NVIDIA anuncia Omniverse Cloud Services no Microsoft Azure para acelerar a digitalização automotiva

Omniverse
Imagem: divulgação / NVIDIA

As empresas do setor automotivo estão transformando todas as fases do ciclo de vida de seus produtos, transformando os processos manuais, principalmente físicos, em sistemas digitais orientados por software e aprimorados por IA.

Para ajudá-los a economizar custos e reduzir os prazos de entrega, a NVIDIA anuncia dois novos mecanismos de simulação no Omniverse Cloud: o mecanismo de simulação de fábrica virtual e o mecanismo de simulação de veículo autônomo (AV).

O Omniverse Cloud, uma plataforma com serviço para o desenvolvimento e a implantação de aplicações para digitalização industrial, está hospedado no Microsoft Azure. Esse balcão único permite que as montadoras de todo o mundo unifiquem a digitalização em seus principais produtos e processos de negócios. Ele permite que as empresas alcancem uma produção mais rápida e operações mais eficientes, melhorando o tempo de lançamento no mercado e aprimorando as iniciativas de sustentabilidade.

Para as equipes de design, engenharia e fabricação, a digitalização simplifica o trabalho, convertendo processos industriais que antes eram basicamente manuais em sistemas eficientes para conceito e estilo, desenvolvimento, teste e validação de AV e planejamento de fábrica.

“Por meio do Omniverse Cloud, o setor automotivo poderá desenvolver os seus processos com mais agilidade, otimização de tempo e qualidade nos fluxos de trabalho. Isso traz um impacto positivo para as montadoras e consequentemente para o consumidor final”, pontua Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.

Mecanismo de simulação de fábrica virtual

O mecanismo de simulação de fábrica virtual do Omniverse Cloud é um conjunto de aplicações e serviços personalizáveis para desenvolvedores que permite que as equipes de planejamento de fábrica conectem conjuntos de dados industriais em grande escala enquanto colaboram, navegam e os analisam em tempo real.

As equipes de projeto que trabalham com dados 3D podem montar fábricas virtuais e compartilhar seu trabalho com milhares de planejadores que podem visualizar, anotar e atualizar o conjunto de dados de fábrica de fidelidade total a partir de dispositivos leves. Ao simular fábricas virtuais na Omniverse Cloud, os fabricantes de automóveis podem aumentar o rendimento e a qualidade da produção e, ao mesmo tempo, economizar anos de esforço e milhões de dólares que resultariam de mudanças após a construção estar em andamento.

No Omniverse Cloud, as equipes podem criar interoperabilidade entre as aplicações de software existentes, como o Autodesk Factory Planning, que suporta todo o ciclo de vida das linhas de construção, mecânica, elétrica e hidráulica e de fábrica, bem como o software NX, Process Simulate e Teamcenter Visualization da Siemens e o formato de arquivo JT. Eles podem compartilhar conhecimento e dados em tempo real em revisões de fábrica virtuais e ao vivo em dispositivos 2D ou em realidade estendida.

T-Systems, um dos principais fornecedores de soluções de TI para os maiores fabricantes de automóveis da Europa, está criando e implementando um aplicativo de fábrica virtual personalizado que seus clientes podem implementar no Omniverse Cloud.

SoftServe, um membro de elite do programa NVIDIA Service Delivery Partner, também está desenvolvendo soluções personalizadas de simulação e visualização de fábricas nesse mecanismo do Omniverse Cloud, abrangendo o projeto da fábrica, o planejamento e o controle da produção.

Mecanismo de simulação de AV

O mecanismo de simulação de AV é um serviço que fornece simulação de sensores com base física, permitindo que os desenvolvedores de AV e robótica executem sistemas autônomos em um ambiente virtual de loop fechado.

A próxima geração de arquiteturas de AV será construída com base em modelos de IA grandes e unificados que combinam camadas da pilha de veículos, incluindo percepção, planejamento e controle. Essas novas arquiteturas exigem uma abordagem integrada para o desenvolvimento.

Com as arquiteturas anteriores, os desenvolvedores podiam treinar e testar essas camadas de forma independente, pois elas eram regidas por modelos diferentes. Por exemplo, a simulação poderia ser usada para desenvolver o sistema de planejamento e controle de um veículo, que só precisa de informações básicas sobre objetos em uma cena, como a velocidade e a distância dos veículos ao redor, enquanto as redes de percepção poderiam ser treinadas e testadas com base em dados de sensores registrados.

No entanto, o uso da simulação para desenvolver uma arquitetura AV unificada e avançada requer dados de sensores como entrada. Para que um simulador seja eficaz, ele deve ser capaz de simular sensores de veículos, como câmeras, radares e lidars, com alta fidelidade.

Para enfrentar esse desafio, a NVIDIA está trazendo pipelines de simulação de sensores de última geração usados no DRIVE Sim e no Isaac Sim para o Omniverse Cloud no Microsoft Azure.

A simulação de sensores do Omniverse Cloud fornece fluxos de trabalho de AV e robótica com simulação de alta fidelidade e baseada em física para câmeras, radares, lidars e outros tipos de sensores. Ela pode ser conectada a aplicações de simulação existentes, desenvolvidos internamente ou fornecidos por terceiros, por meio de interfaces de programação de aplicações do Omniverse Cloud para integração em fluxos de trabalho.

Caminho rápido para a digitalização

O mecanismo de simulação de fábrica agora está disponível para os clientes por meio de uma oferta privada corporativa do Omniverse Cloud no Azure Marketplace, que fornece acesso aos sistemas NVIDIA OVX e ao software Omniverse totalmente gerenciado, aplicações de referência e fluxos de trabalho. O mecanismo de simulação de sensores será lançado em breve.

As empresas agora também podem implantar o Omniverse Enterprise em máquinas virtuais otimizadas do Azure.

*Fonte: NVIDIA


Leia também