Rumo a 5 milhões de desenvolvedores brasileiros: GitHub aumenta sua base de usuários no Brasil em 30%

Inteligência artificial impulsiona o desenvolvimento de software no Brasil, com 5 milhões de usuários no GitHub até 2024

Imagem: divulgação / GitHub

Maior plataforma de software do mundo ganhou mais de um milhão de usuários no Brasil apenas no ano passado.

Os avanços em inteligência artificial revolucionaram vários campos, sendo o desenvolvimento de software um dos mais impactados. Essa nova tecnologia gerou uma corrida por talentos na área, aumentando também o número de organizações que expandem suas divisões de desenvolvimento de software. De acordo com o Innovation Graph do GitHub, que acaba de divulgar dados do primeiro trimestre de 2024, o Brasil está perto de alcançar 5 milhões de usuários na plataforma, com mais de 1 milhão destes sendo novos usuários conquistados apenas no último ano, representando um crescimento de 30% na comunidade brasileira desde o primeiro trimestre de 2023. Se essa trajetória de crescimento continuar, o Brasil se tornará a terceira maior comunidade de desenvolvedores do mundo até 2028.

Além dos usuários individuais, mais de 241 mil organizações brasileiras estão desenvolvendo no GitHub atualmente, incluindo empresas, grupos acadêmicos, ONGs e coletivos informais que organizam atividades no GitHub. Somando projetos de desenvolvedores individuais e organizações, a plataforma hospeda mais de 12,5 milhões de repositórios brasileiros. Em termos de colaboração com economias globais, os principais países que interagem com o Brasil são os Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido.

Os números que indicam o crescimento da comunidade de desenvolvedores brasileiros não são os únicos motivos de comemoração. Mike Linksvayer, VP de Política para Desenvolvedores, comenta que os brasileiros estão se destacando em uma das tecnologias mais procuradas do momento: a Inteligência Artificial. “No relatório Octoverse do ano passado, foi revelado que a comunidade brasileira está entre os 10 principais criadores de projetos de IA generativa no GitHub. Isso demonstra como o país está repleto de talentos prontos para transformar o Brasil em uma potência global nesse setor”, explica o executivo.

Não é por acaso que Python, uma das principais linguagens de programação usadas para IA, ocupa o segundo lugar na lista das linguagens mais utilizadas no Brasil. Apesar disso, JavaScript lidera a lista, com TypeScript em terceiro lugar.

Mapeando tendências e o futuro do software

Lançado no ano passado, o Innovation Graph revela métricas públicas globais de desenvolvimento de software no GitHub trimestralmente, com dados desde 2020. Além de acompanhar o status de uma comunidade local em relação ao mundo, o objetivo desse trabalho é também democratizar o acesso a dados para pesquisadores, formuladores de políticas e desenvolvedores, estimulando a geração de ideias para melhorar o futuro do ecossistema de software.

Para ilustrar, Alexander Quispe, Pesquisador Júnior no Banco Mundial na Prática Global de Desenvolvimento Digital e Professor no Departamento de Economia da PUCP, e Rodrigo Grijalba, cientista de dados especializado em Inferência Causal, Economia, sistemas integrados de Inteligência Artificial e suas interseções, explicaram como usaram os dados do Innovation Graph para pesquisar o impacto do ChatGPT na velocidade do desenvolvimento de software.

A pesquisa descobriu que a disponibilidade do ChatGPT aumentou significativamente o número de git pushes, mostrou uma correlação positiva com o número de repositórios e desenvolvedores, e impulsionou o engajamento dos desenvolvedores em várias linguagens de programação. Esses resultados sugerem que o impacto do ChatGPT até agora não está apenas em aumentar o número de desenvolvedores ou projetos, mas em acelerar o processo de desenvolvimento existente.

“Os dados do Innovation Graph do GitHub funcionaram muito bem com os métodos que usamos, […]. Ter dados agregados por país e linguagem significava que podíamos definir claramente nossos grupos de controle e tratamento, e desagregá-los novamente para encontrar como os efeitos diferiam, por exemplo, por linguagem,” comenta Grijalba.

Dentro do Innovation Graph, é possível explorar várias economias, com informações consolidadas sobre o número de desenvolvedores locais, organizações na plataforma, as linguagens de programação mais usadas, colaboradores da economia, entre outros. Aqueles interessados nos dados disponíveis podem acessar https://innovationgraph.github.com/.


Leia também