TI

Confira 5 dicas importantes para desenvolver profissionais de TI

Demanda do mercado de TI cresce e déficit de profissionais capacitados pode se aproximar de 800 mil até 2025

De acordo com pesquisa da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação de Tecnologias Digitais (Brasscom), o déficit de profissionais de TI deve chegar a 797 mil no ano de 2025. Uma das respostas para isso é o fato de a formação de profissionais capacitados não acompanhar o ritmo da demanda de mercado, isto é: faltam colaboradores qualificados.

Continua após o anúncio

Existe mão de obra especializada na área, porém, essa mão de obra já está empregada. Ao mesmo tempo, há muitos profissionais em início de carreira disponíveis, sem nenhuma ou com pouca experiência profissional, o que dificulta a inserção deles no mercado. É o que explica Gabriel Barros, sócio da nav9, tech solving partner que planeja, desenvolve e entrega experiências centradas no usuário.

“Em relação à quantidade, há um número suficiente, mas, em relação à experiência, muitas vezes as vagas demoram a ser preenchidas pela falta dela. Existe o mito de que é fácil trabalhar com tecnologia, porque muitos desses profissionais ficam em casa, apenas com o computador. Porém, o que muitas pessoas não compreendem é que trabalhar com tecnologia é resolver problemas constantemente, inclusive, ficando horas testando diversas possibilidades de solução. E encontrar pessoas com experiência nessa dinâmica é um desafio”, ressalta Barros. 

Atenta a este cenário, a nav9 identificou fatores que facilitam o desenvolvimento profissional de programação. Entre eles, estão programas de estágio, desenvolvimento de projetos da realidade profissional e acesso a informações que permitem que esses profissionais tenham uma visão ampla sobre o mercado.

“Saber o fundamento em si é importante, porém, identificar qual teoria será utilizada em cada produto é determinante para se tornar um bom profissional e trazer resultados relevantes. Aqui nós temos essa preocupação constante de não só contratar, mas de oferecer uma formação eficiente, que proporcione aos nossos colaboradores não apenas evolução na empresa, mas na carreira deles como um todo”, afirma Matheus Danemberg, fundador da nav9.

Confira abaixo as principais dicas para alavancar a carreira de profissionais de TI:

1- Programas de estágio

É por meio deles que novos profissionais são formados e expostos às situações do dia a dia corporativo. Nesse período, será possível participar do desenvolvimento de novos projetos, com supervisão, e acompanhar o trabalho de especialistas de perto, o que torna mais compreensível a teoria ensinada em sala de aula. 

2- Desenvolver projetos

Nas universidades o aluno aprende como resolver problemas, na teoria. Entretanto, é durante o expediente de trabalho que as dúvidas surgem e que os profissionais aprendem como lidar com elas. Conclusão: para se destacar no mercado, não basta entender a teoria, é preciso “colocar a mão na massa” e praticar o que aprendeu para adquirir experiência.

3- Entender qual a necessidade dos usuários

Saber qual a necessidade dos usuários que vão utilizar a plataforma desenvolvida é fundamental para o sucesso de uma pessoa programadora. Por isso, realizar testes após o desenvolvimento de qualquer plataforma deve se tornar uma regra no dia a dia desses profissionais.

4- Conhecer as funções das ferramentas

Além de resolver problemas e executar as atividades propostas, é preciso saber para que servem as ferramentas de programação. O bom profissional vai além de um simples executor, ele sabe como utilizar as técnicas em diferentes situações.

5- Conhecer os códigos de programação

Muitas vezes a pessoa programadora pode precisar identificar os códigos utilizados por outra pessoa na hora de programar um site ou página. Por isso, ter esse conhecimento é um diferencial importante na hora de criar um novo projeto. É preciso estar à frente da concorrência, participando de cursos livres, estudando outros códigos, acompanhando videoaulas e se capacitando sempre, para entender como funcionam diferentes tipos de processos. 

 

*Imagem: pressfoto no Freepik


Leia também
3 dicas para contratar profissionais de TI

3 dicas para contratar profissionais de TI

Mais um ano acabou, 2023 já começou, mas alguns desafios permanecem os mesmos ou tendem a ficar mais áridos. No caso das...

O que esperar do mercado de tecnologia para diferentes segmentos em 2023

O que esperar do mercado de tecnologia para diferentes segmentos em 2023

O mercado de tecnologia vem ganhando grande notoriedade nos últimos anos. Somente no terceiro trimestre de 2022, a área...

Framework desenvolvido pela Datum TI promete ser decisivo para a retenção de talentos

Framework desenvolvido pela Datum TI promete ser decisivo para a retenção de talentos

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), foram realizados 6,17 milhões de pedidos de demissão entre...

4 ações de uma provedora de TI que auxiliam as grandes empresas a se manterem atualizadas

4 ações de uma provedora de TI que auxiliam as grandes empresas a se manterem atualizadas

Com a tecnologia cada vez mais sendo parte integral de uma empresa, ela precisa estar constantemente atualizada. Essas atualizações...

Ver mais

Nenhum comentário no momento

Deixe um comentário