Dassault Systèmes e NTT Communications anunciam aliança para cidades inteligentes sustentáveis

Por: Colaborador externo Leitura 12 min 13 Jan, 2022 Tecnologia 0 957

Colaboração, tecnologia de Gêmeo Virtual (Virtual Twin) e Big Data serão utilizados nos projetos de edifícios, distritos e cidades

Continua após o anúncio

A Dassault Systèmes e a NTT Communications anunciam a assinatura memorando de entendimento para iniciar as discussões sobre uma aliança com o objetivo de impulsionar a criação e operação de cidades inteligentes sustentáveis no Japão. As duas empresas utilizarão as tecnologias de Gêmeo Virtual (Virtual Twin) e Big Data para explorar soluções de desafios relacionados à sustentabilidade e resiliência em vários campos como energia, começando com eletrificação em mobilidade e outras áreas, bem como para apoiar empresas que trazem tecnologias inovadoras e novos valores para este setor. Por meio da aliança, a Dassault Systèmes e a NTT Com irão, de forma conjunta, eficiente e colaborativa, executar projetos relacionados a edifícios, distritos e gestão de cidades, nos quais uma plataforma colaborativa e tecnologias de Gêmeos Virtuais serão implantadas para orquestrar projetos em toda a cadeia de valor, gerenciar sensores de dados e simular a otimização de energia, entre outras iniciativas. 

À medida que as regulamentações de sustentabilidade aumentam e as populações urbanas continuam a crescer, as cidades atualmente são confrontadas com desafios complexos que exigem planejamento, desenvolvimento e gestão mais precisos para otimizar a qualidade de vida de seus habitantes. Paralelamente, as cidades e suas infraestruturas estão ficando mais inteligentes por meio do aumento da disponibilidade de dados a partir de sensores.

No futuro, as empresas planejam expandir o escopo de sua aliança para projetos de mobilidade, turismo e prevenção de desastres. As companhias demonstrarão seus projetos de cidades inteligentes no CROSS LAB for Smart City, um centro de inovação inaugurado pela NTT Com no Japão, e pretendem trabalhar com diversas empresas imaginando as cidades inteligentes do futuro no Japão. 

A aliança contará com o conhecimento de ambas as empresas. A plataforma 3DEXPERIENCE da Dassault Systèmes oferece um ambiente virtual único que permite que os públicos de interesse das cidades colaborem em diferentes áreas, simulem e explorem cenários integrando dados do mundo real para testar e melhorar as ideias, sem trazer riscos. A Dassault Systèmes também trabalha com clientes em indústrias que desempenham um papel cada vez mais integral no desenvolvimento urbano, como fabricantes de equipamentos originais de automóveis, operadores de mobilidade, operadores de energia renovável e fornecedores de engenharia civil. 

A NTT Com desenvolve e provê sua plataforma de dados inteligentes para cidades (Smart Data Platform for City), um sistema operacional de cidade exclusivo que combina a poderosa rede de tecnologia de comunicação da NTT Com e os recursos da Internet das Coisas (IoT) para consolidar e analisar Big Data. Ela é utilizada para desenvolver soluções otimizadas para empresas e prefeituras. 

"O setor de 'infraestrutura e cidades' é um segmento estratégico da economia que requer novas abordagens para inovar e criar experiências sustentáveis em áreas como a mobilidade. Nossa aliança com a NTT Com representa o primeiro projeto de desenvolvimento conjunto da Dassault Systèmes na plataforma 3DEXPERIENCE com uma empresa japonesa neste setor", diz Florence Verzelen, Vice-Presidente Executiva de Indústria, Marketing e Sustentabilidade da Dassault Systèmes. "A NTT Com é uma das maiores empresas do setor de TI e telecomunicações e está avançando com sucesso no desenvolvimento de cidades e projetos de Smart Cities no Japão. Ao combinarmos nossos pontos fortes, pretendemos oferecer uma plataforma de cidades inteligentes escalável e dinâmica, que ajude as cidades no Japão a enfrentar os desafios e identificar soluções sustentáveis de forma virtual e colaborativa".

"A NTT Com adquiriu muita experiência em uma série de projetos de desenvolvimento de cidades e Smart Cities", afirma Junya Kaga, Diretor Adjunto do Departamento de Cidade Inteligente da NTT Com. "Com um profundo know-how e conhecimento em TIC nas áreas de planejamento urbano e desenvolvimento, temos trabalhado muito em diversas iniciativas, utilizando Gêmeos Digitais, nas quais buscamos a criação de cidades mais inteligentes. Com o objetivo de entendermos tais Gêmeos Digitais para que possamos retornar toneladas de dados de sensores para cidades reais, para fins de prevenção de desastres, gestão de energia e otimização de transformação, continuaremos utilizando e verificando vários projetos utilizando campos reais de cidades inteligentes com a Dassault Systèmes, para que possamos, em conjunto, criar um novo valor para cidades inteligentes". 

*Imagem: Dassault Systèmes 

 

Compartilhar Deixar um comentário

Leia também


    Nenhum comentário no momento

    Comentar

    *O seu e-mail não será mostrado no comentário

© 2015 - 2022 - FalandoTech.com - Todos os Direitos Reservados

Movido com muito em Campos dos Goytacazes/RJ