Aria, a inteligência artificial nativa do navegador Opera, agora está disponível para iOS

Aria, a inteligência artificial nativa do navegador Opera
Imagem: Divulgação / Opera

A nova IA de navegador da Opera, Aria, agora está disponível para todos os usuários do Opera para iOS, e pode ser acessada em todas as principais plataformas. Desenvolvida pela Opera em parceria com a OpenAI, a Aria é uma ferramenta de inteligência artificial generativa de última geração, oferecida gratuitamente aos usuários. O serviço é ainda aprimorado pela arquitetura Composer da Opera, que fornece resultados da web em tempo real. Completamente integrada ao navegador, a Aria apresenta um paradigma inovador para o futuro da navegação na web.

“Aria, nossa nova solução de IA gratuita, já ultrapassou 1 milhão de usuários“, compartilhou a co-CEO Lin Song. “Estamos testemunhando um entusiasmo dos usuários pela ferramenta de IA, especialmente a Aria. Como resultado, estamos felizes em estender a ferramenta de IA da Opera aos nossos usuários do iOS.”

A Aria amplia a criatividade e produtividade dos usuários ao aproveitar o potencial da IA. Com base na infraestrutura Composer da Opera, a Aria se conecta à tecnologia GPT da OpenAI – ainda aprimorada por capacidades adicionais, como a adição de resultados ao vivo da web. Como especialista em navegação na web e funções de navegador, ela facilita a colaboração da inteligência artificial em tarefas como recuperação de informações, geração de texto ou código e consultas de produtos.

Após lançamentos bem-sucedidos no Opera para Desktop e Opera para Android, a acessibilidade da Aria agora se estende a todas as principais plataformas, abrangendo o Mac, o Windows, o Linux, o Android e agora o iOS.

Com a chegada dessa tecnologia ao Opera para iOS, é essencial enfatizar que a experiência de inteligência artificial dentro do navegador é totalmente controlada pelo usuário. Eles têm autonomia para optar com base em sua preferência para interagir com os serviços de IA. Uma vez ativada, a Aria oferece insights inteligentes, ideias inovadoras e comandos de voz responsivos.

Para usar a Aria – disponível em mais de 180 países em todo o mundo, incluindo a UE e os EUA – os usuários devem fazer login com sua conta da Opera. Se eles não tiverem uma, podem se registrar aqui gratuitamente. Feito isso, basta abrir a IA do navegador no menu principal e começar a explorar a nova forma de navegar. 

Design premiado e navegação personalizada

O navegador Opera para iOS é premiado e apreciado por milhões de usuários em todo o mundo. Com uma interface que conquistou diversos prêmios de design, ele oferece uma experiência incomparável. Projetado para uso em movimento, o Fast Action Button do Opera coloca toda a gama de ferramentas de navegação ao alcance do polegar. Os usuários também podem manter fotos, artigos, receitas, ideias de viagens e links sempre à mão com o My Flow, que permite compartilhamento de arquivos sem interrupções e seguro entre telefones, tablets e computadores. Para personalizar a experiência em todos os ângulos, o Opera recentemente adicionou a funcionalidade de personalização de papel de parede.

Tenha uma experiência online rápida e segura para usuários iOS

Além de sua conveniência, o navegador Opera para iOS também oferece velocidade e segurança incomparáveis. Possui, por exemplo, um bloqueador de anúncios integrado – o que acelera o processo de carregamento e protege os usuários de peças publicitárias indesejadas – além da Prevenção Inteligente de Rastreamento da Apple, que bloqueia cookies de rastreamento de terceiros e diálogos de cookies. Além disso, o serviço VPN gratuito integrado recentemente completou o pacote, com maior proteção durante a navegação na internet.

*Fonte: Opera


Leia também
Marco Legal dos Jogos Eletrônicos irá impulsionar a indústria e a economia criativa no Brasil
Marco Legal dos Jogos Eletrônicos irá impulsionar a indústria e a economia criativa no Brasil

A indústria de jogos eletrônicos é destaque como um dos setores de maior crescimento no cenário global. No Brasil, durante […]

Ampla abertura: NVIDIA acelera a inferência no Meta Llama 3
Ampla abertura: NVIDIA acelera a inferência no Meta Llama 3

Mais recente grande modelo de linguagem de código aberto da Meta — construído com tecnologia da NVIDIA — é otimizado […]

Gartner anuncia as principais tendências de tecnologia para governos em 2024
Gartner anuncia as principais tendências de tecnologia para governos em 2024

O Gartner apontou as cinco tendências tecnológicas-chave para governos em 2024, que podem direcionar líderes do setor público a prover […]

Web Summit Rio: Brasil e Angola apresentam avanços de parceria tecnológica
Web Summit Rio: Brasil e Angola apresentam avanços de parceria tecnológica

Serpro e Ministério das Finanças da República de Angola firmaram acordo para aprimoramento tecnológico em novembro de 2023. Primeiros resultados […]

Arena Senac RJ terá executivos de big techs no segundo dia de Web Summit Rio
Arena Senac RJ terá executivos de big techs no segundo dia de Web Summit Rio

No primeiro dia do evento, abertura institucional ressaltou a importância do evento para consolidar o Rio de Janeiro como um […]