Tendências em RP para 2024 vão de abordagem mais humanizada até PR’s orientados por dados; desequilíbrio perfeito?!

Assessores de imprensa enfrentam desafios em 2024: inovação, tecnologia e mudanças econômicas moldam o futuro do setor de PR.

Thábata Mondoni, CEO da Agência Mondoni Press de PR e diretora de Marketing da ABINC
Imagem: divulgação / Mondoni Press

As transformações do mercado desafiaram muitos setores nos últimos anos, e o de PR não foi diferente. Agora, após dar boas-vindas a 2024, assessores de imprensa se preparam para lidar não apenas com tendências de inovação e tecnologia, mas também com as mudanças no cenário econômico e social. Confira uma lista de pontos importantes que devem ser considerados em estratégias de PR´s para 2024:

Abordagem humanizada e aproximação com o público – O púbico tem exigido das empresas uma interação mais autêntica (assunto que foi tema da minha tese do MBA na USP e que um dia compartilho com vocês), por isso, uma abordagem mais humanizada tem o poder de reforçar uma conexão e gerar identificação com o público.

Posicionamento e autenticidade – O posicionamento estratégico também é uma forte tendência para os próximos anos, assim com a autenticidade, pois englobam a exigência do público por uma abordagem mais humanizada das empresas/marcas. Aquelas que conseguirem fazer isso com maestria, estratégia e jogo de cintura, terão a cereja do bolo em 2024. Um risco que só vale a pena com muita pesquisa e competência.

Uso de IA e PR orientado por dados – um assunto bastante polêmico no meio jornalístico. Será preciso compreender as tecnologias como aliadas e não substitutas. Também não podemos negar a importância dos dados em processos decisórios, muito menos em estratégias de PR. Os dados podem mostrar o caminho para uma maior eficiência estratégica. 

Maior engajamento com veículos especializados – a concorrência por espaço da grande mídia liderada por grandes marcas vem abrindo caminho para os veículos segmentados se posicionarem com maior força entre as empresas de médio e grande porte, o que fará o número de parcerias com esses canais evoluírem.

Canais digitais de mídia patrocinados – também levando em consideração o fato que a grande mídia vem sendo liderada por grandes marcas, surgem cada vez mais canais digitais patrocinados por marcas de médio e pequeno porte, como podcasts, revistas e canais de Youtube.

Publi post na grande mídia – para resolver o problema de monetização dos veículos tradicionais de grande porte e visando também dar espaço para visibilidade de outras empresas, muitos passarão a oferecer cada vez mais serviços adicionais como: produção de conteúdo e publicações pagas, até cursos de especialização e realização de eventos físicos e virtuais em collab.

Social media – uma aliada às estratégias de PR, as redes sociais passaram a servir como amplificadoras de alcance da mensagem, viabilizando maior engajamento da notícia. Algo que deve se intensificar neste ano.

*Por Thábata Mondoni, CEO da Agência Mondoni Press


Leia também