Dynatrace anuncia soluções de análise de segurança​ para defesa proativa contra ameaças a aplicativos armazenados em Nuvem

Dynatrace anuncia soluções de análise de segurança​ para defesa proativa contra ameaças a aplicativos armazenados em Nuvem
Imagem: rawpixel.com / Freepik

Dynatrace, líder em observabilidade e segurança unificadas, anuncia o lançamento do Security Analytics, uma nova solução da plataforma Dynatrace projetada para ajudar as empresas a se defenderem melhor contra ameaças a seus ecossistemas híbridos e Multicloud. O Dynatrace Security Analytics aproveita a conexão com a plataforma Davis AI, que combina técnicas preditivas e causais de Inteligência Artificial, para fornecer aos profissionais de segurança as respostas exatas e o contexto de dados de que precisam para priorizar e investigar ameaças e vulnerabilidades. No final deste ano, o Security Analytics também incluirá recursos de Inteligência Artificial Generativa como parte da expansão planejada pela Dynatrace para fornecer uma oferta da tecnologia hipermodal por meio da tecnologia Davis.  

Além disso, o Security Analytics aproveita o Dynatrace Automation Engine para criar automações e fluxos de trabalho que podem ser usados para avaliar o impacto de um ataque, encontrar os indicadores de comprometimento (IOCs) ou acionar automaticamente uma resposta. A combinação de Inteligência Artificial hipermodal da Davis proporciona respostas precisas com contexto e automação inteligente para que os analistas de segurança se defendam proativamente contra ameaças cibernéticas emergentes. Também reforça a defesa cibernética das empresas e a postura geral de segurança.      

Os analistas de segurança geralmente perdem produtividade devido a ferramentas e processos desconexos que exigem considerável intervenção humana. Essa abordagem pode resultar em alertas não investigados por meses ou até mesmo anos, representando riscos significativos para suas companhias. Muitas equipes contam com o gerenciamento tradicional de informações e eventos de segurança, ou soluções de informações de segurança (SIEM), que monitoram os dados de log para encontrar indicadores de comprometimento. Esses dados carecem de contexto crucial, como a infraestrutura de Nuvem subjacente e a topologia de aplicativos, o que pode ajudar a restringir o escopo de uma verificação. A falta desse contexto dificulta o uso de soluções de informações de segurança para acelerar uma investigação ou identificar e defender-se contra ameaças cibernéticas. 

Segundo Allie Mellen, analista sênior da Forrester Research, “os recursos de gerenciamento de eventos e informações de segurança por si só não são mais suficientes para essas equipes de operações. As plataformas de análise de segurança de hoje combinam recursos para permitir análise, investigação, automação, busca de ameaças, painéis e relatórios para ajudar os analistas de segurança a serem mais eficazes.” 

O Dynatrace Security Analytics atende a essas necessidades por meio de respostas e a automação que oferece com logs, métricas, rastreamentos e topologia, mantendo o contexto dos dados intacto. Isso permite que as equipes identifiquem e investiguem ameaças que podem ser impossíveis de identificar apenas nos logs. Além disso, a nova solução e soma a outros recursos de segurança de aplicativos da Dynatrace, incluindo: 

-Análise de vulnerabilidade em tempo de execução, que fornece detecção em tempo real e priorização de vulnerabilidades que escaparam para ambientes de produção. 

-Proteção de aplicativos em tempo de execução, que detecta e bloqueia ataques de aplicativos comuns, como injeção SQL, injeção de comando e ataques JNDI. 

A Dynatrace foi recentemente classificada como a líder no uso de operações de segurança com uma pontuação de 4,6/5 no relatório Gartner Critical Capabilities for APM and Observability Report 2023, que, para a empresa, reflete o impacto e o valor para os clientes que usam os recursos de segurança de aplicativos de sua plataforma. 

Para Steve Tack, vice-presidente sênior de gerenciamento de produtos da Dynatrace, no atual cenário de ameaças em rápida evolução, as organizações enfrentam um risco sem precedentes de ataques cibernéticos que podem causar estragos em suas operações e na confiança dos clientes. Com o Dynatrace Security Analytics, os analistas podem investigar e verificar rapidamente o que aconteceu e aproveitar a observabilidade e os dados de segurança em todo o contexto para analisar e tomar medidas proativas para fortalecer as defesas. “A combinação dessas novas análises com os outros recursos de segurança de aplicativos de nossa plataforma permite que nossos clientes forneçam transformação digital com sucesso com a confiança de que seus ambientes híbridos e multicloud estão bem protegidos”, diz.


Leia também
Ampla abertura: NVIDIA acelera a inferência no Meta Llama 3
Ampla abertura: NVIDIA acelera a inferência no Meta Llama 3

Mais recente grande modelo de linguagem de código aberto da Meta — construído com tecnologia da NVIDIA — é otimizado […]

Gartner anuncia as principais tendências de tecnologia para governos em 2024
Gartner anuncia as principais tendências de tecnologia para governos em 2024

O Gartner apontou as cinco tendências tecnológicas-chave para governos em 2024, que podem direcionar líderes do setor público a prover […]

Web Summit Rio: Brasil e Angola apresentam avanços de parceria tecnológica
Web Summit Rio: Brasil e Angola apresentam avanços de parceria tecnológica

Serpro e Ministério das Finanças da República de Angola firmaram acordo para aprimoramento tecnológico em novembro de 2023. Primeiros resultados […]

Arena Senac RJ terá executivos de big techs no segundo dia de Web Summit Rio
Arena Senac RJ terá executivos de big techs no segundo dia de Web Summit Rio

No primeiro dia do evento, abertura institucional ressaltou a importância do evento para consolidar o Rio de Janeiro como um […]

Para Huawei, demanda pelo 5G é alta e operadoras já percebem retorno financeiro da rede
Para Huawei, demanda pelo 5G é alta e operadoras já percebem retorno financeiro da rede

A monetização do 5G, atualmente, é um dos desafios para ampliar a cobertura no país. O setor segue à espera de uma […]