GitHub libera Copilot Chat para empresas

GitHub Copilot X
Imagem: Divulgação / GitHub

Em versão beta, a atualização transforma o GitHub Copilot em um assistente de conversação para empresas que utilizam Visual Studio e VS Code

No início de 2023, o GitHub anunciou o Copilot X, que apresentava uma série de visualizações técnicas projetadas para trazer o poder da IA generativa e GPT-4 para toda a experiência de desenvolvimento de software na plataforma. Agora, a empresa anuncia o primeiro passo para trazer o GitHub Copilot X para empresas e organizações, com uma versão beta pública limitada do GitHub Copilot Chat para todos os usuários corporativos no Visual Studio e no VS Code.

Essa nova evolução transforma o GitHub Copilot em um assistente de conversação sensível ao contexto diretamente no Ambiente de Desenvolvimento Integrado (IDE), permitindo que pessoas desenvolvedoras executem algumas das tarefas mais complexas com prompts simples. Da menos à mais experiente, cada pessoa desenvolvedora de uma equipe será capaz de criar aplicativos inteiros ou ajustar bugs de código em questão de minutos, em vez de dias. Semanas ou meses gastos em testes de unidade e acúmulos intermináveis de código serão coisas do passado.

Como o recurso central do GitHub Copilot X, a empresa acredita que o Copilot Chat abrirá portas para uma nova era em que a linguagem natural fortalece a experiência de programação. “Assim, democratizando o desenvolvimento de software como o conhecemos e tornando equipes inteiras mais felizes e produtivas. Isso constituirá um futuro melhor para todas as pessoas desenvolvedoras e organizações”, afirma Mario Rodriguez, Vice-Presidente de Gerenciamento de Produtos do GitHub. 

Como empresas podem habilitar o GitHub Copilot Chat beta

Administradores do GitHub Copilot for Business podem oferecer acesso a essa nova versão beta para suas equipes de desenvolvimento com as seguintes etapas:

  1. Acessar as configurações do Copilot: acessando a página de configurações da organização e clicando na guia “Copilot”;
  2. Em seguida, clicar na guia “Policies”: A guia “Policies” dentro de “Copilot” é onde é possível definir as configurações do Copilot Chat beta;
  3. Aceitar os termos e condições: Para habilitar o Copilot Chat beta para todos os usuários, administradores precisam aceitar os termos e condições. Isso pode ser feito selecionando a opção “Allowed”.

Depois que os termos forem aceitos, todos os usuários da organização receberão um e-mail com instruções detalhadas de instalação para ajudá-los a iniciar a jornada com o Copilot Chat beta.

O poder do contexto

O Copilot Chat não é apenas uma janela de bate-papo. Ele está contextualmente ciente do código que uma pessoa desenvolvedora digitou ou quais mensagens de erro são exibidas. E esse contexto é fundamental, ao contrário de um assistente de bate-papo de IA generativo de uso geral, o GitHub Copilot Chat foi projetado para profissionais de desenvolvimento e se encaixa perfeitamente no IDE. “Resumindo, estamos pegando o que funciona para fins gerais e tornando-o contextualmente consciente do ambiente de um desenvolvedor”, diz o Vice-Presidente de Gerenciamento de Produtos.

Ele afirma que tudo foi projetado para manter pessoas desenvolvedoras no workflow. “Isso se tornou cada vez mais desafiador em meio a uma explosão de linguagens, computação em nuvem, estruturas de programação, fluxos de trabalho de CI/CD, software open source, gerenciadores de pacotes, serviços e muito mais nos últimos 20 anos”, reforça Rodriguez.

Hoje em dia, profissionais de desenvolvimento de software podem construir mais do que nunca. Entretanto, também estão gastando cada vez mais tempo vasculhando a documentação e os resultados da pesquisa para descobrir como se conectar a uma API, usar um novo banco de dados ou entender o que um colega estava tentando realizar.

E os dados confirmam isso. De acordo com a Pesquisa de Desenvolvedores de 2023 do Stack Overflow, 63% das pessoas desenvolvedoras dizem que gastam pelo menos 30 minutos por dia e até duas horas procurando respostas e soluções. E é nessa hora que elas não conseguem ser criativas ou inovar em soluções para seus clientes.

Por isso, o GitHub quer ajudar na dedicação de tempo com o que mais importa: criar o que vem a seguir. Esse trabalho começou com o GitHub Copilot oferecendo sugestões de código diretamente no IDE, mas agora com o Copilot Chat, pessoas desenvolvedoras podem não apenas obter sugestões de código, mas também fazer perguntas, obter explicações, oferecer solicitações de código e muito mais, dedicando mais ao IDE e ao workflow.

O Copilot for Business agora inclui uma versão beta do Copilot Chat para VS Code e Visual Studio

Assistência personalizada: o Copilot Chat oferece suporte específico ao contexto para pessoas desenvolvedoras. Portanto, se estiverem presas em um trecho de código específico ou precisarem de orientação sobre um conceito específico de programação, o Copilot Chat está pronto para ajudar.

Orientação em tempo real: a ferramenta sugere práticas recomendadas, dicas e soluções personalizadas para desafios específicos de programação – tudo em tempo real.

Correção de problemas de segurança: o Copilot Chat também pode fazer sugestões de correção, ajudando a reduzir o número de vulnerabilidades encontradas durante as verificações de segurança.

Análise de código: em caso de dúvidas sobre o que um bloco de código deve fazer, é possível perguntar ao Copilot Chat. Ele também pode quebrar conceitos complexos e explicar trechos de código.

Solução de problemas simples: em casos de bugs no código, o Copilot Chat não apenas identifica problemas, mas também oferece sugestões, explicações e abordagens alternativas.

Avanços com GitHub Copilot

Como a primeira ferramenta de programação em par com IA em escala do mundo, o GitHub Copilot já está ajudando mais de 20.000 empresas e equipes a fazerem seu trabalho na metade do tempo. 

De acordo com uma pesquisa recente do GitHub em parceria com a empresa de análise Keystone.AI e o professor da Harvard Business School, Marco Iansiti, as ferramentas de IA generativa, como o GitHub Copilot, têm o potencial de aumentar o PIB global em US$ 1,5 trilhão até 2030. E o GitHub acredita que esse é apenas o ponto de partida dos ganhos econômicos e de produtividade que as pessoas desenvolvedoras vão experienciar com o poder da IA generativa.

“Enquanto nos preparamos para colocar todo o GitHub Copilot X em disponibilidade geral, acreditamos que cada desenvolvedor pode se tornar 10 vezes mais produtivo. Isso significa 10 dias de trabalho, feito em um dia. 10 horas de trabalho, feito em uma hora. 10 minutos de trabalho, feito com um único comando de prompt. Isso permitirá que pessoas desenvolvedoras amplifiquem sua auto-expressão mais verdadeira. E ajudará uma nova geração de profissionais a aprender e construir na velocidade do pensamento”, reforça Mario Rodriguez, Vice-Presidente de Gerenciamento de Produtos do GitHub. 

*Fonte: GitHub 

 


Leia também