
Relatório de Semrush revela que SearchGPT aumenta em 300% o número de novos domínios com tráfego em ferramentas da Open AI e se posiciona como concorrente direto do Google por semelhança de pesquisas
Um novo estudo revelou como o ChatGPT tem impactado o tráfego online e as estratégias de SEO, a partir da análise de mais de 80 milhões de registros de clickstream globais durante o segundo semestre de 2024. A pesquisa, intitulada “Investigando a Busca no ChatGPT: Insights de 80 Milhões de Registros de Clickstream”, foi conduzida pela Semrush, plataforma de marketing digital especializada em visibilidade online.
Em dezembro de 2024, o ChatGPT no Brasil alcançou a marca impressionante de 195 milhões de visitas mensais. “Quando comparamos esse número com outros players do mercado, o impacto é notável e reforça não apenas a relevância da ferramenta, mas também a posição do Brasil no cenário digital global”, destaca Erich Casagrande, Líder de Marketing da Semrush no Brasil.
Desde o segundo semestre de 2024, o ChatGPT tem encaminhado um volume crescente de tráfego para outros sites. Com a introdução do recurso SearchGPT, que permite buscas em fontes externas, o número de domínios únicos que receberam tráfego do ChatGPT aumentou aproximadamente 300% entre julho e dezembro de 2024. O estudo revelou que 54% das interações ocorreram com o SearchGPT desativado, enquanto 46% tiveram o recurso ativado. Quando o SearchGPT estava desligado, as consultas continham em média 23 palavras, enquanto as buscas ativadas tinham apenas 4,2 palavras, semelhante às buscas tradicionais no Google.
A Semrush identificou que apenas 30% das pesquisas no ChatGPT podiam ser categorizadas em intencionalidades conhecidas (informacional, transacional, comercial e navegacional). Os 70% restantes indicam uma nova categoria de intenção, voltada para resolução de problemas, brainstorming e criação de conteúdo – com comandos como: criar imagem, fazer um plano, surpreenda-me, resumir texto, obter conselhos, me ajudar a escrever, fazer um brainstorming e analisar imagens.
Os principais setores que receberam mais tráfego do ChatGPT em novembro de 2024 nos EUA foram serviços online, educação, mídia e comunicação, tecnologia da informação e desenvolvimento de software. O estudo também mostrou que os usuários do ChatGPT são predominantemente mais jovens e do sexo masculino em comparação aos usuários do Google. A plataforma é mais utilizada por estudantes, enquanto o Google é mais popular entre trabalhadores em tempo integral, donas de casa e aposentados.
“As descobertas indicam que o ChatGPT não está apenas competindo com mecanismos de busca tradicionais, mas também redefinindo como os usuários acessam informações. Para profissionais de SEO e marketing, isso significa entender cada vez mais o seu público-alvo para criar conteúdo que seja incluído nessas respostas generativas”, explica Erich Casagrande, Líder de Marketing da Semrush no Brasil.
*Fonte: Semrush