A inteligência artificial já é uma força tangível que redefine a maneira como interagimos com o mundo ao nosso redor. No campo da visão computacional, a IA transcende a simples automação, concentrando-se em inovações que permitem que as máquinas “enxerguem” e interpretem o mundo visual. Essa abordagem impulsiona a eficiência e cria um ecossistema de soluções mais seguras, econômicas e acessíveis.
Uma abordagem diferenciada no desenvolvimento de projetos de IA foca na arquitetura da solução. Em vez de depender de sistemas baseados na nuvem para processamento, essa tecnologia processa as imagens na origem, resultando em maior segurança da informação e em um modelo de negócio mais econômico. Isso elimina a necessidade de pagar a terceiros para armazenar e processar grandes volumes de dados de imagem.
Outro diferencial é a capacidade de integrar câmeras genéricas de menor custo em uma única plataforma, universalizando a IA para uma gama maior de marcas e tecnologias de câmeras. Isso, por sua vez, reduz o custo proporcional da inteligência e oferece maior escalabilidade.
Nossos projetos frequentemente utilizam Provas de Conceito (POCs) monetizadas. Nesses casos, busca-se um perfil específico de cliente, idealmente um que aceite um valor único por um período determinado. Exemplos de POCs em andamento incluem a leitura de placas em centros de distribuição, a identificação de equipamentos de proteção individual (EPIs) em frigoríficos e mineradoras, e o monitoramento do comportamento de alunos em faculdades.
Olhando para o futuro, duas tendências principais emergem no campo da IA. A primeira é a integração de plataformas de visão computacional com a IA generativa, que permite a criação de um assistente para sugestões, recomendações e análises preditivas. A segunda é a integração da visão computacional ao ecossistema de informação e automação do cliente, com capacidade de conexão a PDVs, sistemas logísticos, plataformas analíticas e dispositivos como alarmes, cancelas, RFID, sensores térmicos e LiDAR, entre outros.
Combinando visão computacional, estratégia de negócios e foco no futuro, entregamos soluções que ampliam a capacidade de resposta das organizações, resolvem desafios reais e geram impacto positivo para clientes e para a sociedade.
Escrito por: Franz Bories
*Franz Bories é Gerente de Novos Negócios com foco em Inteligência Artificial na Elsys, grupo brasileiro de tecnologia com mais de 35 anos de atuação.LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/franzbories/