Oracle e Google Cloud ampliam parceria e levam modelos Gemini às empresas
Integração disponibiliza os modelos mais avançados de IA generativa do Google no OCI, acelerando a criação de agentes de IA no ambiente corporativo
Integração disponibiliza os modelos mais avançados de IA generativa do Google no OCI, acelerando a criação de agentes de IA no ambiente corporativo
A Oracle e o Google Cloud anunciaram na semana passada a expansão de sua parceria para levar aos clientes corporativos os modelos de inteligência artificial mais avançados do Google, começando pelo Gemini 2.5, disponível no OCI Generative AI, serviço da Oracle Cloud Infrastructure (OCI).
A novidade permitirá que empresas que utilizam a Oracle aproveitem os modelos multimodais da família Gemini para criar agentes de IA capazes de atuar em diferentes frentes — desde compreensão multimodal e desenvolvimento de software até automação de fluxos de trabalho, aumento de produtividade, pesquisa e recuperação de informações.
A Oracle também planeja disponibilizar toda a gama de modelos Gemini no OCI Generative AI, em integração com o Vertex AI. Com isso, clientes terão acesso a modelos de última geração para geração de vídeo, imagem, voz e música, além de soluções especializadas por setor, como o MedLM para a área da saúde. Futuramente, os modelos Gemini também estarão disponíveis como opção dentro do Oracle Fusion Cloud Applications, ampliando a oferta de recursos de inteligência artificial aplicados a finanças, recursos humanos, cadeia de suprimentos, vendas, atendimento e marketing. Os clientes poderão, ainda, utilizar seus créditos universais já existentes da Oracle para acessar os modelos do Google.
“Hoje, grandes empresas de diferentes setores já utilizam o Gemini para dar vida a agentes de IA em uma ampla variedade de casos de uso”, afirmou Thomas Kurian, CEO do Google Cloud. “Graças a esta parceria, clientes da Oracle terão acesso direto aos nossos modelos de ponta em seus próprios ambientes, acelerando a implementação de agentes de IA capazes de apoiar desenvolvedores, otimizar processos de integração de dados e muito mais.”
Os modelos Gemini do Google se destacam no ambiente corporativo por sua capacidade de fundamentar respostas com informações atualizadas do Google Search, suas amplas janelas de contexto, políticas robustas de segurança e privacidade de dados e recursos avançados de raciocínio.
“Na Oracle, temos o compromisso de oferecer aos clientes um portfólio de modelos de IA especialmente desenhado para o ambiente empresarial, equilibrando soluções abertas e proprietárias”, disse Clay Magouyrk, presidente da Oracle Cloud Infrastructure. “A chegada dos modelos Gemini ao OCI Generative AI fortalece ainda mais nossa estratégia de entregar tecnologia poderosa, segura e economicamente viável, ajudando organizações a inovar e atingir seus objetivos de negócio.”
A Oracle tem aproximado a inteligência artificial dos dados corporativos, com foco em segurança, adaptabilidade e escalabilidade. Com isso, empresas de todos os setores podem aplicar tecnologias de IA — incluindo IA generativa e agentes inteligentes — em cenários de negócio relevantes, alcançando resultados imediatos. Hoje, milhares de organizações já utilizam os recursos da Oracle Cloud Infrastructure para executar cargas de trabalho críticas com alto desempenho. As instâncias bare metal com GPU, por exemplo, oferecem potência para aplicações de IA generativa, processamento de linguagem natural, visão computacional e sistemas de recomendação.
Fonte: Oracle