Por que investir em um software personalizado?

Software
Imagem:

Muita gente já percebeu que uma empresa que não possui um software personalizado está longe de se manter atualizada e competitiva no mercado. O que ninguém conta é: porque investir em um software? 

De maneira geral, um software é um processo estruturado e planejado que atende às necessidades da empresa. Portanto, quando você tem um problema e precisa resolvê-lo, você deve optar por desenvolver um software personalizado

Softwares, comumente chamados de “sistema”, auxiliam na eliminação de erros humanos e elevam a eficácia e a produtividade dos processos que são necessários para um bom desempenho do negócio. Ele facilita a conclusão de tarefas, o controle de atividades e a organização dos procedimentos. Desta forma, um sistema pensado de acordo com as necessidades da sua empresa ajuda na redução de trabalho desnecessário. 

Quais as vantagens do software personalizado?

Não vou mentir para você, sabemos que um software personalizado pode envolver um alto investimento de dinheiro. Entretanto, dia após dia, as vantagens são infinitamente maiores, e o ROI (Retorno sobre o Investimento) faz a experiência valer a pena. 

Possibilidade de novos serviços

A tecnologia sempre possibilitou a potencialização das capacidades humanas. Dia após dia, uma nova tecnologia é criada e então, abre-se um novo leque infinito de aplicações práticas para utilizá-la.

Pensando nisso, com os avanços da internet, dos smartphones e dos computadores, novas oportunidades surgiram. Por exemplo, agora é possível, de forma automática, se comunicar com seus consumidores e enviar a eles lembretes relacionados com a sua empresa, como por exemplo, cobranças referentes à mensalidades ou uma pendência no envio de documentos, entre outras coisas.

Alguns processos que muitas vezes eram inviáveis de serem realizados manualmente, agora podem ser feitos de maneira rápida e automatizada, tudo isso graças ao avanço da tecnologia. Estes são apenas alguns exemplos de como o uso comum da tecnologia cria a possibilidade de otimização de algumas tarefas e até mesmo, novos serviços, como por exemplo, um cliente conseguir acompanhar o cardápio completo de um restaurante do conforto de sua casa.

Não seja refém de softwares prontos

O principal “rival” do desenvolvimento de um software personalizado é a contratação de um que já exista. No entanto, softwares prontos nascem com o intuito de atender o maior número de pessoas possível, ao mesmo tempo. Portanto, eles focam em algum segmento de mercado e se propõem a resolver um problema apresentado pelo público deste segmento. 

A vantagem da contratação do software pronto é, sem dúvida, o custo reduzido, tendo em vista que o valor total é compartilhado por várias pessoas. Em contrapartida, as desvantagens são inúmeras. A empresa se sente obrigada a se adequar às limitações do software, nunca ao contrário, e assim, fica refém da empresa que o desenvolveu. 

Vamos entender um pouco mais sobre? Pense no mercado de e-commerce. Existem várias plataformas disponíveis, cada uma apresenta sua vantagem e sua desvantagem. Quando o dono de um varejo virtual está insatisfeito ele pode facilmente se adequar a outra plataforma disponível. Porém, sempre terá que se adaptar às limitações e possibilidades de uma nova plataforma.

Se você realmente quer se destacar e tem uma visão única do seu negócio, você pode ter dificuldades em encontrar um software pronto que atenda às suas necessidades, por isso, é sempre melhor optar por desenvolver um software personalizado às suas demandas.

Crie uma experiência única para o seu cliente

Como uma empresa se destaca de seus concorrentes? Mesmo que inúmeras coisas sejam parecidas, deve existir algo que a diferencie. O seu negócio deve ser único, e o software personalizado pode acompanhar e evidenciar a sua vantagem competitiva.

Ofereça aos seus clientes uma experiência única e inesquecível. Seja um painel, um aplicativo, ou um site, você pode colocar a alma da sua empresa no seu software e assim, fidelizar cada vez mais clientes.

Transforme o olhar do cliente

Quando uma empresa decide inovar, ela deixa claro para o mundo que não está de acordo com o status quo, e se posiciona dentro de uma busca incessante para sempre melhorar seu serviço ou produto para seu público-alvo, e acredite, os cliente reparam e reconhecem isso.

Ao investir no desenvolvimento de um software personalizado a empresa está, acima de tudo, buscando a melhor forma de atender seus consumidores. Desta forma, unindo a dedicação com a experiência personalizada, é inevitável que os clientes passem a enxergar a empresa de um jeito diferente.

Otimize a produtividade da sua empresa

A rotina é a base de funcionamento de uma empresa, e assim, várias tarefas têm de ser realizadas em uma certa ordem. Cada tarefa tem um objetivo que precisa ser alcançado para garantir a qualidade do processo de forma geral e a satisfação do cliente. 

O que pouca gente percebe é que, muitos desses processos podem – e devem – ser otimizados ou até mesmo substituídos pelo uso da tecnologia. Tarefas repetitivas podem ser automatizadas, enquanto outras tarefas podem se utilizar de mecanismos chave para facilitar o trabalho da sua equipe. Assim, os colaboradores podem focar em operações que sejam mais cognitivas e estratégicas e ter mais tempo para pensar no que mais importa: a satisfação do público-alvo.

O que você está esperando para escancarar a vantagem competitiva da sua empresa e satisfazer as necessidades do seu cliente, oferecendo uma experiência única e agradável a eles? Procure uma empresa de desenvolvimento de softwares personalizados. Por Geovana de Paula, analista de marketing da empresa Mestres da Web. 

*Imagem: Pexels


Leia também
Mulheres na TI: desafios e perspectivas para um futuro inclusivo
Mulheres na TI: desafios e perspectivas para um futuro inclusivo

O mês de março é dedicado para celebrar o Dia Internacional da Mulher, no entanto é essencial refletirmos sobre a […]

Gastos mundiais com TI crescerão 6,8% em 2024, prevê Gartner
Gastos mundiais com TI crescerão 6,8% em 2024, prevê Gartner

O Gartner prevê que as despesas mundiais com TI totalizarão 5 trilhões de dólares em 2024, representando um aumento de […]

A infraestrutura em nuvem: um motor de inovação e transformação corporativa
A infraestrutura em nuvem: um motor de inovação e transformação corporativa

A era digital trouxe uma oportunidade sem precedentes para promover novos modelos de negócios na internet, que se adaptam aos […]

TeamViewer anuncia integração com Lansweeper
TeamViewer anuncia integração com Lansweeper

A TeamViewer anuncia integração da plataforma de gestão de ativos de TI Lansweeper à tecnologia TeamViewer de monitoramento e gerenciamento […]

Na era dos dados: como processos de TI aceleram a construção de valor nas empresas
Na era dos dados: como processos de TI aceleram a construção de valor nas empresas

Estudo revela que investimentos em transformação digital nas companhias devem chegar a US$7,3 trilhões em 2023 Em um cenário global […]