Rádios gaúchas podem deixar de veicular a Voz do Brasil para divulgar notícias sobre as fortes chuvas no RS

Estúdio de rádio Voz do Brasil
Foto: Zack Stencil / MCom

Além disso, rádios comunitárias poderão formar rede com o mesmo propósito, enquanto durar a situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul

O Ministério das Comunicações informou neste sábado (11) que as rádios gaúchas podem deixar de transmitir a Voz do Brasil para divulgar notícias sobre a situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul.

“As rádios são uma forma de comunicação essencial em situações como essa que estamos vivendo no estado. Temos que possibilitar cada vez mais que as pessoas tenham acesso à informação de qualidade sobre pontos de riscos, locais onde pode se socorrer, locais de alimentação, abrigos e hospitais de campanha”, disse o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

De acordo com a portaria nº 12.219/2024 do Ministério das Comunicações, as rádios estão dispensadas da veiculação do programa para noticiar acontecimentos que possam representar ameaça à segurança pública e ao bem-estar da sociedade, como enchentes, incêndios e desastres naturais. No caso gaúcho, a situação de calamidade pública foi decretada pelo Congresso Nacional.

Além disso, as rádios comunitárias do Rio Grande do Sul podem formar redes de comunicação, enquanto durar essa situação no estado, para transmitir exclusivamente conteúdos de auxílio às vítimas, inclusive utilizando o conteúdo produzido pela EBC (Empresa Brasil de Comunicação).

Rádio Nacional

A Rádio Nacional liberou para todas as emissoras interessadas (públicas, privadas, educativas ou comunitárias) a sua programação voltada à população atingida pela tragédia na região Sul do país:

Neste domingo, 12/5, das 10h às 12h: edição especial do programa Ponto de Encontro com apresentação dos radialistas Mario Sartorelo e Franck Silva. O programa traz as últimas informações sobre a tragédia na região, a participação de rádios parcerias e mensagem de ouvintes gaúchos.

Todos os dias: Eu de Cá, Você de Lá (20h às 23h). Esse tema também tem sido tratado nos programas Revista Brasil, Ponto de Encontro e Tarde Nacional.


O conteúdo é livre para retransmissão pelo link Link e pelo satélite nos parâmetros abaixo:

Satélite: Star One D2 – 70°W
Frequência descida: 3748,00 MHz
Polarização: Horizontal
Symbol Rate: 5.000 Msym/s
FEC: 3/4
BW: 6 MHz
Modulação: QPSK
Padrão: DVB-S
Roll Off: 20%
Serviço 4: Rádio Nacional da Amazônia
Pid Áudio: 0401 (estéreo)

Fonte: MCom


Leia também