Mitos e verdades da implementação de um CRM

CRM
Imagem: Freepik

Se bem utilizada, estratégia pode alavancar vendas e melhorar relacionamento com clientes

Toda empresa tem o objetivo de aumentar vendas, mas como atingir esse objetivo? Um caminho para atrair e reter clientes é trabalhar relacionamento – o que também não é uma missão fácil. A boa notícia é que existem soluções para ajudar nessa perspectiva. 

Uma delas é o CRM – Customer Relationship Management – ferramenta que, embora seja conhecida, gera inúmeras dúvidas. Leandro Berchielli, superintendente de ferramentas na SIS Innov & Tech, empresa de consultoria estratégica de inovação e transformação digital, separou os principais mitos e verdades sobre CRM. Confira:

CRM é apenas uma ferramenta tecnológica

Mito! Embora envolva o uso de tecnologia, é uma estratégia de negócio que tem como objetivo melhorar o relacionamento com o cliente. A tecnologia é usada para permitir que as empresas coletem, armazenem e analisem dados dos clientes. 

CRM é sobre relacionamentos

Verdade! No coração do CRM está a ideia de colocar as pessoas no centro dos negócios. O objetivo principal é melhorar relacionamentos sempre entendendo a necessidade dos clientes e suas preferências.

“Outra coisa importante de destacar é que, sendo algo dependente de pessoas, é necessário preparar a cultura da empresa para que a implementação do CRM seja uma estratégia assertiva”, diz Berchielli.

Apenas grandes empresas se beneficiam do CRM

Mito! Ele é útil para empresas de todos os portes, ajudando pequenas empresas a gerenciar e melhorar o relacionamento com seus clientes, estimulando o crescimento. 

“Trabalhamos muito com o Salesforce que é um CRM bem completo. Mas é importante ressaltar que existem várias opções de CRM disponíveis no mercado e que podem atender as mais diversas necessidades das empresas. Para empresas menores, um CRM completo pode ser muito complexo e caro, com funções que inicialmente não farão sentido para ela. Neste caso, um produto nacional pode ser mais em conta e estimular o crescimento desta companhia”, afirma o superintendente de ferramentas na SIS Innov & Tech.

CRM requer comprometimento de toda a organização

Verdade! Para que um sistema de CRM seja verdadeiramente eficaz, é necessário o comprometimento de toda a organização e não apenas de um departamento ou equipe. Isso inclui, principalmente, a liderança da empresa que deve definir uma visão centrada no cliente e criar uma cultura que apoie essa visão. 

É muito caro

Mito! Embora alguns sistemas possam ser caros, existem opções acessíveis, especialmente com o aumento de CRMs na nuvem. É importante escolher uma solução que se adapte bem ao tamanho, à indústria e às necessidades específicas da sua empresa. “ Isso quer dizer que a plataforma deve seguir a estratégia da empresa e não o contrário”, diz Berchielli, que completa: “Outro ponto importante é considerar como um investimento e não um custo. O CRM pode ajudar a aumentar vendas, melhorar a satisfação do cliente e, até mesmo, reduzir custos de outras áreas”.

CRM precisa evoluir com o seu negócio

Verdade! Para se ter bons resultados, é necessário a revisão constante e aperfeiçoamento da estratégia. Não é uma fórmula mágica que se entrega e ela funcionará para sempre. 

É apenas para a equipe de marketing 

Mito! É uma ferramenta poderosa para aumentar vendas, para o time de marketing, atendimento ao cliente e, até mesmo, para desenvolvimento de produtos. O CRM permite que todas as equipes entendam melhor seus clientes e melhorem suas interações.

“A equipe de marketing pode usar o CRM para segmentar clientes e personalizar campanhas, por exemplo. Enquanto isso, o time de atendimento ao cliente usa para rastrear as interações e resolver problemas mais rápido”, diz Leandro. 

Antes de implementar o CRM, é importante ter claro quais são os objetivos da empresa – que pode ser aumentar vendas, melhorar relacionamento com cliente, identificar novas oportunidades de negócios etc -. Também é importante treinar a equipe para que todos saibam usar o sistema corretamente. “Por fim, a eficácia do CRM depende da qualidade dos dados que você insere no sistema. Certifique-se que seus dados estão corretos, atualizados e completos. Isso pode envolver a limpeza regular e a verificação de dados duplicados”, comenta o superintendente de ferramentas na SIS Innov & Tech. “Para melhor funcionamento do CRM, é importante contar com uma empresa especializada em implementação para identificar a necessidade da sua empresa e acompanhar, indicar a melhor plataforma e realizar treinamentos com as equipes” ressalta Leandro. 


Leia também
Ampla abertura: NVIDIA acelera a inferência no Meta Llama 3
Ampla abertura: NVIDIA acelera a inferência no Meta Llama 3

Mais recente grande modelo de linguagem de código aberto da Meta — construído com tecnologia da NVIDIA — é otimizado […]

Gartner anuncia as principais tendências de tecnologia para governos em 2024
Gartner anuncia as principais tendências de tecnologia para governos em 2024

O Gartner apontou as cinco tendências tecnológicas-chave para governos em 2024, que podem direcionar líderes do setor público a prover […]

Web Summit Rio: Brasil e Angola apresentam avanços de parceria tecnológica
Web Summit Rio: Brasil e Angola apresentam avanços de parceria tecnológica

Serpro e Ministério das Finanças da República de Angola firmaram acordo para aprimoramento tecnológico em novembro de 2023. Primeiros resultados […]

Arena Senac RJ terá executivos de big techs no segundo dia de Web Summit Rio
Arena Senac RJ terá executivos de big techs no segundo dia de Web Summit Rio

No primeiro dia do evento, abertura institucional ressaltou a importância do evento para consolidar o Rio de Janeiro como um […]

Para Huawei, demanda pelo 5G é alta e operadoras já percebem retorno financeiro da rede
Para Huawei, demanda pelo 5G é alta e operadoras já percebem retorno financeiro da rede

A monetização do 5G, atualmente, é um dos desafios para ampliar a cobertura no país. O setor segue à espera de uma […]