez mais seus orçamentos de TI para substituir aplicativos legados. A Pesquisa Executiva do Gartner mostra que 57% dos CIOs que atuam em governos planejam aumentar o investimento para a modernização de aplicativos em 2023, aumentando em 42% os números de 2022″, diz Kaushik.

Este ano, eles também garantirão que seus projetos digitais tenham impacto na missão. Um número crescente de instituições governamentais já está implementando pelo menos uma métrica digital vinculada diretamente aos resultados associados ao propósito ou missão pública de sua organização. Até 2026, o Gartner prevê que mais de 75% dos governos avaliarão o sucesso da transformação digital medindo o impacto duradouro da missão.

Software permanecerá no segmento de maior gasto em 2023

Em 2023, o setor de software continuará a ser o segmento de maior crescimento em 2023. Os investimentos em modernização de aplicativos aumentarão com o suporte de mais ofertas de soluções baseadas em software como serviço. O uso de plataformas de aplicativos de baixo código (LCAPs) também está aumentando e acelerará ainda mais os esforços de modernização do legado. 

Pesquisa - Gartner
Divulgação

 

Os gastos dos governos com serviços de TI continuarão inabaláveis ??em 2023. “Restrições de remuneração e recursos limitados para atrair e reter talentos dessa área estão se tornando um desafio ainda maior hoje, já que muitos governos estão enfrentando escassez de profissionais de TI”, acrescenta Kaushik.

Para continuar modernizando e inovando infraestruturas e aplicativos críticos de TI, alguns órgãos governamentais adotarão uma estratégia de força de trabalho de várias fontes, otimizando o uso de talentos internos e investindo em ferramentas de experiência do funcionário para capacitar e estimular a inovação, bem como fazer parcerias com provedores de serviços de TI externos para acelerar e valorizar o tempo. 

Ao longo de 2023, as organizações governamentais continuarão investindo em iniciativas que melhorem o acesso aos serviços digitais, pois os constituintes exigem cada vez mais experiências equivalentes aos clientes online. Embora a transformação digital continue sendo uma prioridade para os governos, alguns CIOs indicaram que não estão obtendo o máximo de benefícios de seus investimentos digitais.

“Os CIOs do governo que estão indo além do dimensionamento de soluções digitais em seus serviços críticos estão garantindo que mais investimentos em soluções digitais possam impactar diretamente como eles alcançam a missão ou o objetivo público de sua organização”, destaca Kaushik.

O Gartner for Information Technology Executives fornece informações objetivas e acionáveis ??aos CIOs e líderes de TI, para ajudá-los a conduzir suas organizações por meio da transformação digital e liderar o crescimento dos negócios. Saiba como as principais tendências do governo irão promover impacto estratégico em 2023 e além, no e-book gratuito do Gartner Top Technology Trends 2023: Government.

*Fonte: Gartner

 


Leia também