Microsoft anuncia acesso antecipado ao Copilot e novo Índice de Tendências do Trabalho 2023

Microsoft
Imagem: BoliviaInteligente / Unsplash

No início deste ano, a Microsoft apresentou o Microsoft 365 Copilot – uma ferramenta que oferece recursos poderosos de inteligência artificial (IA) generativa para aplicativos comumente usados como Microsoft Word, Excel, PowerPoint, Outlook e Microsoft Teams. Hoje, dia 9 (terça-feira), a empresa anunciou que está expandindo o acesso à prévia do Microsoft 365 Copilot e introduzindo novas funcionalidades para o conjunto de soluções. 

Também foram divulgados novos dados e insights do relatório Work Trend Index 2023: “A IA vai resolver o trabalho?” .

Os dados indicam que o ritmo de trabalho tem acelerado em uma taxa que os seres humanos têm dificuldade em acompanhar, o que está afetando a inovação. A mais recente tecnologia de IA tem o potencial de reduzir a carga de trabalho, e as organizações que se moverem para adotar essa tecnologia primeiro poderão se libertar da norma, aumentar a criatividade e melhorar a produtividade para todos. 

“Esta nova geração de IA removerá o trabalho pesado e liberará a criatividade”, disse Satya Nadella, presidente e CEO da Microsoft. “Há uma enorme oportunidade para ferramentas alimentadas por IA para ajudar a aliviar o déficit digital, desenvolver habilidades em IA e capacitar os colaboradores”.  

O relatório compartilha três insights importantes para os líderes de negócios que procuram entender e adotar a IA de forma responsável para sua organização:   

  • O déficit digital está comprometendo nossa inovação: todos nós carregamos uma dívida digital: o volume de dados, e-mails e chats superou nossa capacidade de processamento. Nesse cenário, há uma oportunidade de tornar nossas comunicações existentes mais produtivas, pois cada minuto gasto gerenciando essa dívida digital é um minuto de trabalho criativo desperdiçado. 64% dos colaboradores ouvidos globalmente, 62% na América Latina e 62% no Brasil não têm tempo ou energia suficientes para fazer seu trabalho e os funcionários, a nível global, são 3,5 vezes mais propensos a dizer que possuem dificuldades para inovar ou pensar estrategicamente. Na América Latina, o número é de 3,7 vezes e, no Brasil, esse número cresce para 4 vezes. Do tempo usado no Microsoft 365, as pessoas gastam, em média, 57% se comunicando e apenas 43% criando. 
  • Existe uma nova aliança entre a IA e os colaboradores: para os trabalhadores, a ideia de aliviar o volume de trabalho supera a preocupação em perder seu emprego. Já os líderes pretendem capacitar seus funcionários para que usem a IA, não susbtituí-los. 49% das pessoas ouvidas globalmente e na América Latina e 48% dos brasileiros dizem estar preocupadas que seus empregos sejam substituídos pela IA. Entretanto,70% dos entrevistados globais, 67% na América Latina e 74% no Brasil deixariam a IA fazer o máximo de trabalho possível para diminuir suas cargas de trabalho. Na verdade, os líderes globais têm uma probabilidade 2x maior de afirmar que a inteligência artificial seria benéfica em seus locais de trabalho ao aumentar a produtividade do que em verem a IA como algo que irá reduzir o número de funcionários. Na América Latina, a tendência dos líderes a enxergarem os benefícios da IA sobe para 2,8. Já no Brasil, os líderes são 3,4 vezes mais propensos a afirmar que a IA traria valor ao seu trabalho em vez de reduzir oquadro da empresa. 
  • Todo colaborador precisa saber usar a IA: todos os funcionários, não apenas especialistas em IA, precisam adquirir novas habilidades, como a engenharia de prompt (saber descrever a tarefa que a IA deve realizar) no dia a dia. 82% dos líderes globais, 86% na América Latina e 89% dos líderes brasileiros antecipam que os funcionários precisarão de novas habilidades na era da IA e, em março de 2023, os empregos no LinkedIn nos EUA que mencionavam GPT aumentaram 79% no ano. Esse novo conjunto de habilidades, sob demanda e focado em IA, terá efeitos em todos os sentidos, desde a hora de criar um currículo até em novos anúncios de vagas de emprego. 

“O ritmo e o volume de trabalho aumentaram exponencialmente e estão superando a capacidade dos humanos de acompanhar”, disse Jared Spataro, vice-presidente corporativo para Trabalho Moderno e Business Aplications. “Em um mundo em que a criatividade é a nova produtividade, nossa dívida digital é mais do que um inconveniente – é uma ameaça à inovação. A IA de última geração diminuirá o peso do nosso trabalho e nos dará mais tempo para nos concentrarmos nas tarefas que importam”  

Para capacitar as empresas na era da IA, a Microsoft está apresentando o Programa de Acesso Antecipado ao Copilot do Microsoft 365, com uma onda inicial de 600 clientes corporativos ao redor do gmundo que terão acesso a uma prévia paga somente para convidados. Além disso, os seguintes novos recursos serão adicionados ao Microsoft 365 Copilot e ao Microsoft Viva:  

  • Copilot no Microsoft Whiteboard: O Copilot no Microsoft Whiteboard tornará as reuniões e brainstorms do Microsoft Teams mais criativos e eficazes. Usando a linguagem natural, é possível pedir ao Copilot para gerar ideias, organizá-laspor temas, criar designs que dão vida a elas e resumir o conteúdo do quadro branco. 
  • Ao integrar o DALL-E, gerador de imagens da OpenAI, no Copilot no PowerPoint, os usuários poderão pedir ao Copilot para criar imagens personalizadas para complementar seu conteúdo.   
  • Copilot no Outlook oferecerá dicas de treinamento e sugestões sobre como melhorar a clareza, sentimento e tom das mensagens para ajudar os usuários a escrever e-mails mais eficazes e se comunicar com mais confiança.  
  • O Copilot no OneNote usará prompts para elaborar planos, gerar ideias, criar listas e organizar informações para ajudar os clientes a encontrar o que precisam facilmente.    
  • Copilot in Viva Learning usará uma interface de bate-papo para ajudar os usuários a criar uma jornada de aprendizado personalizada, incluindo a criação de trilhas de aprendizado, a descoberta de novos recursos de aprendizagem e o agendamento de tempo para treinamentos.    

Para ajudar todos os clientes a se prepararem para a IA, a Microsoft também está introduzindo o Semantic Index for Copilot (Índice Semântico para Copilot), um novo recurso que está sendo implementado para todos os clientes do segmento E3 e E5 do Microsoft 365. Para saber mais, visite o Blogpost Oficial da Microsoft, o Blog do Microsoft 365 e o novo Índice de Tendências do Trabalho.  

Fonte: Microsoft


Leia também
Ampla abertura: NVIDIA acelera a inferência no Meta Llama 3
Ampla abertura: NVIDIA acelera a inferência no Meta Llama 3

Mais recente grande modelo de linguagem de código aberto da Meta — construído com tecnologia da NVIDIA — é otimizado […]

Gartner anuncia as principais tendências de tecnologia para governos em 2024
Gartner anuncia as principais tendências de tecnologia para governos em 2024

O Gartner apontou as cinco tendências tecnológicas-chave para governos em 2024, que podem direcionar líderes do setor público a prover […]

Web Summit Rio: Brasil e Angola apresentam avanços de parceria tecnológica
Web Summit Rio: Brasil e Angola apresentam avanços de parceria tecnológica

Serpro e Ministério das Finanças da República de Angola firmaram acordo para aprimoramento tecnológico em novembro de 2023. Primeiros resultados […]

Arena Senac RJ terá executivos de big techs no segundo dia de Web Summit Rio
Arena Senac RJ terá executivos de big techs no segundo dia de Web Summit Rio

No primeiro dia do evento, abertura institucional ressaltou a importância do evento para consolidar o Rio de Janeiro como um […]

Para Huawei, demanda pelo 5G é alta e operadoras já percebem retorno financeiro da rede
Para Huawei, demanda pelo 5G é alta e operadoras já percebem retorno financeiro da rede

A monetização do 5G, atualmente, é um dos desafios para ampliar a cobertura no país. O setor segue à espera de uma […]