Inscrições para a terceira turma do Security Girls da Microsoft estão abertas

Em parceria com Techie Women e WoMakersCode, a Microsoft lança o Security Girls, maior programa de mentoria em cibersegurança.

Cibersegurança
Imagem: Freepik

Um estudo da Cybersecurity Ventures mostrou que em 2022 as mulheres ocuparam 25% dos empregos em segurança cibernética mundialmente e previu que elas irão representar 35% desta mão de obra até 2031. Para contribuir com a equidade de gêneros no setor de tecnologia, especificamente na área de cibersegurança, a Microsoft, em parceria com as comunidades femininas de tecnologia da informação e programação, Techie Women e WoMakersCode, lança a terceira edição do Security Girls. Trata-se do maior programa de mentoria para mulheres na área de fundamentos da segurança cibernética e preparação para certificação SC-900. Para se se inscrever, basta acessar o hotsite até 23 de Outubro. As participantes recebem um certificado e poderão obter um voucher gratuito para realização do exame de certificação SC-900 Security Fundamentals da Microsoft. 

As aulas ao vivo serão realizadas entre os dias 23 e 27 de outubro, das 12:30h às 13:30h, pela plataforma Microsoft Reactor. O programa é composto por cinco aulas ao vivo sobre computação em nuvem, segurança, conformidade e identidade, ministradas por especialistas da Microsoft e das comunidades parceiras e uma trilha de cursos gratuita e com certificado nas áreas de computação em nuvem e segurança para aprofundar seus estudos. As mulheres interessadas em participar do programa deverão identificar-se como uma mulher cisgênero ou transgênero e ter interesse em trabalhar na indústria de tecnologia. 

“Sabemos que a participação de mulheres em áreas de tecnologia ainda é baixa e, para mudar essa realidade, precisamos de representatividade, acesso à capacitação e mentorias para incentivar as mulheres a ingressarem no setor”, diz Glaucia Rosalen, Diretora Financeira da Microsoft Brasil e nova líder de Diversidade & Inclusão (D&I). “O fato de o curso ser on-line é um ponto positivo, pois conseguimos atingir essas pessoas em qualquer lugar do país”, complementa.  

Ao final das cinco aulas ao vivo, as participantes terão acesso ao curso preparatório para o exame de certificação SC-900 e as alunas que obtiverem 75% ou mais de desempenho no teste final, poderão obter um voucher para realização do exame de certificação de forma gratuita. As alunas que quiserem se aprofundar no assunto poderão ainda participar dos exercícios práticos pela plataforma Microsoft Learn e obter o certificado através da plataforma MaisMulheres.tech. 

Conheça a programação detalhada: 

Aula 1 – Caminhos para uma Carreira em Cibersegurança para Mulheres 

A primeira sessão será composta por orientações práticas sobre como as mulheres podem ingressar na área de cibersegurança. Irá apresentar as diferentes áreas e funções da cibersegurança, bem como os requisitos e oportunidades de educação e treinamento. Além disso, serão discutidas as habilidades técnicas e comportamentais necessárias para se destacar nessa carreira. A palestra também contará com depoimentos e dicas de mulheres que atuam na cibersegurança, visando inspirar outras a seguirem esse caminho. 

Aula 2 – Segurança em Ambientes de Nuvem: Desafios e Soluções  

Nesta palestra, serão explorados os desafios e soluções para garantir a segurança de dados e aplicações em ambientes de computação em nuvem. Os principais riscos e vulnerabilidades que afetam os serviços de nuvem serão apresentados, juntamente com as melhores práticas e ferramentas para proteger recursos na nuvem. 

Aula 3 – Gestão de Identidade e Acesso (IAM) na Cibersegurança 

As participantes terão acesso aos conceitos e benefícios da gestão de identidade e acesso (IAM) na cibersegurança. A implementação de mecanismos de autenticação multifator, controle de acesso baseado em funções e gerenciamento centralizado de identidades em ambientes complexos e heterogêneos serão os outros destaques desta edição. 

Aula 4 – Inteligência de Ameaças (Threat Intelligence): Coleta e Análise de Dados  

A aula três explora como a inteligência de ameaças pode auxiliar na previsão e mitigação de ataques cibernéticos. Os métodos de coleta, análise e compartilhamento de informações sobre ameaças, atores e técnicas usadas por cibercriminosos serão discutidos. Também serão apresentados exemplos de plataformas e ferramentas de inteligência de ameaças. 

Aula 5 – Security Girls: Próximos Passos em Seu Plano de Estudos!  

Nesta palestra, será apresentado um plano de aprendizado para aprofundar os conhecimentos em computação em nuvem e segurança, juntamente com dicas sobre como organizar a rotina de estudos. Além disso, serão destacadas as oportunidades e benefícios de participar do programa de mentoria Security Girls, que oferece suporte e incentivo às mulheres na área de cibersegurança. 

Encontro de Mulheres e Carreira em Tecnologia 

No mês de outubro também acontece o Encontro de Mulheres e Carreira em Tecnologia, cujo tema é “Construindo o Futuro da Tecnologia”, homenageando o Ada Lovelace Day, que celebra a contribuição das mulheres para a ciência, tecnologia, engenharia e matemática. O evento ocorre entre os dias 07 e 10 de outubro e é indicado para mulheres em busca de crescimento profissional e pessoal na área de tecnologia. Serão três dias de conteúdo técnico e comportamental, com o objetivo de promover o networking, a troca de experiências e a evolução das carreiras das participantes. 

No dia 07 de outubro, o evento acontece de forma presencial em São Paulo, com um ciclo de palestras sobre tendências de tecnologias e também rodadas de mentoria sobre carreira e soft skills. Já nos dias 09 e 10 de outubro, a iniciativa acontece de forma online, com painéis de discussão sobre mercado e empregabilidade para você se desenvolver ainda mais. Para se cadastrar tanto na versão presencial quanto na palestra online, as interessadas devem fazer a inscrição pelo hotsite

O evento contará com uma lista de palestrantes mulheres confirmadas, incluindo profissionais de empresas como Microsoft, Itaú,  Ifood, entre outras. Elas compartilharão seus conhecimentos e experiências para empoderar as participantes, que receberão um certificado digital de participação. 

*Fonte: Microsoft


Leia também