TI

Pesquisa da Dynatrace com CIOs revela os desafios que as organizações enfrentam à medida que a complexidade da Nuvem aumenta

Quase três quartos dos mais de 1.300 CIOs entrevistados dizem que a explosão de dados produzidos por infraestruturas nativas da Nuvem está além da capacidade humana de gerenciamento

Continua após o anúncio

A Dynatrace anuncia os resultados de sua mais recente pesquisa global independente com 1.303 diretores e líderes das áreas de Nuvem e TI em grandes organizações. As descobertas mostram que, à medida que a mudança em direção às arquiteturas nativas da Nuvem se acelera, os dados gerados por esses ambientes superam a capacidade das soluções atuais de produzir análises significativas. Os CIOs observaram que suas equipes contam com várias soluções de monitoramento e análise de dados diferentes para manter a observabilidade e a segurança, tornando difícil extrair respostas rapidamente e impulsionar a transformação digital. O relatório "Como domar a explosão de dados e superar a complexidade da Nuvem", com a pesquisa global da Dynatrace com CIOs, está disponível aqui (em inglês). 

A pesquisa revela o seguinte: 

- 71% dos CIOs afirmam que a explosão de dados produzidos por pilhas tecnológicas nativas da Nuvem está além da capacidade humana de gerenciamento. 

- Mais de três quartos (77%) dos CIOs dizem que seu ambiente de TI muda uma vez a cada minuto ou menos. 

- Os CIOs destacam que suas equipes usam uma média de 10 ferramentas de monitoramento em suas infraestruturas de tecnologia, mas têm observabilidade em apenas 9% de seu ambiente. 

- 59% dos CIOs avaliam que, sem uma abordagem mais automatizada para as operações de TI, suas equipes podem ficar sobrecarregadas com a crescente complexidade de sua infraestrutura em Nuvem. 

- 64% dos CIOs dizem que ficou mais difícil atrair e reter operações de TI e profissionais de DevOps qualificados o suficiente para gerenciar e manter suas aplicações nativas da Nuvem. 

"Arquiteturas Multicloud e nativas da Nuvem são essenciais para ajudar as organizações a atingir suas metas de transformação digital", diz Bernd Greifeneder, Fundador CTO da Dynatrace. "Embora as organizações se beneficiem da flexibilidade e escala que essas tecnologias trazem, a explosão dos dados de observabilidade e segurança que elas produzem é cada vez mais difícil de gerenciar e analisar. As ferramentas existentes – e pode haver dezenas delas – mantêm os dados em silos, tornando difícil e caro desbloquear insights quando as organizações precisam deles. Como resultado, eles lutam para alcançar os mais altos padrões de segurança e performance em seus serviços digitais." 

As conclusões adicionais da pesquisa incluem: 

- 45% dos CIOs dizem que é muito caro gerenciar o grande volume de dados de observabilidade e segurança usando soluções de análise existentes, mantendo, portanto, apenas o que é mais crítico. 

- Em média, as organizações capturam apenas 10% dos dados de observabilidade para consultas e análises. 

- Quase dois terços (63%) dos líderes afirmam que os custos e atrasos causados ??pela reindexação e reidratação tornam difícil liberar valor da quantidade crescente de dados que capturam. 

- 43% dos CIOs dizem que as abordagens atuais para ingestão e armazenamento de dados de observabilidade não atenderão às suas necessidades futuras. 

- 93% dos diretores e gestores dizem que recursos de AIOps e automação são cada vez mais vitais para aliviar a escassez de profissionais de TI, desenvolvimento e segurança qualificados e reduzir o risco de as equipes ficarem esgotadas pela complexidade dos ambientes modernos de nuvem e desenvolvimento.  

"Em meio a um mar de dados, os registros individuais são muito mais valiosos quando se retêm o contexto, e é por isso que as equipes investem tanto esforço tentando correlacionar diferentes fluxos", acrescenta Greifeneder. "Mas as abordagens manuais de hoje são muito reativas e lentas, e perdem os insights mais importantes. As equipes precisam urgentemente de uma nova abordagem para análise e gerenciamento de dados de observabilidade e segurança. A Inteligência Artificial e a automação devem sustentar essa abordagem e devem ser capazes de unificar todos os dados e manter seus relacionamentos e dependências intactos. Isso permitirá que as organizações maximizem o valor de seus dados e pessoas, reduzindo o tempo gasto em tarefas manuais mundanas e permitindo uma inovação mais rápida e segura." 

O relatório é baseado em uma pesquisa global com 1.303 CIOs e profissionais seniores de TI envolvidos no gerenciamento de operações de Nuvem e TI em grandes empresas com mais de 1.000 funcionários, conduzida pela Coleman Parkes e encomendada pela Dynatrace. A amostra incluiu 200 entrevistados nos Estados Unidos, 100 na América Latina, 603 na Europa, 150 no Oriente Médio e 250 na região da Ásia-Pacífico. 

*Imagem: rawpixel.com no Freepik


Leia também
Framework desenvolvido pela Datum TI promete ser decisivo para a retenção de talentos

Framework desenvolvido pela Datum TI promete ser decisivo para a retenção de talentos

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), foram realizados 6,17 milhões de pedidos de demissão entre...

4 ações de uma provedora de TI que auxiliam as grandes empresas a se manterem atualizadas

4 ações de uma provedora de TI que auxiliam as grandes empresas a se manterem atualizadas

Com a tecnologia cada vez mais sendo parte integral de uma empresa, ela precisa estar constantemente atualizada. Essas atualizações...

Automação para gerenciar a infraestrutura de TI dos serviços financeiros na era do Multicloud

Automação para gerenciar a infraestrutura de TI dos serviços financeiros na era do Multicloud

Na grande maioria dos setores, as primeiras preocupações sobre a migração dos dados para a Nuvem começaram anos...

85% dos líderes de infraestrutura e operações esperam aumentar a automação em três anos

85% dos líderes de infraestrutura e operações esperam aumentar a automação em três anos

Segundo dados da recente pesquisa do Gartner, cerca de 85% dos líderes de infraestrutura e operações (I&O) que...

Ver mais

Nenhum comentário no momento

Deixe um comentário