5 armadilhas que executivos de TI devem evitar para serem bem-sucedidos

5 armadilhas que executivos de TI devem evitar para serem bem-sucedidos
Imagem:

Os novos CIOs (Chief Information Officers) devem procurar informações e tentar aprender com os erros comuns de quem já viveu a experiência de se tornar um líder de tecnologia para, de fato, se prepararem de forma ainda mais eficiente para as novas demandas desta função.

Segundo analistas do Gartner, essa pode ser a principal dica para que os profissionais evitem maiores dificuldades no comando de áreas de TI. O Gartner alerta que se você for um novato na função de CIO ou um profissional experiente, o primeiro dia em uma nova companhia certamente reservará algumas surpresas, desafios esperados e, provavelmente, muita papelada para ler.

“No seu primeiro dia como novo CIO, há algumas situações potencialmente prejudiciais que se abrem à sua frente”, diz Kelly Calhoun Williams, Vice-Presidente de Análise do Gartner. “A boa notícia é que os CIOs mais experientes já experimentaram repetidamente essas situações, e você pode se preparar buscando essas histórias.”

De acordo com o Gartner, as cinco dicas que os líderes de TI deveriam seguir para evitar armadilhas comuns e alcançar sucesso em sua jornada são:

  1. Redirecione o ego para a eficácia – Embora você tenha demonstrado à direção da empresa que você é a pessoa certa para o cargo, a verdade é que seu trabalho é algo desconhecido de sua equipe, colegas e fornecedores. Resista ao desejo de estabelecer sua credibilidade compartilhando histórias de sucesso de suas experiências anteriores. Passe devagar pelo processo de familiarização com as pessoas, estabelecendo a confiança delas. Mesmo se você tiver um histórico impecável até o momento, restabeleça sua marca do zero para se tornar um líder confiável.
  1. Mostre seu apreço às histórias e demonstre sua parceria com a equipe – É possível que um ou mais membros de sua equipe tenham se inscrito para ser o novo CIO da companhia – ou até tenham atuado como CIO interino – mas não foram escolhidos. Esses candidatos provavelmente estão decepcionados, talvez magoados e ressentidos. Eles podem pensar que você não merece o emprego. É uma situação muito comum. Preste atenção extra aos candidatos frustrados, ou com aqueles que se mostram mais ressentidos com sua chegada, e trabalhe para dissuadí-los de qualquer problema ou para ajudá-los a encontrar um cargo em outro lugar. A realidade é que eles costumam seguir em frente de qualquer maneira.
  1. Avalie detalhadamente suas decisões – Decisões precoces e com poucas informações são, geralmente, uma maneira comum de se encaminhar para o fracasso. Lembre-se de que, a menos que ocorra uma crise séria, mais algumas semanas não farão diferença significativa, mas agir cedo demais pode causar danos duradouros, que exigem retrabalho, reprojeto ou reparo. Seja para interromper ou iniciar algum projeto grande, ou substituir pessoas importantes em sua equipe durante a transição, ter paciência e agir coerentemente é sempre o mais indicado.
  1.  Aguente firme – Os novos CIOs geralmente caem na armadilha de deixar escapar críticas precoces ao trabalho do líder anterior, mas a equipe de TI e outras pessoas podem achar que as críticas também são direcionadas a eles. Tenha certeza de que suas opiniões como novo CIO são altamente valorizadas, mas mantenha suas críticas para obter o máximo de precisão e impacto quando tiver certeza de que pode fazer melhorias.
  1. Busque conselhos sábios – Antes de começar, monte um pequeno e confiável grupo de conselheiros, formado por pessoas que o conhecem bem – especialistas em seu setor e pessoas poderosas em sua nova organização que investiram em seu sucesso. Caso contrário, você corre o risco de confiar nas pessoas erradas para aconselhamento político. Isso pode levar você a cometer erros graves, enfrentando a cultura, normas e formas de trabalho da nova organização.

Para discutir o tema e apresentar dicas sobre como aplicar este processo, os analistas do Gartner apresentarão pesquisas e novidades durante o Gartner IT Symposium/XpoTM 2019, principal evento do Gartner no Brasil, que acontecerá de 28 a 31 de outubro. Trata-se do mais importante encontro de CIOs e executivos de TI do mundo. Líderes da área confiam em eventos como esses para obter insights sobre como suas organizações podem usar TI para superar desafios de negócios e melhorar a eficiência operacional de suas empresas. Acompanhe novidades sobre os eventos no Twitter:  #GartnerSYM.

As inscrições para o Gartner IT Symposium/XpoTM 2019 podem ser feitas pelos telefones (11) 5632-3109, 0800-7741440, e-mail [email protected] ou também pelo website www.gartner.com/br/symposium.


Leia também
Mulheres na TI: desafios e perspectivas para um futuro inclusivo
Mulheres na TI: desafios e perspectivas para um futuro inclusivo

O mês de março é dedicado para celebrar o Dia Internacional da Mulher, no entanto é essencial refletirmos sobre a […]

Gastos mundiais com TI crescerão 6,8% em 2024, prevê Gartner
Gastos mundiais com TI crescerão 6,8% em 2024, prevê Gartner

O Gartner prevê que as despesas mundiais com TI totalizarão 5 trilhões de dólares em 2024, representando um aumento de […]

A infraestrutura em nuvem: um motor de inovação e transformação corporativa
A infraestrutura em nuvem: um motor de inovação e transformação corporativa

A era digital trouxe uma oportunidade sem precedentes para promover novos modelos de negócios na internet, que se adaptam aos […]

TeamViewer anuncia integração com Lansweeper
TeamViewer anuncia integração com Lansweeper

A TeamViewer anuncia integração da plataforma de gestão de ativos de TI Lansweeper à tecnologia TeamViewer de monitoramento e gerenciamento […]

Na era dos dados: como processos de TI aceleram a construção de valor nas empresas
Na era dos dados: como processos de TI aceleram a construção de valor nas empresas

Estudo revela que investimentos em transformação digital nas companhias devem chegar a US$7,3 trilhões em 2023 Em um cenário global […]