Como preparar sua casa para o calor que deve chegar?

Prepare sua casa para o calor de 2023 com dicas de segurança de André Mafra, especialista em eletricidade.

Como preparar sua casa para o calor que deve chegar?
*Na foto: André Mafra – Imagem: divulgação / Engehall Elétrica

Com a expectativa de altas temperaturas no Brasil nos próximos meses, é preciso atenção para aliar conforto e segurança

O ano de 2023 pode ser um dos mais quentes da história, com temperaturas subindo a níveis recorde, já na primavera, em diversas regiões do Brasil. Como preparar a casa para lidar com o calor?

De acordo com André Mafra, engenheiro eletricista e sócio co-fundador da Engehall Elétrica, empresa referência em treinamento neste segmento e que já impactou a vida de  mais de 300 mil alunos, o uso de ventiladores e principalmente de aparelhos de ar condicionado é uma das alternativas mais simples para deixar a casa fresquinha, porém, é preciso manter a segurança dos equipamentos. “Verificar as conexões elétricas, por exemplo, é fundamental, sendo recomendável a substituição de qualquer cabo ou fio danificado antes de sair instalando novos equipamentos para evitar acidentes”, alerta. 

No caso do ar condicionado, é necessário que a instalação seja feita por um profissional qualificado e que tenha as ferramentas específicas para isso, já que uma instalação inadequada causa vazamentos ou até mesmo problemas elétricos. “Quem quer ficar com a casa preparada para lidar com o calor precisa lembrar de realizar manutenções regulares nos equipamentos para não ter problemas. Ou seja, fazer a limpeza periódica do ar condicionado, limpar o filtro e serpentina da máquina com os produtos de manutenção adequados, conferir as conexões elétricas e sempre verificar vazamentos nas máquinas. Um instalador profissional de ar condicionado pode ajudar com essa checagem”, afirma Mafra. 

“Em média para ambientes comerciais é recomendado que a limpeza preventiva básica (feita sem desmontar a máquina) seja feita a cada três meses. Já para ambientes residenciais, esse procedimento pode ser feito a cada seis meses”, orienta o especialista.

Com relação a ventiladores, Mafra sugere que eles sejam mantidos longe de objetos como móveis, cortinas e plantas para evitar acidentes. Também vale analisar se a melhor opção é um ventilador de teto ou de chão, pensando também na segurança, especialmente se houver crianças. “Inclusive, avise as crianças que elas não devem colocar objetos dentro de aparelhos como o ventilador, por exemplo, e desligue imediatamente caso note algum mau funcionamento. Neste caso, é sempre melhor chamar um técnico para avaliação”, conclui.


Leia também