Microsoft disponibiliza Azure Chaos Studio em região de nuvem no Brasil

Microsoft disponibiliza Azure Chaos Studio em região de nuvem no Brasil
Imagem: Divulgação / Microsoft

Ferramenta, que está em modelo de Public Preview, prepara os sistemas para eventuais falhas, melhorando a resiliência e evitando danos irreparáveis

A Microsoft acaba de liberar a visualização prévia do Azure Chaos Studio, serviço para aprimorar a resiliência das aplicações e infraestruturas por meio de simulações e testes de falhas em ambiente controlado, na Azure Brazil South Region, região de nuvem da companhia localizada no Brasil. A oferta do serviço faz parte dos investimentos da companhia em oferecer soluções de ponta para os clientes brasileiros e, principalmente para a comunidade de desenvolvedores, com disponibilidade em regiões locais.  

A ferramenta permite que a área de TI possa fazer experimentações de engenharia de caos totalmente gerenciadas, acelerando a descoberta de possíveis falhas de sistema ou de aplicações, preparando-a para as mais diferentes adversidades, sejam elas causadas por ciberataques ou indisponibilidade.  

Empresas interessadas já podem acessar uma versão prévia do Azure Chaos Studio e validar aplicações que respondem de forma eficaz a interrupções e falhas, incluindo em máquinas físicas ou virtuais (MVs). Com esse serviço, os usuários podem introduzir um experimento de caos de forma planejada, testando a capacidade de suas aplicações e sistemas para lidar com falhas e interrupções. O Azure Chaos Studio ajuda a identificar e corrigir vulnerabilidades em seus sistemas, garantindo maior confiabilidade e disponibilidade.   

A solução funciona na nuvem, em data centers, ou em ambientes híbridos e, além de simular interrupções, ajuda a criar uma alta demanda de tráfego de clientes em um site, possibilitando que a companhia interrompa o funcionamento intencionalmente para identificar lacunas e planejar mitigações antes que os consumidores sejam afetados por um problema e deixe de comprar, por exemplo. 

“Com a disponibilidade do serviço no Brasil, as empresas podem aproveitar os benefícios de testes de caos sem a necessidade de transferir dados sensíveis para fora do país. Além disso, o suporte local e a latência reduzida garantem uma experiência mais eficiente e ágil para os usuários”, explica Stéfany Mazon, líder de Azure na Microsoft Brasil. 

*Fonte: Microsoft


Leia também