DRIVE Thor: computador centralizado para veículos unificando cluster, infoentretenimento, condução e estacionamento automatizados

NVIDIA DRIVE Thor
Imagem:

Com 2.000 teraflops de desempenho, plataforma integra GPU de próxima geração e motor transformer para suportar cargas de trabalho de IA para veículos autônomos seguros e protegidos; ZEEKR, com veículos de produção inicial planejados para o início de 2025

A NVIDIA apresenta o NVIDIA DRIVE™ Thor, computador centralizado de última geração para veículos autônomos seguros e protegidos.

DRIVE Thor, que atinge até 2.000 teraflops de desempenho, unifica funções inteligentes – incluindo direção automatizada e assistida, estacionamento, monitoramento de motorista e ocupante, painel de instrumentos digital, infoentretenimento no veículo (IVI) e entretenimento no banco traseiro – em uma única arquitetura para maior eficiência e menor custo geral do sistema.

O superchip de próxima geração vem com recursos de IA de ponta introduzidos pela primeira vez na arquitetura de GPU de várias instâncias NVIDIA Hopper™, juntamente com a CPU NVIDIA Grace™ e a GPU Ada Lovelace. O DRIVE Thor com suporte MIG para gráficos e computação permite que sistemas avançados de assistência ao driver e IVI executem o isolamento de domínio, o que permite que processos simultâneos de tempo crítico sejam executados sem interrupção. Disponível para os modelos 2025 das montadoras, ele acelerará os roteiros de produção, trazendo maior desempenho e recursos avançados ao mercado na mesma linha do tempo.

“Os avanços em computação acelerada e IA estão se movendo na velocidade da luz”, afirma Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA. “DRIVE Thor é o super-herói da computação centralizada, com desempenho ultrarrápido para fornecer supercomputadores sobre rodas continuamente atualizados, seguros e protegidos por software.”

Sinalizando o apoio do setor de transporte para esta nova arquitetura de supercomputação, a Geely, de propriedade da montadora ZEEKR, anunciou que integrará o DRIVE Thor em seu computador de veículo centralizado para sua próxima geração de veículos elétricos inteligentes, iniciando a produção no início de 2025.

O CEO da ZEEKR, An Conghui, ressalta: “Os usuários da ZEEKR exigem uma experiência de luxo que inclui as mais recentes tecnologias e recursos de segurança. NVIDIA DRIVE Thor apoiará nossa missão de fornecer tecnologia de ponta que atende às necessidades de nossos clientes e garante que a ZEEKR permaneça na vanguarda das inovações de amanhã”.

DRIVE Thor suporta computação multidomínio, isolando funções para condução automatizada e IVI. Normalmente, dezenas de unidades de controle elétrico são distribuídas por todo o veículo para alimentar funções. Com o DRIVE Thor, os fabricantes podem consolidar com eficiência muitas funções em um único system-on-a-chip (SoC), que facilita as restrições de fornecimento e simplifica o desenvolvimento do design do veículo, resultando em um custo significativamente menor, menos peso e menos cabos.

DRIVE Thor também é a primeira plataforma AV a incorporar um mecanismo de transformador de inferência, um novo componente dos Tensor Cores nas GPUs NVIDIA. Com este motor, o DRIVE Thor pode acelerar a inferência de desempenho de redes neurais profundas de transformadores em até 9x, o que é fundamental para suportar cargas de trabalho de IA maciças e complexas associadas à condução autônoma.

Outra vantagem do DRIVE Thor é a capacidade de ponto flutuante de 8 bits (FP8). Normalmente, os desenvolvedores perdem precisão da rede neural ao passar de dados FP de 32 bits para o formato inteiro de 8 bits. Os recursos do DRIVE Thor de 2.000 teraflops de precisão FP8 permitirão a transição para 8 bits sem sacrificar a precisão.

“O setor automotivo já sente os efeitos da tecnologia, e com essas novidades apresentadas no GTC vemos que está cada vez mais perto uma nova era de carros cada vez mais automatizados e autônomos”, comemora Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.

O novo superchip também usa a mais recente tecnologia de interconexão de chip NVLink®-C2C, enquanto roda vários sistemas operacionais. A vantagem do NVLink C2C é sua capacidade de compartilhar, agendar e distribuir o trabalho pelo link com sobrecarga mínima. Isso equipa as montadoras com a computação de espaço livre e flexibilidade para construir veículos definidos por software que são continuamente atualizados por meio de atualizações de software seguras e sem fio.

“A mudança para veículos definidos por software com arquiteturas eletrônicas centralizadas, acelera e impulsiona uma necessidade de plataformas de computação mais poderosas e com maior eficiência energética”, diz Sam Abuelsamid, diretor analista de pesquisa na Guidehouse Insights. “A virtualização, a transferência de dados em alta velocidade e o desempenho de processamento massivo do NVIDIA DRIVE Thor podem permitir veículos mais seguros, melhores experiências de usuário e potenciais novos fluxos de receita.”

O DRIVE Thor foi projetado para os mais altos níveis de segurança funcional. A NVIDIA investiu mais de 15 mil anos de engenharia em segurança em toda a sua pilha. A NVIDIA é a única empresa com segurança unificada e abordagem em todo o seu sistema, desde o data center até a frota. A segurança está incorporada em cada etapa do processo de desenvolvimento da empresa – incluindo design, produção e operação do veículo.

As placas DRIVE Thor SoC e AGX são desenvolvidas para atender às normas ISO 26262. O software stack é projetado para conformidade com ISO 26262 e ASPICE. O Thor SoC e o software também são projetados e produzidos em alinhamento com a ISO 21434, que fornece o caminho para a conformidade com segurança regulatória, como o Regulamento 155 da UNECE.

O DRIVE Thor substitui o NVIDIA DRIVE Atlan™ e será a continuação do DRIVE Orin™, atualmente em produção e que oferece 254 TOPS de desempenho. 

*Imagem: Divulgação/NVIDIA


Leia também