TI: Pesquisa global sobre desafios para o uso de dados nos negócios é divulgada pela ASG Technologies

Digitando no teclado de computador
Imagem:

A ASG Technologies Group, Inc anuncia os resultados de sua pesquisa anual sobre o uso de dados nas organizações. Produzido em escala global, o estudo ouviu mais de 150 profissionais de Tecnologia da Informação (TI) de companhias com mais de 500 funcionários para entender quais barreiras impedem uma utilização adequada dos dados. A análise indica que quase metade dos profissionais (45%) ainda acredita que suas empresas não conseguem extrair o total valor dos dados na rotina de trabalho. Além disso, 63% dos entrevistados afirmam que suas operações utilizaram dados imprecisos, desatualizados ou ruins como fonte de informação para a tomada de decisões no último ano.

“Os dados são os ativos mais valiosos e regulamentados da maioria das organizações. Apesar disso, muitas empresas ainda têm um entendimento incipiente em relação à origem e ao grau de confiança de seus dados”, afirma Paulo Padrão, Vice-Presidente Sênior & General Manager LATAM da ASG Technologies. O executivo avalia que a falta de políticas e estruturas para a análise correta de dados é, cada vez mais, um dos principais fatores para o desperdício do tempo e dinheiro, além de causar prejuízos à eficiência das modernas operações baseadas em informações e processos digitais.

De fato, 64% dos entrevistados dizem que a utilização de dados incorretos adicionou custos à empresa, gerando repercussões como a perda de oportunidades de negócios (53%), perda de tempo em um projeto (43%), multas por falta de conformidade (37%) e necessidade de reverter uma decisão comercial anterior (29%).

Segundo os entrevistados, a principal barreira que as organizações enfrentam atualmente é em relação ao acesso dos dados corretos. Essa descoberta aponta para a necessidade de criação e automatização dos processos de inventário e gestão de dados, elevando o potencial de uso dos registros. Além disso, os profissionais também apontaram o risco de manterem suas estruturas em desconformidade com os regulamentos de privacidade – ressaltando que essa dificuldade, por sua vez, pode causar um efeito em cadeia nos processos de gerenciamento de dados.

Nesse cenário, os profissionais ouvidos pela pesquisa anual da ASG Technologies indicam que um obstáculo para a maximização do uso de dados na rotina corporativa é a falta de ferramentas e processos que tornem suas ações mais eficazes e assertivas. No geral, 34% dos entrevistados dizem que gastam de 16 a 20 horas por semana apenas para localizar, gerenciar e colher manualmente as informações dos dados registrados. Esse excesso de trabalho manual indica que os usuários não têm as ferramentas necessárias para um ecossistema automatizado e cada vez mais digital.

O cenário indica que muitas organizações implementaram processos e ferramentas básicas de gerenciamento de dados, mas poucas amadureceram. “Sem um inventário de dados, 4 em cada 10 organizações não sabem quais dados possuem. Além disso, apenas metade (52%) das organizações atualmente praticam governança de dados, o que significa que elas não possuem o uso e modelagem dos dados sob controle”, diz Padrão. Menos de um terço (29%) das empresas pratica a linhagem de dados, o que significa que não sabem o suficiente sobre suas informações para confiar nelas.

Esses resultados mostram que a maioria das organizações ainda não possui a inteligência de dados necessária para extrair todo o valor dos registros. Elas precisam de boas práticas para administrar esses dados, permitir o seu compartilhamento e depois extrair valor deles – sabendo que são confiáveis e acessíveis.

Por outro lado, a pesquisa indica que os dados estão em evidência como forma de gerar novas oportunidades. De acordo com os entrevistados, não há mais dúvida sobre a importância dos dados. A questão, agora, está em como obter o valor máximo de seus investimentos em gerenciamento de informações.

Para resolver esse ponto, merecem destaque a democratização e a alfabetização de dados. Essas são duas chaves para aproveitar o valor dos dados. O estudo da ASG Technologies em 2020 revela, porém, que essas são duas áreas em que as empresas não estão progredindo rápido o suficiente. Apesar da popularidade do tema, a democratização dos dados ainda está em sua fase inicial, uma vez que o departamento de TI continua sendo, de longe, o principal foco de uso dos dados nas empresas. Menos de um quarto (23%) dos entrevistados afirmam que os cientistas de dados ou usuários de negócios de fora da área de tecnologia já exploram os recursos dos dados para obter informações em suas organizações.

Além disso, a alfabetização de dados é uma grande barreira para as empresas. Menos de 40% dos entrevistados acreditam que apenas metade de sua equipe possui as habilidades necessárias para fazer uso dos dados. Embora muitas dessas habilidades sejam voltadas ao gerenciamento técnico de dados, o levantamento indica que ainda há várias oportunidades totalmente abertas em relação à tomada de decisões de negócios.

“Vale destacar que a solução de Data Intelligence da ASG Technologies ajuda a resolver esses problemas identificando, controlando e catalogando os dados de toda a empresa, para que possam ser facilmente encontrados, compartilhados e utilizados com segurança”, diz o executivo. Atendendo as demandas das maiores organizações do mundo, a ferramenta permite a construção de uma abordagem mais inteligente para apoiar estratégias de gerenciamento dos registros em todos os momentos. Com o Data Intelligence da ASG Technologies, os dados corporativos podem ser usados para conduzir decisões importantes e para gerar valor aos negócios. 

 

*Imagem: Pixabay/Fancycrave1


Leia também
Mulheres na TI: desafios e perspectivas para um futuro inclusivo
Mulheres na TI: desafios e perspectivas para um futuro inclusivo

O mês de março é dedicado para celebrar o Dia Internacional da Mulher, no entanto é essencial refletirmos sobre a […]

Gastos mundiais com TI crescerão 6,8% em 2024, prevê Gartner
Gastos mundiais com TI crescerão 6,8% em 2024, prevê Gartner

O Gartner prevê que as despesas mundiais com TI totalizarão 5 trilhões de dólares em 2024, representando um aumento de […]

A infraestrutura em nuvem: um motor de inovação e transformação corporativa
A infraestrutura em nuvem: um motor de inovação e transformação corporativa

A era digital trouxe uma oportunidade sem precedentes para promover novos modelos de negócios na internet, que se adaptam aos […]

TeamViewer anuncia integração com Lansweeper
TeamViewer anuncia integração com Lansweeper

A TeamViewer anuncia integração da plataforma de gestão de ativos de TI Lansweeper à tecnologia TeamViewer de monitoramento e gerenciamento […]

Na era dos dados: como processos de TI aceleram a construção de valor nas empresas
Na era dos dados: como processos de TI aceleram a construção de valor nas empresas

Estudo revela que investimentos em transformação digital nas companhias devem chegar a US$7,3 trilhões em 2023 Em um cenário global […]